Quais são as ferramentas de UI/UX mais adequadas para cada tipo de prototipação

8pixel
5 min readJan 14, 2020
Imagem de capa, várias marcas de programas de interface flutuam próximas ao chão. marcas como Figma, Hotjar e Zeplin aparecem

A prototipação se torna útil sempre que ideias, conceitos ou hipóteses precisam ser materializadas para facilitar o entendimento e realizar validações.

Para designers de UX e UI, dentro do contexto de soluções digitais como aplicativos, sistemas ou web sites, a criação de protótipos poderá ter necessidades específicas, dependendo do seu objetivo final.

Pode ser que você precise de um protótipo para melhorar o entendimento das ideias que estão na cabeça da sua equipe, para validar se a interação escolhida faz sentido para o usuário ou para servir como modelo fiel ao que o desenvolvedor precisa fazer (Design handoff), dentre diversas outras possibilidades.

Atualmente nenhum programa ou aplicação voltada à interface do usuário possui funcionalidades suficientes para englobar todas as possibilidades de prototipação, então, torna-se necessário saber quais são as ferramentas de UI/UX mais adequadas para cada tipo de prototipação.

Por isso, criei a minha lista pessoal de ferramentas mais adequadas para cada funcionalidade que você precisará trabalhar ao longo do seu projeto, baseado na minha experiência pessoal e nos relatos de outros designers, para ajudar você a fazer escolhas mais seguras na hora de escolher qual programa usar para cada tipo de interface ou protótipo.

Desenho de interfaces de alta fidelidade

Imagem ilustrativa sobre desenho de interfaces de alta fidelidade, a imagem mostra telas de um site sobre café.

O desenho ou projeto de interfaces de alta fidelidade é uma das características mais importantes. Levei em consideração a facilidade de uso, a capacidade de criação de interfaces complexas, a quantidade e a qualidade das ferramentas de desenho.

Ferramenta recomendada: Sketch

Alternativas viáveis: Figma ou Adobe XD

Criação de telas interativas (prototipação)

Imagem ilustrativa sobre criação de telas interativas, uma mão interage com um celular em cima de anotações em um papel.

Quando as pessoas falam em “protótipo”, o que vem a cabeça normalmente são as telas ligadas em um fluxo clicável e interativo. Levei em consideração a facilidade de ligação de telas e de entendimento das conexões, a quantidade e qualidade do controle de transições, além do tempo de resposta da interação.

Ferramenta recomendada: InVision

Alternativas viáveis: MarvelApp ou Figma

Opção bônus: Axure RP, este programa, apesar de limitado em criação de telas e pouco funcional para protótipos em formatos mobile, possibilita um nível de interação muito mais complexo, permitindo entrada de texto e outras funcionalidades que simulam com mais fidelidade como o sistema funcionará.

Criação de micro-interações

Imagem ilustrativa sobre criação de micro-interações, um site mostra informações de acordo com a rolagem da página.

As micro interações são as animações, mudanças de estado e outros feedbacks a interação do usuário à interface, seus principais objetivos são a validação com usuário e verificação da viabilidade técnica com os desenvolvedores. Levei em consideração facilidade de geração da micro-interação, tempo de resposta, além da quantidade e qualidade do controle das interações.

Ferramenta recomendada: InVision Studio

Alternativas viáveis: Adobe XD ou Protopie

Documentação para o Desenvolvedor (Design handoff)

Imagem ilustrativa sobre Design Handoff, um aplicativo é desenvolvido ao lado de uma tela com código.
Foto por Eduardo Rosas do Pexels

O Design Handoff é o processo de passar todos os aspectos e insumos da interface para o desenvolvedor, de forma a facilitar ao máximo o desenvolvimento do código, garantindo consistência e fidelidade. Levei em consideração a facilidade de acesso às folhas de estilos, visualização de espaçamentos, tamanhos, comportamentos, e possíveis animações, além de exportação de símbolos, imagens e outros insumos (assets).

