Grupos da Liga Europa definidos!
Nesta sexta (25/08), foram sorteados os grupos da Liga Europa, a segunda competição mais importante do continente europeu, que contém equipes tradicionais, como Milan, Lyon, Arsenal e Lazio.
Confira, grupo por grupo, o que esperar de cada time:
Grupo A: Villarreal, Maccabi Tel-Aviv, Astana e Slavia Praga.
Grupo onde o Villarreal é o favorito a ficar com a primeira posição do grupo, pois é um time de maior investimento e com melhores jogadores.
A segunda vaga será muito disputada, com maiores chances para o Astana e para o Slavia Praga, que foram campeões nacionais e chegaram até o último playoff da Champions League. O Maccabi Tel-Aviv, maior campeão israelense da história, corre por fora pela vaga.

Grupo B: Dynamo Kiev, Young Boys, Partizan e Skenderbeu.
O Dynamo de Kiev parte como favorito a primeira posição no grupo, pois possui o melhor elenco e tem mais tradição no torneio. Young Boys vem como segunda força, após ser eliminado no último playoff da Champions League, para o CSKA.
Partizan corre por fora na briga pela vaga, após ser eliminado na terceira fase dos playoffs da Champions League, com um elenco limitado. O Skenderbeu, azarão do grupo, pode surpreender, pois o clube albanês participou da Liga Europa desde a primera fase dos playoffs, eliminando a tradicional equipe do Dinamo Zagreb.

Grupo C: Braga, Ludogorets, Hoffenheim e Istanbul Basaksehir.
Um dos grupos mais fortes e equilibrados do torneio, onde todas as equipes vêm com chances de classificação. O Hoffenheim é o favorito a ficar com a primeira colocação, pois apresentou grande futebol na temporada passada e possui um grande time, o que o classificou para os playoffs da Champions League, onde foi eliminado pelo Liverpool.
Braga e Istanbul Basaksehir brigam pela outra vaga, pois possuem equipes fortes e com nomes conhecidos do futebol, e podem dar trabalho para o Hoffenheim. O Ludogorets corre por fora na luta pela vaga, mas pode surpreender, pois a equipe está acostuma a participar de competições europeias, inclusive Champions League, e conta com muitos brasileiros no elenco.

Grupo D: Milan, Austria Viena, Rijeka e AEK Atenas.
O grupo D tem o Milan como o grande favorito a ficar com a primeira colocação do grupo, devido ao grande investimento feito no clube italiano, que trouxe ótimos jogadores ao seu plantel.
A segunda vaga deverá ficar entre AEK Atenas e Rijeka, pois o AEK possui bons nomes no seu elenco e tem mais tradição em competições europeias, e o Rijeka vem crescendo bastante no cenário do futebol, após ser campeão croata e quase chegar à fase de grupos da Champions, sendo eliminado no último playoff pelo Olympiacos. O Austria Viena corre por fora na luta pela vaga na próxima fase, pois tem um elenco bastante limitado.

Grupo E: Lyon, Everton, Atalanta e Apollon Limassol.
Considerado o grupo da morte, o grupo E possui 3 equipes que brigam por 2 vagas, estando o Apollon bem abaixo dos seus oponentes. O Everton, caso dê a importância devida à competição, é o time que está acima dos demais, pois contratou muito bem nessa última janela, com jogadores de muita qualidade.
O Lyon também possui um belo time, com jogadores renomados e em ascensão, devendo dar muito trabalho ao Everton e à Atalanta. Já a equipe italiana manteve boa parte dos jogadores que fizeram uma campanha histórica no último campeonato italiano, devendo brigar frente a frente com Lyon e Everton por uma vaga na próxima fase. Já o time cipriota não deve fazer frente aos demais oponentes, pois é uma equipe bastante limitada e sem tradição.

