Conheça o Esporte: Badminton

O badminton surgiu na Índia britânica, com o nome de Poona, e foi levado para a Inglaterra pelos colonos ingleses, que apreciaram o jogo. O nome badminton surgiu pois o nome da casa de campo do Duque de Beaufort se chamava Badminton House, situada no condado de Gloucestershire, onde o jogo foi praticado pela primeira vez na Inglaterra, na década de 1870.

Badminton sendo jogado pelos melhores: os asiáticos.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), que contava com 9 membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa em Gloucestershire.

Badminton House, em Gloucestershire.

Nos anos seguintes mais membros se afiliaram, especialmente com a inclusão do esporte nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona.

Badminton sendo jogado nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Além da competição nas Olimpíadas, as principais competições do badminton são: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (duplas mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o badminton foi incluído nos Jogos Pan-Americanos, tendo o Brasil ganho uma medalha de bronze em 2007, no Pan do Rio de Janeiro.

Brasileiros comemorando a medalha de bronze no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

China, Indonésia e Coreia do Sul são os maiores campeões da modalidade, com muitas medalhas nos Jogos Olímpicos.

Regras do esporte:

Um sorteio é feito para decidir quem começa com a bola, podendo ser feito com uma moeda ou com a peteca, que é o objeto utilizado pelo esporte, que deve ser passado para o outro lado da quadra por meio de uma raquete, passando por cima de uma rede. Quando a peteca toca no chão da quadra adversária sem nenhuma irregularidade, marca-se um ponto para o jogador ou dupla.

A pessoa que começa sacando deve se posicionar do lado direito da quadra, do lado de fora da linha da quadra. Quem recebe deve ficar também do lado direito da quadra, porém do lado oposto do oponente, na diagonal de quem saca. No jogo de duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra, desde que não encubra o campo de visão do recebedor.

Se o placar de quem vai sacar for par, ele saca do lado direito da quadra. Se for ímpar, do lado esquerdo da quadra. O sacador permanece sacando caso ele faça o ponto.

O saque deve ser feito obliquamente, indo do lado direito da quadra de quem saca para o lado esquerdo da quadra oposta, ou vice-versa, caso o saque seja do lado esquerdo. Havendo a perda do ponto, o saque vai para o adversário. O recebedor não pode se mover até o momento do saque.

Exemplo de como deve ser feito o saque.

Quem serve tem que: manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão; acertar a base da peteca primeiro; a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada; o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo; o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço.

Mecânica correta para o saque.

Será considerado falta quando o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo; se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra; se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra); se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca); se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra; se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera’, o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto; se o parceiro do recebedor receber o serviço; se o servidor faz o movimento e erra a peteca.

Os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.

Sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundos é concedido. Esta regra vale para qualquer game. Nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game (se houver), um intervalo de dois minutos é concedido.

O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo). A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão.

Quadra de badminton.

Texto: Gabriel Lopes

Like what you read? Give 365Esportes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.