Lição 1: Pinyin, o Mandarim romanizado e explicado

“Oi” em chinês é 你好. Agora leia esses caracteres. Fale isso. Digite isso no seu teclado. Não dá né? Como seria possível? Com pinyin.

Curioso poema chinês que utiliza apenas uma sílaba, a shi, que mostra como uma sílaba pode ser usada para formar diferentes palavras e expressões: http://en.wikipedia.org/wiki/Lion-Eating_Poet_in_the_Stone_Den
Como explicar o som de um caractere como 吗? Como alguém que tem uma língua romana nativa pode aprender e entender Mandarim utilizando o alfabeto romano? Como é possível digitar os milhares de caracteres chineses, sendo que o teclado tem apenas o alfabeto romano? Com Pinyin!

Traduzindo ao pé da letra, Pinyin significa “fonética” ou “som soletrado”. Logo, pinyin é uma “romanização” do Mandarim (Chinês Padrão).

Com pinyin você pode entender e explicar a pronúncia do Mandarim, além de reproduzi-lo e entendê-lo com o alfabeto romano.

Como o Mandarim é uma linguagem baseada em tonalidades, sem o pinyin é praticamente impossível aprendê-lo se você já não for um chinês.

Voltando ao exemplo do “Oi”, 你好, podemos finalmente explicar o som e a digitação usando pinyin:

你好 = nǐ hǎo = oi

O acento circunflexo invertido indica a tonalidade da palavra, porém tonalidades serão abordadas no próximo post.

Em qualquer dicionário de chinês você pode procurar a palavra tanto pelo pinyin quanto pelo caractere (e pela definição). Todos os registros em dicionários possuem a expressão em pinyin acompanhada do(s) caractere(s) chinês.

Como exemplo, dê uma olhada na entrada para nihao no dicionário Line:

Uma busca por kǒu no dicionário WrittenChinese:

No aprendizado de Chinês, você sempre aprenderá o pinyin, a pronúncia e o caractere das palavras. É possível inclusive aprender só com pinyin, apesar de isso ser bem limitado para o aprendizado do idioma.

O Pinyin possui 412 diferentes sílabas

O Mandarim possui aproximadamente 412 sílabas de Pinyin. Essas sílabas formam todo o idioma, por meio de mudanças de tonalidades e pela combinação entre elas.

Usando o primeiro exemplo, ni hao, temos duas sílabas pinyin: ni e hao. E cada uma dessas sílabas possuem diversas tonalidades.

Nos seguintes links você pode ver e baixar a tabela completa de sílabas:

Pinyin é o pilar do aprendizado de Mandarim.

Texto também publicado no blog: http://aprenderchines.com.br/licao-1-pinyin-o-mandarim-romanizado-e-explicado/

Acompanhe: Blog — Facebook — Twitter — Medium