O Monstro Doce (Kamen Rider Gavv Episódios 1–5)

Piada Interna
6 min readSep 30, 2024

--

Gavv é uma série colorida e divertida

Ok, Kamen Rider Gavv começou. Com isso estamos na sexta série da era Reiwa, o tempo voa.

Esse perfil vai servir como um blog comentando a série em intervalos regulares. Não vou fazer semanalmente, seria muita coisa e eu não teria esse tempo toda semana, mas não quero esperar muito também. Faremos isso de 5 em 5 episódios a príncipio. O episódio 5 parece uma boa marcação, a série introduziu todos os conceitos importantes, deixou clara a relação do herói com os vilões e as motivações de ambos, apresentou os personagens relevantes e as dinâmicas entre eles… deixou o tabuleiro pronto pro jogo começar.

Antes de mais nada, Kamen Rider Gavv, o que é? Onde vive? O que come? Gavv é a trigésima nona série da franquia Kamen Rider, criada em 1971 pelo saudoso Ishinomori Shoutaro. A série conta a história de Shouma (Chinen Hidekazu), um monstro de aparência humana vindo de outro mundo que ganha poderes ao comer doces e salgadinhos humanos. Enquanto luta para se adaptar a uma sociedade que não lhe compreende, Shouma precisa enfrentar os Granutes, monstros de sua própria espécie que sequestram seres humanos e os transformam em comida ultraprocessada. Inicialmente a sinopse parece estranha, mas não se deixe enganar! A série é muito mais.

Shouma ganha novas formas e habilidades a depender do que ele come

Gavv é roteirizada por Komura Junko, uma roteirista veterana de Tokusatsu que já está na indústria desde os anos 2000. Ela foi co-roteirista da (excelente) série Kamen Rider Wizard, assim como de várias séries Super Sentai. Komura escreveu ainda episódios soltos para a franquia Kamen Rider, mas é a primeira vez que a autora encabeça sozinha uma série dos motoqueiros mascarados. Gosto bastante da escrita de Komura e nesses primeiros episódios ela não deixou nada a desejar, dosando muito bem a leveza dos doces com os dramas de Shouma, o roteiro de Komura vem sendo um dos pontos mais altos da série aqui.

Komura é uma veterana recorrente na Toei e na Ishinomori Pro

A série traz como diretor principal Sugihira Teruaki, um diretor conhecido por episódios dinâmicos e cenas de luta marcantes. Um dos maiores expoentes do uso de “faíscas” no tokusatsu moderno. Embora a série esteja usando a tradicional estratégia da Toei de rotacionar o diretor a cada dois episódios, é a primeira vez em muito tempo que eles creditam um diretor principal para uma série.

Desses cinco episódios, Teruaki encabeçou os episódios 1 e 2, os episódios 3 e 4 são assinados por Shibasaki Takayuki e o episódio 5 é dirigido por Morota Satoshi que entregou cenas de ação muito criativas e bem coreografadas. Morota vai dirigir também o episódio 6, seguindo a tradição da toei de rotacionar o diretor dos episódios a cada dois episódios.

A composição e a edição nos episódios dirigidos por Sugihara realmente se destacam
O uso da câmera também é digno de nota

A produção de Gavv nos revela ainda algumas surpresas. Desde Kamen Rider Geats (2022) a Toei tem experimentado um pouco com a produção e divulgação das séries, a situação de Gavv não é diferente. Sabemos que a série começou a ser gravada antes do que o normal. Por exemplo: Hidekazu fez aniversário durante as gravações do primeiro episódio, seu aniverário é 15 de Março, o comum é que as séries comecem a ser gravadas em Maio ou Junho; até mesmo as imagens e as informações vazadas vieram mais cedo esse ano, assim que o nome do Kamen Rider Gavv foi revelado, já tinhamos fotos vazadas do set de filmagem. A série revelou o ator principal antes da tradicional pré-conferência em que eles revelam todas as informações relevantes semanas antes da estreia. A própria pré-conferência foi deixada de lado e subistituída por uma série de vídeos curtos, teasers e posts nas redes sociais liberados todos de uma vez. Por que a Toei está buscando mudar o que sempre fez de forma tão regrada? As baixas vendas estão deixando os produtores desconfortáveis? Eles estão tentando imitar o case de sucesso da rival Tsuburaya, que aposta em uma divulgação mais pesada (inclusive internacional) das séries nas redes sociais e é conhecida por uma produção adiantada? Isso vai ter algum efeito no roteiro dessas séries? Só o tempo dirá.

O ator Chinen Hidekazu foi anunciado como protagonista da série nas redes sociais logo após a extreia do filme aparição no filme Kamen Rider Gotchard: The Future Daybreak, onde fez sua primeira aparição como cameo (o comum é que o próximo kamen rider faça um cameo no filme do antecessor, porém apenas mascarado e sem revelar o ator, novamente a produção tomou uma decisão ligeiramente diferente).

Mas tirando tudo isso da frente… e Gavv ein? Gostei bastante da primeira leva de episódios de Gavv. O protagonista Shouma é muito interessante ao trazer de volta o drama mais clássico do Kamen Rider, sua origem é igual a dos vilões, ele é um monstro igual aqueles que precisa destruir toda semana. Kamen Rider já brincou bastante com essa temática, mas nós últimos anos ela vinha ficando cada vez mais apagada. Algo ainda mais clássico que Gavv decide trazer de volta é a solidão do herói: vi pessoas no site do momento, o Bluesky, comparando a série com a série do Hulk de 78 nesse sentido. Nesse começo nosso protagonista não tem um lar pra chamar de seu e nem amigos com quem contar, Shouma não se vê como um humano e não se acha digno das várias ofertas de ajuda que recebe, preferindo estar longe das pessoas que conhece para que fiquem seguras, ainda que isso as deixe tristes. Embora a comparação com o David Banner da série do Hulk possa ser fácil pra quem cresceu vendo essa série, quem conhece mais de Tokusatsu sabe que o trope do herói que chega num lugar, derrota um monstro e vai embora por não se encaixar ali tem raízes profundas no tokusatsu que chegam até Ishinomori Shoutaro. Não tinha nada que o velho gostava mais do que um super herói solitário e deprimido. Outro abraço a Tokusatsu clássico, principalmente da era Showa, que Gavv dá é no quesito do boddy horror. Assim como nas séries clássicas nós temos um personagem que sofreu modificações corporais nas mãos dos vilões que lhe garantiram super poderes, fazendo dele um meio humano com um órgão exposto na barriga em forma de boca que ele usa tanto pra comer quanto pra expelir pequenas formas de vida ligadas simbioticamente a ele. Por mais que a maior parte das interações com isso tenham um tom mais leve, a série não esconde a estranheza disso tudo. O esforço de Komura de homenagear produções da era Showa é palpável, parece até que ela está riscando itens de uma lista.

O episódio 1 termina com o herói indo embora em sua moto sem se despedir enquanto a abertura toca e os créditos sobem, reafirmando a solidão do herói

No seu primeiro encontro com Hanto (Hino Yusuke), o deuteragonista da série, Shouma ouve duas perguntas em sequência “Você… é humano?” de Hanto e “Você é um Granute?!” de Suga (Asanuma Shintaro). Sendo ao mesmo tempo os dois e nenhum dos dois, que resposta Shouma vai escolher para essas perguntas?

Kamen Rider Gavv é uma série que traz um sabor novo a temáticas antigas e está tomando seu tempo pra estabelecer seus personagens e os dramas de cada um antes de fazer essas histórias se chocarem. se alguém não assistiu ainda, recomendo muito que assista, esse começo me deu esperança de que temos uma excelente série em nossas mãos.

--

--

Piada Interna
Piada Interna

Written by Piada Interna

Tentando pensar o Tokusatsu um pouco além das pessoas de roupa colorida se batendo.

No responses yet