Marketing Político Digital elege alguém?

O marketing político digital em evidência

Com a aproximação das eleições municipais o Marketing Político Digital volta à pauta, pois é inegável o avanço das campanhas eleitorais na internet, além é claro, da presença massiva, e cada vez mais ativa dos eleitores nas redes sociais. Mas afinal, vale a pena montar uma estratégia de Marketing Político Digital? Tem voto na internet?
 
Vamos lá! O Marketing Político, diferentemente do Marketing Eleitoral, utiliza as ferramentas do marketing na formação da imagem a longo prazo, quando levamos esse processo para a internet ele é chamado de marketing político digital. A Internet, sobretudo as redes sociais, tem característica, linguagem e público diferente, uma das outras, quando falamos de marketing político na Internet estamos falando de uma campanha própria, planejada para as redes, e não apenas uma replicação do que é feito off-line.

Quando levamos a campanha política para a web, é fundamental que se tenha a consciência que o processo é interativo. Os eleitores têm na Internet, a possibilidade de conversar com o seu candidato, acompanhar seu trabalho, seu dia a dia, é aí que entra outro ponto importante do Marketing Político Digital, é preciso engajar o público através de uma interação continua e não somente despejar conteúdo na timeline do eleitor.

Sim, você deve ter um planejamento e uma estratégia de Marketing Político Digital, pois é um erro comum e recorrente, candidatos “adaptarem” para Internet o formato e a estrutura de sua campanha física, isso não funciona! No entanto, é preciso que as estratégias estejam alinhadas, campanha on e off falando a mesma língua.

Tem voto na internet? O voto em si é ação final do processo, não se pode usar a web como um simples palanque eleitoral, tão importante quanto o voto é a construção da imagem percebida pelo eleitor, a presença on-line. É por isso que o Marketing Político Digital deve ser usado como uma ação continua e não a solução imediata para o próximo pleito.

As redes sociais são espaços de interação, e por isso, uma campanha em mídias sociais obrigatoriamente deve levar esse ponto em consideração. Não inicie sua campanha sem incluir o marketing político Digital no seu orçamento, contrate bons profissionais ou até mesmo uma agência, seu perfil nas redes será sua vitrine.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.