Review do Tozinho#22 — Super Xuxa contra o Baixo Astral (1988)

Em homenagem ao nosso glorioso Guilherme Karan (1958–2016) que nós deixou esse mês falaremos desse clássico da infância oitentista.

Ola, caríssimos de coração sangrento este que vos fala é o vilão profissional de programa infantil dos anos 1980 que vem aqui para falar da viagem ao inferno do baixo astral estrelado pela lorde senhora das trevas dos anos 1980 MARIA DO MAL DA GRAÇA DOS INFERNOS (XUXA) aonde ela estrela o clássico de 1988 chamado Super Xuxa contra o Baixo Astral.

Uma das maiores lavagens cerebral feitas nas crianças dos anos 1980 aonde havia uma mensagem positiva a moda a carália e também mostrava como a Rede Globo utilizava de forma clara e transparente como manipular todo mundo.

Xuxa depois de estrear em 1986 na Rede Globo ela fez esse primeiro filme para crianças 2 anos depois para vender a sua imagem de boa moça.

É notório que todo mundo sabe que ela vende a prazo para o Satã a sua alma em troca do sucesso e como começou uma mulher devassa e depois migrou para o publico infantil e tentou de esconder a todo custo o seu passado como mulher sensual.

Com esse filme e o boom do VHS ajudaram a consagrar mais ela como rainha dos baixinhos e tirar aquela sua imagem de devassa do grande público. Os efeitos toscos e a semelhança inacreditável com o filme LABIRINTO (1986) estrelado pelo David Bowie em que os elementos bizarros e fumados de um Alice no País das Maravilhas com um punk dos esgotos aonde isso só poderia dar certo em 1988.

Vale a pena pelo bizarro aonde uma cacetada de merchandising e um musical do Caminho Largo dos infernos para poder vencer o Baixo Astral com todos os grandes cliches de um filme infantil de um tempo que nao volta mais.

20 coisas que você provavelmente não sabia sobre Super Xuxa Contra Baixo Astral

Um dos maiores clássicos da infância oitentista

1. A atriz Jordana Brewster, da franquia “Velozes e Furiosos” fez sua estreia nos cinemas no filme.

2. Outro ilustres conhecidos também participaram do longa como Luis Carlos Tourinho.

3. Já Tuca Andrada interpretou o Pássaro-gente Tuc.

3. O ator mirim prodígio da década de 80, Jonas Torres ( que interpreta o catador de lixo Ismal, na novela das 21h da Rede Globo, “Império”) , foi Rafa, um menino sequestrado por Baixo Astral.

5. “Super Xuxa Contra o Baixo Astral” foi lançado há 28 anos, em 1988.

6. O filme levou mais de 2.800 mil pessoas aos cinemas.

7. Ele foi a terceira maior audiência da rainha dos baixinhos no cinema.

8. A primeira maior bilheteria foi “Lua de Cristal” (1990) que teve mais de 4 milhões e 100 mil de espectadores e a segunda, “A Princesa Xuxa e os Trapalhões” (1988) com cerca de 4 milhos e 10 mil espectadores.

A pata do camelo

9. No filme Xuxa é uma apresentadora de televisão que incentiva a pintura de muros pichados pela cidade.

10. O vilão da trama é Baixo Astral, que vive nos esgotos da cidade e decide se vingar de Xuxa sequestrando seu cachorro, Xuxo.

11. Apesar de ser um cachorro, Xuxo foi dublado por uma mulher, a atriz e dubladora Nair Amorim que também dublou Julie Andrews em “A Noviça Rebelde” (1965) e a Wanda do desenho “Os Padrinhos Mágicos”.

12. Além de Xuxa, Xuxo, o longa contava ainda com Xixa, uma lagarta cigana e preguiçosa que auxilia Xuxa na jornada de resgate do cachorro.

13. “Xuxa Contra o Baixo Astral” foi o primeiro longa produzido por Diler Trindade que viria a produzir outros grandes sucessos de Xuxa como “Lua de Cristal” (1990) e “Xuxa e os Duendes” (2001), assim como alguns filmes de Didi e do Padre Marcelo Rossi.

14. Já um dos roteiristas da trama é Antônio Calmon que escreveu grandes novelas como “Top Model” (1989), “Vamp” (1991) e “O Beijo do Vampiro” (2012). Além do filme que concorreu ao Oscar “O Quatrilho” (1995).

15. A cantora Sandra de Sá dubla Almofadona, um sofá que aconselha Xuxa no início do filme.

16. O figurino de Xuxa é inspirado no curta “Captain EO”, estrelado por Michael Jackson em 1987.

Capatain Eo

17. Anos depois Xuxa conheceu Michael Jackson e contou que ele a pediu em casamento.

18. Apesar do título internacional do filme ser “Super Xuxa vs. the Down Mood” ele ficou conhecido como “Super Xuxa vs. Satan”.

19. Xuxa fez uma quantidade gigante de Merchandisings. Só na primeira cena Xuxa pilota uma moto Agrele, as crianças brincam com bicicletas Calói próximo a um posto Shell e pintam um arco-íris com tinta Suvinil. Por fim, tomam iogurte Bliss e Coca-Cola.

20. O DVD do filme chega a ser vendido no Mercado livre por quase R$ 400.

Vou dormir depois desse filme

Nota: 3,666 os shorts da Xuxa e sua pata de camelo