Não! Você não foi rejeitado!

Você já achou que foi rejeitado após receber algum "não"?

Se já achou, e acho provável que isso tenha acontecido, não se preocupe. Isso é comum, apesar de ser falso.

Receber um "não", não é sinal de rejeição. Receber um "não" é sinal de que seus argumentos não foram aceitos, foram fracos, não convenceram alguém. E só!

"Quer dançar comigo?" "NÃO!"
"Quer comprar meu produto?" "NÃO!"

Não há rejeição nisso. O que há é algo na sua forma de argumentar, ou a falta de argumentos, que faz com que a pessoa não se convença naquele momento. O que falou não funcionou para ela, por algo que você não falou ou por algo que ela está passando.

O ser humano parece ter sido treinado para receber um "não" e dar algum significado como "você é um idiota" ou como "você não está preparado"… mas um "não" é simplesmente um "não", e só quer dizer que você não convenceu naquele momento, e ponto.

Se você queria um "sim", só foi ineficaz no seu argumento, e continua sendo quem já era.

Um "não" que para você pode significar "Não, você é um imbecil", para a outra pessoa pode querer dizer "Não, eu nem entendi bem o que você perguntou, eu não estava ouvindo direito…".

Outro "não" que para você pode querer dizer "Não, você não tem condições de fazer isso", para a outra pessoa pode querer dizer "Não, eu acredito e confio muito em você, mas seus argumentos neste momento é que não funcionaram para o que preciso. Me fale outros.".

Espero que seu próximo "não" seja recebido com mais leveza.

E que você entenda que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

Um ótimo dia!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Alessandro Gonçalves’s story.