Um review sincerão sobre o Slack, uma ferramenta de comunicação prática, bonita e gratuita

Quem não se comunica se trumbica. O ditado é mais velho do que seu bisavô, mas se tornou popular pelo motivo certo. Certamente você já viveu alguma situação em que um pequeno descuido na comunicação desencadeou um mal entendido daqueles! Pegar o caminho errado porque se esqueceu de perguntar como chegar na casa do amigo do seu amigo que estava dando uma festa, cometer um erro extremamente bobo no trabalho porque as tarefas não foram bem alinhadas ou simplesmente deixar de resolver uma questão importante porque não quis, ou não soube, perguntar como solucioná-la.

Esse tipo de problema é comum…


O que é, como usamos e por que Lean UX pode ser bom para seu time

Alô, UX designers! Alô, desenvolvedores! O futuro ainda não chegou, mas o presente está aqui, te chamando pelo nome, mais do que pronto para te surpreender. É hora de derrubar as paredes das baias imaginárias que separam as duas expertises e entender, de uma vez por todas, que desenvolvimento e design devem andar juntos e, se possível, de mãos dadas. Os projetos agradecem.

A solução para isso já existe há algum tempo e é chamada de Lean UX. Para quem conhece Agile UX ou estudou as metodologias ágeis aplicadas ao desenvolvimento de software, o conceito não é uma grande novidade.


Um review sincerão sobre o Kissmetrics, uma ferramenta de métricas para acompanhar seu usuário de perto

Conhecer e entender seu usuário é, além de fascinante, a melhor — e talvez única — maneira para criar soluções realmente eficientes e fazer mudanças ou atualizações que acertem em cheio nas necessidades do seu público.

Esse conhecimento é algo que não cessa nunca. O mercado muda o tempo inteiro. As pessoas, então, nem se fala. O que era tendência em 2013 já deixou de ser faz tempo. E o que uma pessoa queria há uma hora atrás, pode ter se perdido para sempre nos labirintos da memória, por culpa de um zumbido de abelha.

A melhor forma de se…


Cocriação, colaboração, compartilhamento, comunidade. O que essas palavras têm em comum, além de todas começarem com “C”? Essa é fácil: a essência. Cada um desses termos tem raiz na cooperação, na ajuda mútua, na união de esforços por um objetivo comum.

E dependendo de onde esses princípios são aplicados, o resultado pode ser eficiente e altamente lucrativo — se não na forma de bufunfa, no mínimo, com um melhor aproveitamento de tempo e de recursos humanos.

Para quem trabalha com desenvolvimento web, a forma mais incentivada de colaboração são os Softwares Open Source, também conhecidos como FOSS, acrônimo para Free…


Um texto para quem acredita duas cabeças pensam melhor que uma e quatro mãos produzem melhor que duas

Se você nasceu antes dos anos 2000, já deve ter brincado de completar frases. A brincadeira, que já rendeu vários momentos de zoeira antes mesmo da zoeira existir, consiste em três passos principais e um único objetivo: escrever uma frase (com ou sem sentido), escondê-la dos outros participantes, deixando só a última palavra à mostra, e passar a folha para a pessoa ao lado, que deve usar o termo que finalizou sua sentença para iniciar a própria frase.

Esse é o processo. E o que ele resulta é uma história feita por muitas mãos, que, na grande maioria…


Um review sincerão sobre o gerenciador de tarefas ideal para times ágeis

Que ferramentas você costuma usar para gerenciar os projetos do seu time? Até pouco tempo, a gente usava o Trello. Nossa relação com ele tinha alguns conflitos, mas era o que as pessoas costumam chamar de estável. Até aparecer o Taiga e virar nosso mundo ágil de cabeça para baixo.

Com apenas três meses de uso, o software, feito especialmente para times que são ou querem ser ágeis, mudou completamente nossa percepção de como deve ser o gerenciador de projetos ideal.

Verdade seja dita? Antes de conhecer o Taiga, já tínhamos testado e abandonado várias ferramentas de organização e controle…


É hora de deixar o medo de lado e assustar o fantasma das falhas

“Você vai falhar várias vezes. Mas não desista, você consegue.” Poderia ser um conselho do Bill Gates ou do seu melhor amigo, mas a frase foi dita pelo David Braga, um garoto de 14 anos que fatura R$ 100 mil por mês com sua startup. O “empreendedor mirim”, como é chamado, criou um aplicativo para facilitar a venda e a compra de materiais escolares. A solução já tem quase três mil clientes cadastrados.

Deixa de lado a inveja branda e aquela perguntinha cricrilante de “por que não comecei mais cedo?” para as sessões de terapia e dedica um…


Deploy não é nome de planeta, sprint não é marca de refrigerante e product backlog é algo que você deveria ter

Para quem não conhece metodologias ágeis ou está começando a estudar agora, ouvir uma conversa entre um time ágil pode ser o mais próximo de uma viagem para fora da órbita terrestre que essa pessoa irá chegar.

O desenvolvedor diz que vai “deployar”. O designer, durante uma daily meeting, pede para que os sprints sejam maiores. Outro integrante do time comenta que o product backlog precisa ser atualizado, pois houve mudança nas prioridades.

Enquanto isso, você:

E, jurando para si mesmo que o entendimento dessa conversa só seria possível em outro planeta, já começa a formular perguntas sobre como é…


Sobre a importância de ser funcional sem abrir mão da emoção

Talvez você já acorde pensando nela. E quando liga o computador para trabalhar, começa as tarefas ainda com o pensamento nela. O que ela gosta? Como ela gosta? O que ela faz? Por que faz isso? Do que ela precisa? Como posso melhorar a vida dela? De que forma posso ajudá-la a poupar tempo? O que preciso fazer para que ela queira voltar mais vezes?

A pessoa de quem estamos falando é aquela para quem você trabalha — mulher ou homem, criança ou o velho — que vai usar a solução na qual você investiu tempo e algumas de suas…


Um review sincerão sobre o Timely, um app para gestão de tempo e projetos facílimo de usar

Existe uma frase famosa de uma escritora estadunidense que diz que, apesar de precioso, o tempo é gratuito. A afirmação é contundente, num contexto mais metafórico. Mas quando saímos da poesia, entramos no mundo real e encaramos nossa rotina de trabalho, a frase perde o sentido. Pelo menos para quem é autônomo, freelancer ou empresário.

Aí, pessoa querida, a coisa muda de figura. O tempo continua igualmente precioso, mas tem um valor real, em reais: o da nossa hora de trabalho ou o valor/hora das pessoas que trabalham pra gente. Nesse caso, tempo é dinheiro. …

Aerochimps

Desenvolvemos aplicativos web e mobile. Conversamos sobre aplicativos bacanas, novidades no mundo da tecnologia e ux. http://aerochimps.com/

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store