Ferramenta recomendada: Zeplin

Alternativas viáveis: Avocode ou Figma

Gestão de Sistemas de Design (Design Systems)

Imagem ilustrativa sobre gestão de sistemas de design, componentes de uma interface estão sendo mostrados em forma isométrica

Sistemas de Design precisam ser escaláveis e facilmente gerenciados para garantir o máximo de consistência possível entre produtos que os utilizam. Levei em consideração o suporte a métodos como Design atômicos, a facilidade de criação e alteração de componentes, a complexidade suportada para aninhamento e redimensionamento (responsividade) de templates, a facilidade de visualização do panorama geral e a capacidade de geração de documentação.

Ferramenta recomendada: Sketch

Alternativas viáveis: Figma ou InVision Design System Manager

Geração de “código”

Imagem ilustrativa sobre geração de código, um desenho de um celular com caracteres de programação

Algumas ferramentas conseguem transcrever layouts em componentes (código) que podem ser utilizados pelo programador e agilizar o processo de desenvolvimento da aplicação. Levei em consideração capacidade de geração do código, nível de “sujeira” do código, facilidade de implementação e customização para o desenvolvedor e documentação.

Ferramenta recomendada: Framer

Alternativas viáveis: UX Pin ou Webflow

Colaboração e Cocriação

Imagem ilustrativa sobre Colaboração e cocriação, três designers desenham em um quadro branco

O trabalho de design não é um trabalho fechado em uma única pessoa, trabalhamos com feedback constante, seja do usuário, dos parceiros de negócio, dos desenvolvedores ou de outros designers que integram a equipe. Levei em consideração a possibilidade de trabalho conjunto em tempo real, a capacidade de dar feedbacks precisos e a documentação desses feedbacks.

Ferramenta recomendada: Figma

Alternativas viáveis: Adobe XD ou InVision

Versionamento

Imagem ilustrativa sobre versionamento, vários vetores de versões diferentes de um arquivo

De acordo com o passar do tempo, novas versões do sistema vão aparecendo, coisas antigas vão sendo atualizadas e ideias vão sendo substituídas, mas é necessário manter o histórico do que já foi feito, para evitar entrar em uma bola de neve de retrabalho e falta de transparência. Levei em consideração a facilidade de geração e manutenção de versão, além da possibilidade de consulta, entendimento, comparação e recuperação do projeto.

Ferramenta recomendada: UX Pin

Alternativas viáveis: Figma ou InVision Studio

Monitoramento da interação

Imagem ilustrativa sobre monitoramento de telas, uma imagem com o mapa de calor dos botões de uma tela.

O objetivo básico de um protótipo é coletar informações para análise e validação, para isso é necessário utilizar algumas funcionalidades específicas que nem todos os programas têm a capacidade de fazer. Levei em consideração facilidade de implementação em estágio de prototipação, quantidade e qualidade da captura das interações e facilidade de entendimento.

Ferramenta recomendada: Quant-UX

Alternativas viáveis: Hotjar ou Adobe XD

Menções honrosas

Além das ferramentas citadas acima, existem muitas outras no mercado, que fazem algumas tarefas com muita maestria, deixam a desejar em outras ou simplesmente não possuem o objetivo de entrar em determinados campos da prototipação, então preparei uma lista com os nomes desses programas, para o caso de nenhuma das opções acima servirem ao seu propósito, talvez alguma dessas sirva:

  1. JustInMind
  2. Fluid
  3. Origami Studio
  4. Proto.io
  5. Cofiqa
  6. Pixate
  7. Ninja mock
  8. Flinto
  9. Overflow
  10. Balsamiq
  11. Draw.io
  12. Moqups
  13. Pencil
  14. OmniGraffle

E você, tem recomendações diferentes das minhas? Vamos trocar conhecimento, comente abaixo quais programas você acha melhor para qual etapa!

--

--

8pixel

A 8pixel traz conteúdo de qualidade para ajudar os futuros designers de interfaces, designers de experiência do usuário e desenvolvedores a se entenderem melhor