Como estão atualmente os campeões olímpicos do futebol masculino?
1 ano após o Brasil conseguir seu primeiro ouro olímpico na história, após vencer a Alemanha nos pênaltis, no Maracanã, muita coisa mudou para quem participou daquele jogo.
Alguns jogadores engrenaram, outros caíram de rendimento. Veja como está atualmente cada um dos medalhistas de ouro brasileiros.
Weverton: substituto de Fernando Prass nas Olimpíadas, que foi cortado por lesão. Foi muito bem na competição, segue sendo convocado regularmente para a seleção principal, sendo um dos pilares do Atlético-PR, clube que vinha mal, mas esta em processo de recuperação impressionante.
Zeca: o lateral do Santos, titular na conquista olímpica, vem tendo um ano não muito feliz, pois sofreu com algumas lesões. Segue no Santos, mas não mostra o mesmo nível de antes.
Rodrigo Caio: zagueiro do São Paulo, segue aparecendo nas lista da seleção principal, apesar de não está indo tão bem, como todo seu time, participando de uma das defesas mais vazadas do Campeonato Brasileiro. Suas constantes convocações são bastante questionadas.
Marquinhos: o zagueiro do PSG segue em altíssimo nível, cobiçado por vários clubes da Europa. Hoje titular na zaga de Tite, esperança de segurança e juventude no setor defensivo
Renato Augusto: continua no futebol chinês, mercado pouco competitivo, mas na seleção é um dos homens de confiança de Tite, e atua com qualidade representando a camisa amarelinha.
Douglas Santos: vendido na época das Olimpíadas, joga em um dos grandes centros de futebol mundial, a Alemanha, no Hamburgo, onde ainda não conseguiu o destaque que teve no Atlético-MG.
Luan: é o principal jogador do Grêmio, que é um dos melhores times do Campeonato Brasileiro. Ele é disputado por muitos clubes estrangeiros, pois vem se destacando muito, culminando em uma convocaçãopara os próximos jogos da seleção, o jovem atacante gremista nas Olimpíadas foi o responsável pela mudança de postura do time, e hoje é o que está em melhor momento, depois dos nossos grandes astros Neymar e Gabriel Jesus, que também estiveram nas Olimpíadas.
Rafinha: briga por espaço no Barcelona, onde vem atuando muitas vezes em posições alternativas. Quer ser emprestado para conseguir mais minutos e maior visibilidade. Sonha com a Copa do Mundo, mas vive um momento não muito favorável e os concorrentes estão em ascensão.
Gabriel Barbosa(Gabigol): rumou a Europa no inicio do ano, mas não conseguiu emplacar como gostaria e como a Internazionale previa. Segue no banco, um empréstimo para se acostumar ao ritmo de futebol europeu é uma alternativa. Grande frustração para muitos brasileiros, era a esperança de gols daquela equipe.
Neymar: segue brilhando cada vez mais, após ser a transferência mais cara de todos os tempos. Fez 2 partidas pelo seu novo clube, o PSG, que foram suficiente para mostrar que ele quer ser o Bola de Ouro da FIFA dessa temporada. Tem 3 assistências e 3 gols assinalados, em apenas dois jogos. Além dos 4 gols em 3 partidas pelo Barcelona na pré-temporada.
Gabriel Jesus: chegou e conquistou o carinho dos ingleses e também o treinador Pep Guardiola. Chegou a colocar Kun Aguero no banco, mas infelizmente sofreu lesão no fim da temporada passada. Hoje é titular, mas ainda não deslanchou a fazer gols como no fim da última temporada. É o camisa 9 da seleção, função que muitos achavam que seria de Gabigol.
Wallace: volante foi vendido ao Hamburgo, após a boa olimpíada.
Alterna entre o banco e o time principal, tratado como alguém que vai chegar muito longe pela equipe alemã, mas hoje está abaixo dos seus concorrentes.
Willian: lateral do Wolfsburg, foi vendido recentemente pelo Internacional, onde não conseguia ter boas atuações.
Luan: começou o ano no Vasco, clube que o formou, mas trocou o cruzmaltino pelo Palmeiras. Chegou lesionado ao alviverde, se recuperou, mas segue como uma incógnita no elenco palmeirense, pois alterna bons e maus momentos, sendo sua velocidade preocupante para o atual modelo de jogo da seleção, estando muito atrás de outras opções.
Rodrigo Dourado: o volante colorado vem jogando abaixo do esperado pelo Inter, assim como toda a equipe do Beira-Rio, estando assim como Wallace, atrás de seus concorrentes.
Thiago Maia: vinha fazendo uma excelente temporada, sendo o principal jogador do Santos, superando o badalado Lucas Lima, quando foi vendido ao Lille devido necessidade do Peixe de arrecadar dinheiro e pagar suas contas. É um jogador promissor para o futuro.
Felipe Anderson: o meio-campista da Lazio é cercado de grande expectativa, pois vem apresentando grande futebol pela equipe italiana, sendo um dos destaques do time, merecendo chances na seleção principal.
Uilson: segue sem jogar pelo Galo, uma das convocações que a grande maioria do povo brasileiro não entendeu.

Texto: Hugo Pols
