Amonkhet

Pedro S.
Pedro S.
Sep 6, 2018 · 7 min read

(Parte de uma série sobre a história do jogo Magic: The Gathering)

Jace, Chandra, Gideon e Nissa — os Sentinelas originais

Logo após os eventos de Kaladesh, os membros dos Sentinelas — um grupo de planeswalkers dedicados a eliminar ameaças ao multiverso — decidem ir atrás de Nicol Bolas, o Dragão Ancião por trás de inúmeras maquinações em vários planos. Liliana Vess sabe que Bolas está em Amonkhet, supostamente a base de operações do dragão. Ajani, o único membro dos Sentinelas que efetivamente enfrentou Bolas, implora que o resto do grupo espere enquanto ele reúne mais aliados, mas os demais Sentinelas — Liliana Vess, Chandra Nalaar, Jace Beleren, Nissa Revane e Gideon Jura — decidem que um ataque imediato traria as melhores chances de vitória, e partem para Amonkhet sem o leonino.

Inicialmente, eles são confrontados por um deserto inóspito habitado apenas por gigantescos vormes e hordas de mortos-vivos, criados não por um necromante em particular, mas como um efeito do próprio plano sobre qualquer cadáver em sua superfície. É um ambiente que atendia às expectativas dos viajantes para o lar de um vilão dessa magnitude.

Hazoret, a Fervorosa

Porém, quando o grupo é salvo pela intervenção de Hazoret, uma das deusas do plano, eles começam a questionar se há algo mais por baixo da superfície. Como um plano governado por Nicol Bolas poderia abrigar uma deusa como Hazoret? Usando como ponto de referência esculturas gigantescas no formato dos chifres de Nicol Bolas, eles chegam à cidade de Naktamun, um verdadeiro oásis protegido do deserto ao seu redor por uma barreira mágica.


Imediatamente, os planeswalkers foram surpresos pela estrutura social incomum. Todos os habitantes de Naktamun eram jovens, e gastavam todo o dia em exercícios físicos e mentais. Esses são treinamento para as Provas dos Deuses, em que os vitoriosos seriam recompensados com passagem para o paraíso e vida eterna. Os deuses do plano caminham pela cidade, inspirando seus seguidores e comandando os preparativos para o retorno do Deus-Faraó, o título que os nativos do plano usavam para Nicol Bolas. Enquanto isso, todo o trabalho braçal era feito por uma horda de múmias, mortos-vivos estranhamente domesticados. O grupo decide se separar e investigar mais sobre o plano.

Jace e Liliana vão atrás do que está por trás de todas as múmias, e descobrem que elas são compostas por aqueles que falharam durante as Provas dos Deuses e morreram, sendo reanimados como mortos-vivos pelo próprio plano e controlados por meio de cártulas mágicas inseridas em seu peito. Jace também descobre o verdadeiro motivo de Liliana querer tanto vir para Amonkhet: o plano era o lar de um dos quatro lordes demônio com quem Liliana havia feito um pacto em troca de juventude eterna, e que agora ela vinha sistematicamente caçando. Depois de Kothophed e Griselbrand, agora ela estava em Amonkhet para se livrar de Razaketh, o demônio que servia como uma última barreira entre os escolhidos dos deuses e o paraíso prometido.

Razaketh do Sangue Hediondo

Paralelamente, Gideon se sente inspirado pelos deuses do plano, especialmente a felina Oketra, e decide participar das Provas como forma de se reaproximar da sua fé, abalada quando no plano de Theros todos os seus amigos haviam sido mortos em um conflito entre Heliod, o deus do Sol, e Erebos, deus da Morte. Gideon a princípio aprecia as provas e as virtudes que são testadas, mas ao chegar na Prova da Ambição, ele descobre que teria que matar um de seus colegas de prova para passar. Ao se recusar, Gideon falha, e descobre o destino que aguarda aqueles que falham nas provas: a morte.

Samut

Enquanto isso, Chandra e Nissa exploram a natureza do plano e das poucas vozes que parecem se opor à situação. Elas resgatam Samut, uma nativa do plano que havia sido presa gritando que “as Provas são uma mentira! Os deuses mentem!”, e descobrem que mesmo os vitoriosos nas Provas não são recompensados com o paraíso, e sim com a morte: assassinados pelos próprios deuses que adoram, os vencedores são transformados em mortos-vivos de elite, mantendo suas habilidades e memória, mas forçados a servir Nicol Bolas como parte de seu exército. Nissa consegue se conectar diretamente às linhas de mana do plano, e conversando com Amonkhet descobre a verdadeira relação entre Nicol Bolas e o plano.