Grupo F: Copenhague, Lokomotiv Moscou, Sheriff e Zlin.
A briga no grupo F deve ser para saber qual time fica com a primeira colocação: Copenhague ou Lokomotiv Moscou. A equipe dinamarquesa, atual campeão nacional, por pouco não conseguiu se classificar para a fase de grupos da Champions, sendo eliminada na última fase de playoff. Já a equipe russa conta com bons nomes em sua equipe, como o goleiro russo-brasileiro Guilherme, que defende a seleção russa.
Já as equipes do Sheriff e do Zlin dificilmente conseguirão tomar uma vaga na próxima fase das principais equipes do grupo, pois possuem elencos limitados e pouca tradição em competições europeias.

Grupo G: Viktoria Plzen, Steua Bucuresti, Hapoel Beer-Sheva e Lugano.
Um grupo de nível técnico muito baixo, onde o Hapoel Beer-Sheva deve ficar com uma das vagas na próxima fase, após ser eliminado na última fase de playoffs para a Champions League.
A segunda vaga deve ser disputada por Viktoria Plzen e Steua Bucuresti, sendo a equipe do Steua muito tradicional no futebol europeu, já tendo ganhado um título de Copa dos Campeões Europeus, atual UEFA Champions League, na temporada 1985/1986. O Lugano, da Suíça, corre por fora pela vaga.

Grupo H: Arsenal, BATE Borisov, Koln e Estrela Vermelha.
O Arsenal fica de fora da Champions League pela primeira vez sob o comando de Arsène Wenger, e não terá vida fácil na Liga Europa, apesar de ser o favorito a ficar com a primeira colocação no grupo, caso dê a devida atenção ao torneio. A segunda vaga deve ficar com o Koln, que possui uma equipe bem interessante e vem do forte futebol alemão.
Porém o Estrela Vermelha e o BATE Borisov não devem ser descartados, pois são equipes que possuem tradição em competições europeias, sendo o Estrela Vermelha campeão da Champions League por uma vez, na temporada 1990/1991.

Grupo I: Red Bull Salzburg, Olympique Marseille, Vitória de Guimarães e Konyaspor.
O grupo I tem como grande favorito o Marseille, que possui um grande time e muita tradição em competições europeias, pois já foi campeão da Champions League, na temporada 1992/1993. O Red Bull Salzburg deve ficar com a segunda vaga, pois vem de um título austríaco e possui bom time.
Vitória de Guimarães e Konyaspor correm por fora na luta por uma vaga na próxima fase, sendo times de menor expressão e muito limitados, mas que podem surpreender.

Grupo J: Athletic Bilbao, Hertha Berlim, Zorya e Ostersund.
O grupo J se polariza na luta pela primeira colocação, entre Athletic Bilbao e Hertha Berlim, equipes tradicionais e que participam de ligas muito fortes.
O Zorya e o Ostersund dificilmente conseguirão surpreender as duas principais equipes do grupo, apesar de que o Ostersund conseguiu eliminar o tradicional Galatasaray, nos playoffs para a Liga Europa.

Grupo K: Lazio, Nice, Zulte Waragem e Vitesse.
Lazio e Nice, por possuírem os elencos mais fortes, com nomes como Balotelli, Sneijder, Felipe Anderson e Immobile, devem ficar com as duas vagas na próxima fase, restando saber quem ficará com a primeira colocação.
O Vitesse possui uma boa equipe e pode surpreender os favoritos. Já o Zulte dificilmente fará frente as demais equipes, devendo ser apenas figurante na competição.

Grupo L: Zenit, Real Sociedad, Rosenborg e Vardar.
Um grupo de nível técnico bem elevado para os padrões da Liga Europa, trazendo o Zenit como favorito a ficar com a primeira colocação, já que o time possui grandes jogadores e tem tradição no torneio, sendo campeão na temporada 2007/2008.
Já a Real Sociedad deve ficar com a segunda colocação, que não virá facilmente, pois as equipes do Rosenborg e do Vardar já mostraram que conseguem bater de frente com grandes times, eliminando Ajax e Fenerbahce, respectivamente, nos playoffs da Liga Europa atual.

A Liga Europa é uma grande oportunidade de se conhecer equipes europeias que não estão no mais alto escalão do futebol, mas que podem proporcionar um espetáculo com muita técnica e emoção, como vem sendo nos últimos anos.
Texto: Gabriel Lopes
