Jogos de volta das oitavas da Libertadores: veja como vão os brasileiros para os confrontos.
Após mais de um mês do primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores da América, os times voltam a se enfrentar nesse meio de semana. 6 times brasileiros estão envolvidos nos confrontos, buscando avançar de fase no maior torneio da América do Sul.
O Atlético Mineiro recebe o Jorge Wilstermann, da Bolívia, no Mineirão, após derrota por 1 a 0 em Cochabamba. Desde a derrota para o time boliviano, o galo mineiro afundou em uma crise, ganhando apenas 2 jogos, empatando 1 jogo e perdendo impressionantes 6 jogos. Os maus resultados culminaram na demissão de Roger Machado, que foi substituído por Rogério Micale, que ainda não conseguiu recuperar o time. Já o adversário boliviano jogou apenas 2 jogos no período, e venceu os dois, pelo campeonato boliviano. O jogo promete ser tenso para o torcedor atleticano, pois o time será obrigado a fazer uma diferença de dois gols caso queira a classificação.

O Palmeiras, em situação semelhante à do Atlético-MG, recebe o Barcelona, do Equador, no Allianz Parque. No primeiro jogo o alviverde foi derrotado pelo placar de 1 a 0, necessitando vencer por 2 gols de diferença para se classificar. No período entre os jogos, o Palmeiras obteve 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O time conta com o retorno de Moisés, após longo período lesionado. Já o Barcelona vem em má-fase no campeonato equatoriano, perdendo 3 dos últimos 5 jogos disputados. O jogo promete ter grandes emoções, o que vem sendo costume para o Palmeiras nessa edição da Libertadores, pois a equipe equatoriana já mostrou grande qualidade no torneio, eliminando os campeões Atlético Nacional e Estudiantes na fase de grupos.

Em uma situação bastante confortável, o Grêmio recebe o Godoy Cruz, da Argentina, após ganhar por 1 a 0 o primeiro jogo, fora de casa. O time de Renato Gaúcho vem jogando muito bem, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil, e obteve no período entre os jogos 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota, lutando pelo título de todos os torneios que participa no ano. Já o Godoy Cruz entrou de férias após o primeiro jogo contra o Grêmio, fazendo apenas um amistoso no período, onde perdeu por 1 a 0 para o San Lorenzo. A equipe argentina trocou de treinador e contratou novos jogadores. A partida não deve trazer sustos para o tricolor gaúcho, tendo em vista a superioridade técnica do Grêmio em relação ao Godoy Cruz, além de que o time brasileiro vem jogando constantemente (e bem), enquanto os argentinos trocaram de treinador e mudaram o time, e não estavam jogando no último mês.

Em situação parecida com a do Grêmio, o Botafogo recebe o Nacional, do Uruguai, no Estádio Nilton Santos, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, fora de seus domínios. A trajetória da equipe botafoguense na Libertadores é digna de filme, eliminando grandes equipes desde as fases preliminares, com um futebol aguerrido e organizado, que cresce em jogos decisivos. O Botafogo obteve no período entre os jogos 3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Já o Nacional jogou apenas 4 jogos desde a derrota em casa para o Botafogo, sendo 2 pelo campeonato uruguaio e 2 amistosos contra equipes argentinas, obtendo 3 vitórias e 1 empate. O jogo se apresenta favorável para o estilo de jogo do Botafogo, que deve esperar o ataque do Nacional para sair em contra-ataque, fórmula que vem dando certo para o time de Jair Ventura.

O último confronto que envolve brasileiros coloca frente a frente Santos e Atlético Paranaense. O Santos inicia o jogo de volta em vantagem, após vitória por 3 a 2 sobre o Furacão, na Vila Capanema. O Peixe cresceu de produção desde então, com o crescimento da produção coletiva do time, além de jogadores se destacarem individualmente, como Bruno Henrique e Vanderlei. Do primeiro confronto até hoje o Santos obteve 6 vitórias e 3 empates, não perdendo nenhum jogo desde o primeiro jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Já o Atlético-PR foi bastante instável desde o último confronto, conseguindo 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, sendo que as 3 vitórias aconteceram nos últimos 3 jogos, o que mostra evolução da equipe, comandada por Fabiano Soares.

Confira a data e os horários das oitavas de final da Libertadores:
Terça 08/08 19:15 Lanús (ARG) x The Strongest (BOL) ida: 1x1
Terça 08/08 21:45 River Plate (ARG) x Guaraní (PAR) ida: 2x0
Quarta 09/08 19:15 Grêmio x Godoy Cruz (ARG) ida: 1x0
Quarta 09/08 21:45 Atlético-MG x Jorge Wilstermann (BOL) ida: 0x1
Quarta 09/08 21:45 Palmeiras x Barcelona (EQU) ida: 0x1
Quinta 10/08 19:15 Botafogo x Nacional (URU) ida: 1x0
Quinta 10/08 21:45 San Lorenzo (ARG) x Emelec (EQU) ida: 1x0
Quinta 10/08 21:45 Santos x Atlético-PR ida: 3x2
Texto: Gabriel Lopes