Como Nissa descobre, aproximadamente 60 anos antes da chegada dos Sentinelas, Nicol Bolas chegou a Amonkhet pela primeira vez. A Reparação do multiverso tinha acontecido recentemente, e antigos planeswalkers como Nicol Bolas haviam perdido a maior parte de seu poder como consequência. Desesperado para recuperar esse poder perdido, Bolas usou Amonkhet como a base de seu estratagema, derrotando com facilidade os deuses locais e reformando o plano para atender seus próprios objetivos: a criação de um exército perfeitamente leal de Eternos.


Porém, os planeswalkers não têm tempo para refletir sobre essas descobertas, porque o retorno profetizado do Deus-Faraó começou. O suposto portal para o paraíso se abriu, revelando apenas uma estrutura gigantesca com os restos mumificados daqueles que haviam sido vitoriosos nas Provas dos Deuses. Subitamente, o demônio Razakhet apareceu, contaminando o rio com seu sangue e criando a primeira suspeita para os habitantes de Amonkhet de que talvez as histórias sobre o paraíso não estavam completamente corretas. Da sua parte, Razakhet imediatamente reconheceu Liliana, e foi confrontá-la.

Com a ajuda dos Sentinelas, Liliana consegue destruir Razakhet comandando uma horda de mortos-vivos das águas do rio a devorar o demônio, horrorizando seus aliados. Infelizmente, esse era só o começo dos problemas. O sangue do rio fluiu para dentro da estrutura da necrópole, despertando três figuras gigantescas com cabeças de inseto — deuses que Nicol Bolas havia separado para usar apenas nesse momento. O Deus Gafanhoto prontamente enviou um enxame para destruir a barreira mágica que protegia a cidade da desolação ao redor, enquanto o Deus Escorpião foi enfrentar os demais deuses, matando Rhonas, Kefnet e Oketra sem dificuldade. É nesse momento que Nicol Bolas finalmente aparece em pessoa.

Bontu se revela uma serva voluntária de Nicol Bolas, e derrota a outra deusa de pé, Hazoret, a mando do dragão. Porém, Bolas não se revela um mestre generoso, ferindo mortalmente Bontu agora que sua serventia tinha acabado. Como seu último ato, Bontu transfere o restante de suas energias para Hazoret, agora a última deusa sobrevivente. Enquanto isso, os Sentinelas partem para realizar o objetivo de sua viagem até o plano de Amonkhet: enfrentar Nicol Bolas.


Infelizmente, eles não estão em condições de enfrentar o dragão juntos. Nissa sentiu a morte dos deuses pela sua conexão com as linhas de mana, e está acabada. Gideon teve sua fé novamente abalada pela traição de Bontu e a mentira dos deuses de Amonkhet. Jace está inseguro quanto a ter confiado em Liliana, Chandra está enfurecida demais para pensar claramente, e Liliana está pensando apenas em salvar sua própria pele.

Atacando sem nenhuma coordenação, eles são facilmente derrotados por Nicol Bolas, que humilha cada um deles. Ele questiona Chandra tentando usar fogo para enfrentar um dragão, e quebra várias de suas costelas, forçando ela a fugir. Ele oferece um acordo pra Liliana de poupar sua vida caso ela fuja, e ela vai embora. Jace tenta invadir a mente de Bolas mas tem a sua própria mente destruída, ativando suas habilidades de viajar entre os planos e indo parar em Ixalan sem memórias. Nissa, traumatizada pelo que sentiu, abandona não apenas o plano de Amonkhet, como também o seu juramento para os Sentinelas, e retorna ao seu plano natal de Zendikar. Por fim, Gideon, o último de pé, tem sua invulnerabilidade quebrada por Nicol Bolas, que oferece uma escolha: ficar e morrer, ou fugir e quebrar sua promessa. Gideon foge.

Olhando ao redor, Nicol Bolas vê a cidade destruída, e seu exército de Eternos prontos para serví-lo. Hazoret e um punhado de sobreviventes fugiram para o deserto, mas eles são inconsequentes. Tezzeret, um dos planeswalkers que servem a Bolas, aparece carregando o Portal Planar, um dispositivo capaz de transportar matéria inanimada entre os planos, e Bolas sorri. Tudo está indo de acordo com o planejado.

Pedro S.

Written by

Pedro S.

Baron von Bullshit Rides Again

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade