Perfil: Sarkhan Vol

Pedro S.
Pedro S.
Sep 3, 2018 · 5 min read

(Parte de uma série sobre a história do jogo Magic: The Gathering)

Sarkhan, Sangue de Fogo

Sarkhan Vol nasceu em Tarkir, um plano em que cinco clãs, tendo eliminado todos os dragões que ameaçavam a humanidade, agora passavam os dias batalhando por supremacia. Embora ele tenha se destacado como guerreiro no clã Mardu, seu verdadeiro chamado era outro. Fascinado pelas feras ancestrais do seu plano, ele se juntou a outros xamãs que idolatravam os dragões extintos, até que um dia, servindo como general em uma batalha terrívell, Sarkhan canalizou o poder de um espírito dracônico, explodindo o campo de batalha em chamas e dizimando tanto inimigos quanto aliados. A fúria e a violência do evento acenderam sua centelha, e Sarkhan Vol se tornou um planeswalker.


Sarkhan Vol

Agora capaz de viajar entre os planos, Sarkhan explorou o multiverso a procura de um dragão digno de seus serviços, fazendo amizade com o planeswalker Ajani Goldmane no processo. Eventualmente, ele encontrou Nicol Bolas, o último Dragão Ancião sobrevivente. Bolas não hesitou em fazer uso de um servo voluntário, colocando Sarkhan no comando de outros dragões com o objetivo de criar um conflito entre Naya e Jund, dois dos fragmentos do plano de Alara. Ao longo do conflito, Sarkhan começa a discordar dos métodos trapaceiros e mesquinhos de Nicol Bolas, e, ao ver seu mestre ser eventualmente derrotado, Sarkhan questiona a devoção aos dragões que alimentou durante toda a sua vida, e enlouquece.


Sarkhan, o Louco

Durante sua loucura mas ainda a serviço de Bolas, Sarkhan é enviado para o plano de Zendikar, onde Nicol Bolas pretendia manipular diversos planeswalkers para destruir uma prisão criada por Ugin, um rival de Bolas, com o objetivo de liberar os Eldrazi, seres extraplanares devoradores de mundos. Sarkhan decide desobedecer Bolas e tomar o lado do Ugin, mas acaba cumprindo seu papel no plano sem saber, contribuindo para a ameaça dos Eldrazi. Bolas também revela que Ugin já tinha sido morto por ele há milênios. Humilhado, Sarkhan retorna ao seu plano natal, Tarkir, em busca de redenção.


Sarkhan, Porta-voz dos Dragões

As vozes na cabeça de Sarkhan parecem se consolidar em uma só, alegando ser Ugin, o Dragão Espírito. Atormentado pelas visões de Ugin, Sarkhan vaga pelo plano até ser encontrado por Narset, khan (líder) do clã Jheskai, que consegue acalmar temporariamente a mente de Sarkhan. Narset, que também recebe suas próprias visões, revela que Ugin era a alma do mundo de Tarkir, e que quando ele foi morto, a ordem do plano foi desequilibrada.

Juntos, eles decidem viajar até o túmulo de Ugin em busca de respostas, mas são perseguidos por Zurgo, o ex-khan dos Mardu, que perdeu seu posto tentando futilmente caçar Sarkhan Vol em território de um clã inimigo. Tentando recuperar sua honra, Zurgo ataca os dois na tumba de Ugin, e Narset sacrifica sua vida ganhando tempo para que Sarkhan Vol consiga entrar no Nexo de Ugin, o ponto central de poder do Dragão Espírito.

O Nexo envia Sarkhan para o passado longínquo do plano, quando Ugin ainda estava vivo, e sua presença alimentava tempestades que geravam novos dragões. Observando um grupo desses dragões recém-criados, Sarkhan encontra Yasova Garra de Dragão, uma guerreira capaz de afugentar as feras aladas. Conversando, Sarkhan revela ter vindo do futuro, e se diz maravilhado por essa versão de Tarkir. Por outro lado, Yasova diz preferir o futuro em que a humanidade está livre da opressão dos dragões, e que ela está ajudando um outro dragão a perseguir Ugin com o objetivo de matá-lo, colocando um fim às tempestades e ao reino dos dragões em Tarkir.

Finalmente Sarkhan liga os pontos: o Nexo o levou de volta para o dia em que Nicol Bolas matou Ugin. Sarkhan toma forma dracônica e voa para o centro da tempestade, onde Bolas e Ugin já começaram a duelar. Ugin parece estar levando a melhor, mas Yasova vira a batalha com um comando mental, forçando todos os dragões na região, inclusive Sarkhan, a atacar Ugin. Sarkhan decide que prefere morrer a colaborar com o fim dos dragões, e volta para a forma humana, caindo dos céus.

Yasova salva a vida dele com o intuito de interrogá-lo, mas Sarkhan consegue fugir e se arrastar para o local da luta, onde Ugin jaz moribundo. Desesperado para salvar o dragão, Sarkhan faz uso de um edro, um dispositivo de pedra que compunha a prisão dos Eldrazi em Zendikar. O edro se expande e aprisiona Ugin, preservando sua vida no processo. Tendo alterado drasticamente o futuro, Sarkhan Vol deixa de existir nessa linha do tempo e retorna para um futuro bem diferente do que tinha deixado pra trás.


Sarkhan Revigorado

Tarkir agora é um plano dominado por dragões, como Yasova temia. Os clãs foram abolidos, embora suas tradições sejam preservadas secretamente por rebeldes, que parecem ter alguma ideia de que a linha temporal do plano foi alterada. Ugin, recuperado após milênios de descanso, explica a Sarkhan Vol que sua existência é agora um paradoxo, uma vez que Sarkhan jamais nasceu nessa versão do plano. Sarkhan compreende que isso significa que Narset não morreu, e parte para encontrá-la. Embora ela não se lembre dele, os dois conversam e, quando Sarkhan explica o que aconteceu, Narset revela que ela também é uma planeswalker, e os dois vão encontrar Ugin com planos de explorarem juntos a nova Tarkir.

Pedro S.

Written by

Pedro S.

Baron von Bullshit Rides Again

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade