São Paulo

Terra da garoa, Sampa, Selva de pedra, não importa qual você escolha. Após conhecer, você vai se apaixonar.

São Paulo — Município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. É, também, a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), e que tem como lema da cidade, presente em seu brasão oficial, “Non ducor, duco”, frase latina que significa “não sou conduzido, conduzo”. … ~(Wikipedia)

E é tudo verdade!

A cidade que foi fundada há 463 anos viu de perto todas as grandes evoluções e revoluções do país, atravessando os períodos Colonial, onde graças aos Bandeirantes conquistou sua riqueza; Imperial, onde assistiu de perto Dom Pedro Primeiro declarar a Independência do Brasil; Velha República onde cresceu expressivamente com suas plantações de café; e a Revolução de 1932 onde mobilizou seu maior movimento cívico, a revolução constitucionalista.

Por mais desenvolvida que seja, uma cidade não é completa sem uma pulsante vida cultural. Museus, teatros, cinemas e bons restaurantes fazem parte da vida nas grandes cidades e ajudam a equilibrar a vida corrida com doses de cultura. Um estudo do World Cities Culture Forum mapeou a oferta cultural em 21 grandes cidades do mundo. São Paulo representa muito bem o Brasil na lista — São 132 Museus e pelo menos 58 Galerias de Arte à disposição dos paulistanos.

Um show de arquitetura que passa pelo centro histórico de São Paulo e vai aos mais modernos e contemporâneos estilos da Avenida Paulista. São Paulo é linda! Encanta todos os turistas que recebe, tendo sido nomeada a cidade brasileira preferida por eles, de acordo com a “Revista Exame”.

Grandes redes de hotéis estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Toda a infraestrutura para eventos da cidade faz com que ela seja sede de 75% das principais feiras do país. Dentre as principais, estão o Salão do Automóvel de São Paulo, a Couromoda e a Francal, entre outras. A cidade ainda promove uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, sendo um dos principais centros geradores de tendências em moda.

O turismo cultural também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na metrópole, como a Bienal de Artes de São Paulo e os vários espetáculos de celebridades estrangeiras que, quando se apresentam no Brasil, escolhem poucas metrópoles.

De acordo com a International Congress & Convention Association (ICCA), São Paulo ocupa o primeiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais na América e a 12ª posição no mundo, . De acordo com um estudo feito pela MasterCard em 130 cidades ao redor do mundo, a capital paulista foi o terceiro destino mais visitado da América Latina (atrás da Cidade do México e de Buenos Aires), com 2,4 milhões de viajantes estrangeiros, que gastaram 2,9 bilhões de dólares em 2013 (o valor mais alto entre as cidades da região). Além disso, estima-se que a metrópole se torne a mais visitada da América Latina até 2017.

Em 2014, a CNN classificou a vida noturna paulistana como a quarta melhor do mundo, atrás apenas de Nova York, Berlim e Ibiza, que ficou no primeiro lugar.

A diversidade de povos e culturas que construíram a cidade faz também com que a rica gastronomia da região seja por si só um grande atrativo turístico. Essa afirmação pode ser comprovada através da ampla variedade gastronômica da cidade, que abrange mais de 50 tipos de culinária. Durante o 10º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo realizado em 1997, a cidade recebeu o título de “Capital Mundial da Gastronomia” de uma comissão formada por representantes de 43 nações.


Os Bairros de São Paulo

Liberdade

O bairro é o maior reduto da comunidade oriental na cidade, aumentando cada vez mais a miscigenação brasileira. A influência da cultura pode ser sentida na gastronomia e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente. Lá, diversos artigos japoneses tomam conta das lojas, o que torna o local atraente para compras.


Brás

O bairro do Brás também merece destaque. Nasceu como uma região de chácaras, mas cresceu e se desenvolveu como bairro operário. Atualmente, é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade, onde diversos vendedores ganham a vida.


Bixiga

Tradicional na regição da Bela Vista colonizada por italianos, o bairro ganhou importância histórica e turística em São Paulo. As cantinas se destacam no Bixiga, servindo como atrações turísticas. No bairro situa-se a sede da Escola de Samba Vai-Vai.


Bom Retiro

Trata-se de um bairro multicultural, com pessoas de diversas origens. Entretanto, cerca de 70% do comércio local é administrado por coreanos. Também recebe destaque por ser reduto do Sport Club Corinthians Paulista e por ser o bairro da torcida organizada e Escola de Samba Gaviões da Fiel.


A Móoca, meo

É um bairro bastante tradicional, conhecido especialmente por ser um lugar de forte concentração italiana, o que pode ser percebido pelo sotaque dos moradores mais velhos, por abrigar alguns bares e restaurantes bem típicos da Itália e por estar instalado o Clube Atlético Juventus.


Pontos Turísticos de São Paulo

Centro Histórico

São Paulo tem um centro histórico de dar inveja. Desde o Pateo do Collegio, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Altino Arantes. Sem esquecer, é claro do Mosteiro São Bento e da Catedral da Sé. São estilos diversos de arquitetura que encantam os turistas.


Ibirapuera

O Central Park brasileiro, com área de 1.584km², eleito em 2015 o “Melhor Parque Urbano do planeta” pelo renomado jornal britânico “The Guardian”.
O parque conta com ciclovia e 13 quadras iluminadas, pistas dedicadas a corrida, passeios e descanso, além de três lagos artificiais interligados que ocupam 15,7mil metros quadrados.

O parque ainda abriga três museus, o Museu de Arte Moderma de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Pavilhão Japonês. Isso sem contar a área de exposição de sua Bienal, Planetário e a Oca.

Avenida Paulista

Microcosmo da cidade. Uma tarde na Paulista e você encontrará todos os estilos e sotaques do Brasil. Com 2700 metros de extensão, a avenida liga o centro à zona oeste da cidade. Um dos cartões postais de São Paulo já teve seu nome alterado em 1920 para Avenida Carlos de Campos, mas a reação negativa dos paulistanos fez com que voltasse a ter o nome com o qual foi criada e é conhecida até os dias de hoje.

Abriga diversas empresas, restaurantes e hotéis e tem em sua região as ruas Augusta, onde você encontra boa parte da vida noturna de SP espalhada por suas baladas, barzinhos e o teatro Comedians e a rua Oscar Freire, eleita uma das oito ruas mais luxuosas do planeta, de acordo com a Mystery Shopping International

Ainda na Paulista você encontra dois shoppings, A faculdade Casper Líbero (uma das mais renomadas faculdades de Jornalismo, Rádio e TV do Brasil) que também é sede da emissora “Gazeta”, o Parque Trianón e o MASP.

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, localizado no número 1578 da Paulista é um show a parte. Seja por sua arquitetura projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do Poder Executivo.O engenheiro responsável foi Isac Grobman.

Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul,em que se notabilizam, sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.


Ser nascido em São Paulo é uma honra. Uma cidade constantemente em movimento e crescimento, que nunca dorme e que nunca para de nos surpreender e apaixonar.

Feliz aniversário, São Paulo!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated 360 Graus Turismo’s story.