Oi, tudo bem? Venho aqui hoje, falar sobre um assunto que venho refletindo a tempos, e que as vezes eu passo muito tempo refletindo…

Já parou pra pensar, que muitas vezes dentro do ônibus, metrô, ou qualquer tipo de transporte coletivo que você use, você pode estar ao lado de um futuro cientista, médico renomado, ou até quem sabe, o próximo ganhador do Nobel? Para pra pensar em quanto a vida pode mudar daqui a 1, 2, 10 ou 20 anos, o quanto as pessoas vão mudar, evoluir e crescer, seja como pessoa, intelectualmente ou até mesmo espiritualmente. Lógico, tantas coisas boas podem acontecer, mas em contrapeso podem acontecer coisas ruins. Você pode estar ao lado do descobridor da cura do câncer, mas quem não garante que esse hoje, pode ter diversos problemas familiares e, desde criança chora sozinho a noite, pois seu pai alcoólatra bate em sua mãe, e ela, com medo de prejudicar o futuro de seu filho, não pede ajuda ou conta a ninguém, e por isso desde hoje ele sofre de ansiedade e depressão.

Pare pra pensar naquele rapaz de boné, que você achou que tinha cara de assaltante, e escondeu o celular. Você já parou pra pensar que aquele rapaz trabalha desde seus 12 anos pra sustentar sua mãe que tem problemas neurológicos por decorrência do uso de drogas? Ou talvez ele pague o tratamento de câncer do pai dele, e não tem tempo pra estudar.

Ou quem sabe aquele rapaz cabeludo de fone que anda sempre de touca, com a cabeça encostada no vidro. Já parou pra pensar que aquele rapaz, chora todas as noites quando chega em casa, porque foi em uma festa com a namorada, e na volta pra casa um cara bêbado bateu de frente no carro dele, e a namorada morreu, e agora ele se culpa todas as noites pela morte dela? “Ora, ele não foi o culpado da morte dela.” Isso é o que você diz, não o que ele diz a si mesmo quando vai dormir a noite. Ele não quer procurar um psicologo porque não tem coragem de admitir que tem uma doença séria como a depressão.

Seus problemas podem até ser grandes, mas você já parou pra pensar nos problemas dos que estão a sua volta?

)

    Afonso Muller

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade