Image for post
Image for post

O primeiro amor da Empresa começou lá atrás.
Ele, Publicidade, vinha de famílias tradicionais.
Ela queria digital: Instagram, Periscope e Vine;
ele dizia o foco é off, depois pensamos o online.

Ela falou: “Vamos trabalhar com marketing digital!”
E ele: “Sua boba, o negócio é mídia: rádio, TV e jornal”.

Ela queria ações mais maduras,
mas ele não mudava nem a muque.
Ela queria Pulse e Medium,
ele insistia em memes no Facebook.

Ela adulta,
ele puber.
Ele táxi,
ela Uber.

Ela não perdia um TED, tão esperta…
E ele sempre na TV aberta. …


Image for post
Image for post

quando a dor não tem fim?

Lindas histórias nascem da dor. Essa é uma delas, de anjos inspirando anjos.

Por essa hora, muitos leitores já desistiram. O assunto é denso, ignorar é sempre mais fácil… mas, se você ler até o final, não se arrependerá e até ficará inspirado.

Qual é a maior dor: parto normal ou pedra nos rins? E a perda de um filho? Não há nada menor que comparar grandes dores. Infelizmente, para a imensa maioria, a maior dor é sempre a própria. É muito difícil nos colocarmos no lugar de quem sofre.

Tatiana entrou em contato comigo, disse que leu vários artigos…


Image for post
Image for post

Esta é a 2ª parte de uma série de 3. Se ainda não o fez, leia a 1ª parte antes, e aguarde a publicação da terceira e última parte da saga ou clique no link abaixo para ver direto na MarketingDigital.com.br.

Na 1ª parte, listamos os problemas das “agências digitais” e seus motivos e, agora, mostramos os caminhos.

1ª parte — Como Sua Agência Digital Pode Virar o Táxi do Marketing. Ou: Sobre Uber, Dilma e Renovação

3ª parte — As Instruções de “Ogilvy”, Pai da Publicidade, Adaptadas para o Mundo Digital (cadastre-se para ser informado(a) da publicação).

Não sou nada fã de frases feitas de motivação, mas uma dessas resume bem o momento… Então, lá vai:

Na dificuldade aparecem boas oportunidades…

Deixe-me começar falando dos táxis, que envolvi na primeira parte do artigo, devido à semelhança da situação das agências…


Esta é a 2ª parte deste artigo. Se você não leu a 1ª parte, clique aqui para ler antes.

Se você se interessa por Marketing de Conteúdo, veja a série de 4 vídeos que eu e Rafael Rez estamos apresentando em www.conteudoderesultados.com.br.

Na 1ª parte deste artigo falei do texto da Copyblogger sobre o assunto. O texto da Sonia Simone discorre de forma excelente para outras visões, e vale muito a leitura, mas aqui vou me ater a semelhanças e diferenças entre jornalistas/autores e profissionais de marketing de conteúdo, de acordo com vários aspectos, como o tipo de audiência, proposta…


Esta é a 1ª parte de uma série de 3 artigos.
Clique para se cadastrar e ser informado da publicação das próximas partes:
2 — Como Manter e Crescer Sua Agência Digital (Até na Crise), e
3 — As Instruções de Ogilvy, Pai da Publicidade, Adaptadas para o Mundo Digital.

O pior defeito que um empresário, empreendedor ou gestor pode ter é demorar a perceber sinais. Sinais de que seu cliente está cansando de ouvir as mesmas propostas, sinais de que sua indústria está mudando enquanto seu modelo está estagnado, ou, pior, sinais de que em breve um empreendedor vai chegar com uma ideia que pode acabar com seu negócio. Essas ações, ou inações, podem fazer sua agência digital virar o táxi do marketing.

Reverter uma situação difícil nos negócios tem mais a ver com renovação do que com inovação. Na parte 3, falarei de David Ogilvy, pai da publicidade…


Você é cético? Quer provas inquestionáveis sobre a importância do Marketing de Conteúdo? Que tal uma comprovação formal de que o conteúdo é, hoje, o principal aspecto analisado pelo consumidor no seu processo de compra?

Então você quer comprovações matemáticas ou estatísticas do que realmente funciona? Bem, de certa forma também sou assim, tenho formação matemática, mas a especialização em marketing digital me deixou menos cético, mas ainda bastante exigente. Basicamente, é difícil me convencer sem bons argumentos…

O Marketing de Conteúdo chamou minha atenção pela efetividade. Todos os meus negócios digitais de sucesso foram baseados em técnicas de conteúdo. Quer dizer, minha opinião foi baseada em fatos reais…

Li, recentemente, um excelente relatório feito pela Nielsen (gigante das Pesquisas e Informação) para a InPowered, disponível para download gratuito em http://www.inpwrd.com/nielsen. …

MarketingDigital MD

Fundador MarketingDigital.com.br | Empreendedorismo e Marketing Digital. Professor, Escritor, Consultor e Palestrante. Marketing Digital | Marketing de Conteúdo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store