Slack, a forma mais fácil de melhorar a comunicação do seu time

Um review sincerão sobre o Slack, uma ferramenta de comunicação prática, bonita e gratuita

Quem não se comunica se trumbica. O ditado é mais velho do que seu bisavô, mas se tornou popular pelo motivo certo. Certamente você já viveu alguma situação em que um pequeno descuido na comunicação desencadeou um mal entendido daqueles! Pegar o caminho errado porque se esqueceu de perguntar como chegar na casa do amigo do seu amigo que estava dando uma festa, cometer um erro extremamente bobo no trabalho porque as tarefas não foram bem alinhadas ou simplesmente deixar de resolver uma questão importante porque não quis, ou não soube, perguntar como solucioná-la.

Esse tipo de problema é comum e, sim, já aconteceu com a gente. Então, calma, que a ideia não é apontar dedos, mas apresentar uma solução na medida para a comunicação do seu time. Afinal, até o que já é bom tem como melhorar.

Desde que conhecemos o Slack, um aplicativo web e mobile, nossa comunicação interna melhorou bastante. Conseguimos acompanhar diferentes projetos e contatar um ao outro sempre que preciso, com muita facilidade, rapidez e beleza.

E quando, por algum motivo, queremos ou precisamos trabalhar remoto, essa belezinha facilita demais a nossa vida. Por isso, trouxemos um review sincerão e completinho, para te ajudar a decidir se essa ferramenta também pode ser útil por aí.

Como usamos

O Slack nos permite conversar por canais (grupos com várias pessoas) ou enviar mensagens privadas.

Aqui na Aerochimps, o uso do aplicativo se tornou automático. Sempre que estamos na frente do computador, o Slack está aberto. Essa disponibilidade aproxima as pessoas do time, independentemente de onde cada um esteja. Afinal, mesmo quando desligamos o computador podemos continuar uma conversa ou discussão pelo aplicativo mobile. Isso é ótimo porque te exime totalmente da necessidade de ficar abrindo o aplicativo para ver se tem alguma atualização para você.

A gente usa a versão gratuita, mas os planos pagos vêm acompanhados de um histórico completo da conta, com backup de textos, arquivos e tudo mais. Então, o aplicativo serve também para documentação. Na opção grátis a possibilidade de criar categorias de backup de arquivos importantes também está presente, mas é limitada.

Por que usamos e indicamos

O motivo principal é o mais óbvio possível: porque o Slack facilita muito a comunicação. Fica tudo centralizado num só lugar. Sem falar que, com ele, dá para trabalhar remoto com pouquíssimo ruído. E, além de ser muito simples e prático de usar, tem um sistema de notificações excelente.

Mesmo que você não esteja online, quando alguém chama pelo seu usuário, você recebe uma notificação pelo aplicativo do celular. E se você não atender ao chamado prontamente, em poucos minutos, o serviço te envia um email avisando da interação.

Quer mais motivos? Segura aí: ao contrário do Skype, WhatsApp, Gtalk e outros serviços mais convencionais, todas as features do Slack são pensadas para realmente facilitar o processo de se comunicar bem. Ele é muito, muito simples. É bonito, rápido, extremamente fácil de usar e bastante completo.

Se você trabalha em equipe, se a sua atuação é parcial ou completamente remota e ainda mais se o seu time seguir alguma metodologia ágil, esse aplicativo é para você! De verdade. Aqui na Chimps a gente tem, no Slack, nosso próprio canal de Daily, por exemplo. “Ah, mas funciona assim? Mesmo?” Funciona. Mesmo.

O que o Slack melhora

A agilidade da comunicação, a interação com o time, a resolução de problemas simples e qualquer coisa que dependa de uma comunicação fluida para funcionar.

O mais bacana é que dá pra criar canais para diferentes times. Se eu estou trabalhando em três projetos ao mesmo tempo, cada um deles pode ter seu canal de comunicação. Também é possível criar grupos secretos, para lidar com assuntos internos e burocráticos, que dizem respeito apenas aos responsáveis pela empresa.

Além disso tudo, o Slack é multi-account. Então, ter um Slack diferente para cada empresa é algo possível e fácil de ser feito. A gente já participou de ~slacks~ de empresas parceiras e até de clientes.

Dicas para usar o Slack direitinho

Se você optar pelo Slack, vai gostar de saber que, ao usar a ferramenta de ~arquivamento~, uma vez que você coloca um link ou arquivo, ele ficará salvo em uma listagem relacionada ao canal ou à conversa em questão. O que significa mais organização e facilidade na hora de resgatar um documento ou link que você precisa rever.

Ah, e as integrações são sensacionais. Se você assistiu ao vídeo que colocamos no início do texto, sabe que são muitas, como Github, Mailchimp, Twitter, Google Docs, e vários outros.


Avaliação geral

  • Usabilidade: ☺☺☺☺☺
  • Interface: ☺☺☺☺☺
  • Utilidade: ☺☺☺☺☺
  • Preço: $$$ (a gente usa a versão free. Mas existe a paga, que custa $6 por usuário e dá o direito a mais features interessantes, ideais para times maiores, como histórico infinito e diferentes perfis de acesso)

Sobre a publicação

Estamos sempre em busca de ferramentas que, de alguma forma, facilitem nosso cotidiano de trabalho. Imagino que você também. Pensando nisso, resolvemos compartilhar os achados que encontramos por aí e trazer pra cá, uma vez por mês, com um review de alguma ferramenta que usamos, aprovamos e recomendamos.

Esperamos que você goste e que compartilhe com a gente sua opinião: se gostou ou não gostou, usou ou não usou, usaria ou não usaria, etc. Se tiver alguma sugestão de aplicativos para testarmos, também será muito bem-vinda! (:


Gostou do texto? Que tal recomendá-lo? Você também pode seguir a gente no Facebook e no Twitter e ficar por dentro das nossas atualizações semanais. (: