Grupos da UEFA Champions League definidos!
Nesta quinta (24/08), foram sorteados os grupos da UEFA Champions League, trazendo confrontos históricos, grupos da morte e grupos fáceis para algumas equipes. Iremos analisar grupo por grupo, mostrando as possibilidades de cada equipe na competição.
Grupo A: Benfica, Manchester United, Basel e CSKA.
O grupo dos sonhos para os Red Devils, que devem passar com facilidade pelos seus adversários. A briga pela segunda colocação é boa, sendo os favoritos a ela Benfica e CSKA. Basel corre por fora, mas também tem chances.
Benfica, United e Basel já estiveram recentemente juntos em um grupo da Champions, na temporada 2011/2012, sendo o resultado nada animador para o time de Manchester, pois o United ficou na terceira colocação, atrás de Benfica e Basel.
O confronto entre Manchester United e Benfica é histórico, pois eles já decidiram o título europeu, no ano de 1968, com vitória do United por 4x1, consagrando o primeiro título dos Diabos Vermelhos.

Grupo B: Bayern, PSG, Anderlecht e Celtic.
Esse grupo polarizou forças, sendo a briga entre PSG e Bayern para decidir quem fica com a primeira colocação do grupo, enquanto Anderlecht e Celtic brigam por vaga na Liga Europa, através do terceiro lugar.
O confronto entre PSG e Bayern marcará o reencontro de Neymar com os bávaros, onde ele marcou 3 gols nos confrontos de 2015, quando o craque brasileiro jogava pelo Barcelona.

Grupo C: Chelsea, Atletico de Madrid, Roma e Qarabag.
Grupo extremamente equilibrado, com Chelsea e Atletico levando uma pequena vantagem sobre a Roma na briga por uma vaga nas oitavas. Mas o time da capital italiana pode tranquilamente superar algum de seus rivais e conseguir passara de fase. Qarabag tem tudo para ser o saco de pancadas do grupo, e pode ser determinante no saldo de gols das equipes.
O confronto entre Chelsea e Atletico de Madrid ocorreu recentemente em fase decisiva da Champions, na temporada 2013/2014, onde o Atleti superou o Chelsea nas semifinais do torneio.

Grupo D: Juventus, Barcelona, Olympiacos e Sporting.
Assim como o grupo B, a briga desse grupo é pela primeira colocação, entre Barcelona e Juventus. Dificilmente Olympiacos e Sporting surpreenderão os gigantes do grupo, devendo os dois disputarem vaga na Liga Europa.
Juventus e Barcelona disputaram recentemente uma final de Champions League, na temporada 2014/2015, com os catalães levando a melhor no confronto.

Grupo E: Spartak Moscou, Sevilla, Liverpool e Maribor.
Um grupo muito favorável ao Liverpool, que volta a disputar a Champions depois de 3 temporadas ausente. Os Reds devem ficar com a primeira posição do grupo, sendo a outra vaga decidida entre Sevilla e Spartak, com favoritismo para o Sevilla. O Maribor deve apenas fazer figuração no grupo.
Sevilla e Liverpool decidiram recentemente a Liga Europa, na temporada 2015/2016, onde o Sevilla levou a melhor, vencendo por 3 a 1.

Grupo F: Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli e Feyenoord.
Um grupo bastante equilibrado, com Napoli e City um pouco à frente dos concorrentes. A equipe de Pep Guardiola deve se classificar sem sustos, sendo o Napoli o favorito para a segunda vaga. Porém o Feyenoord e o Shakhtar podem surpreender e conseguir beliscar uma vaga, pois são equipes de qualidade.
City e Napoli se enfrentaram recentemente na fase de grupos da Champions, na temporada 2011/2012, onde o Napoli levou a melhor e se classificou para as oitavas, enquanto o City foi eliminado da competição.

Grupo G: Monaco, Porto, Besiktas e RB Leipzig.
Grupo completamente equilibrado, com equipes em nível bem parecidos, com o Monaco estando um pouco superior as demais equipes. Monaco deve ficar com uma das vagas nas oitavas, sendo a briga pela outra vaga prioritariamente entre Porto e RB Leipzig, com o Besiktas correndo por fora, mas com boas chances também.
O confronto entre Porto e Monaco já foi final de Champions League, na temporada 2003/2004, onde o Porto levou o título.

Grupo H: Real Madrid, Borussia Dortmund, Tottenham e APOEL.
Considerado o grupo da morte, o grupo H traz 3 times com plenas condições de classificação para as oitavas, estando o Real Madrid em um patamar acima dos rivais Borussia e Tottenham, que devem disputar a outra vaga. Borussia leva uma pequena vantagem em relação aos Spurs, por terem mais experiência na competição e pelo Tottenham jogar em Wembley, onde seu desempenho vem sendo baixo ultimamente. O APOEL deve ser determinante para o saldo de gols das demais equipes, que pode fazer diferença na hora da classificação.
O confronto entre Real Madrid e Borussia Dortmund ocorreu na temporada passada da Champions, na fase de grupos também, onde a equipe alemã levou a melhor na colocação, ficando em primeiro no grupo e o Real em segundo. As equipes também se enfrentaram recentemente em mata-mata da Champions, com o Real Madrid levando a melhor nas quartas da temporada 2013/2014 e o Borussia levando a melhor nas semifinais da temporada 2012/2013.

O maior torneio entre clubes do mundo iniciará sua fase de grupos em setembro, e muitos confrontos históricos e emocionantes são aguardados.
Texto: Gabriel Lopes
