Conheça a Técnica Pomodoro e produza mais

Técnica italiana é a preferida de muitos na hora de cumprir metas e prazos

No mundo corporativo de hoje em dia, cada vez mais nos estressamos com os prazos e metas que não estamos conseguindo cumprir. Muitas vezes quando conseguimos vencer um prazo já vamos cansados para o próximo, aumentando o stress. Mas hoje vim aqui sugerir uma técnica para te ajudar a vencer seus prazos e metas: a Técnica Pomodoro.

O que é a técnica Pomodoro

Essa técnica foi desenvolvida no fim dos anos 1980, por Francesco Cirillo, que estava buscando uma forma de render mais em seus estudos na faculdade. Utilizando-se de um timer de cozinha, ele organizou suas tarefas e durante o tempo do timer (de 25 minutos), Francesco focava-se exclusivamente em uma tarefa, sem nenhum tipo de interrupção. No momento que ele percebeu que essa técnica funcionava, ele divulgou uma pesquisa sobre a técnica e assim nasceu a Técnica Pomodoro.

Como funciona

Essa técnica consiste em trabalhar por blocos de tempo, que aqui se chamam pomodoro (pomodoro significa tomate em italiano, e era o formato do timer de Francesco).

Cada bloco de tempo possui 25 minutos, e durante esse período de tempo, você deve focar-se exclusivamente em uma tarefa, sem nenhum tipo de interrupção. Após esses 25 minutos, você deve fazer uma pausa de 5 minutos, e após 4 blocos de tempos, você deve fazer uma pausa de 30 minutos.

Essa técnica tem como objetivos:

  • Aumentar a sua concentração;
  • Aumentar a sua produtividade;
  • Diminuir as interrupções/momentos de procrastinação;
  • Saber quanto tempo cada tarefa leva, a fim de melhorar e agilizar;
  • Aliviar a ansiedade.

Resumidamente, a Técnica Pomodoro visa melhorar a nossa gestão de tempo a fim de ficarmos mais eficientes.

Como posso iniciar a Técnica Pomodoro?

Você pode fazer de forma manual ou com a ajuda de aplicativos (Brain Focus é um dos melhores). Até porque, você só precisará de uma lista de afazeres e de um timer.

Comece fazendo a sua lista de afazeres para o dia. Em seguida, divida a lista de afazeres em blocos de tempo de 25 minutos. Caso queira, divida a sua lista em “afazeres planejados” e “afazeres não planejados”. Com isso feito, é começar a trabalhar. Sem interrupções! Com a sua primeira tarefa feita e com o primeiro pomodoro esgotado, marque na sua lista aquilo que você já fez e faça a sua primeira pausa de cinco minutos. Se seu pomodoro se esgotou antes de finalizar determinada tarefa, faça a pausa mesmo assim e inicie de onde parou no próximo pomodoro.

Durante os pomodori (plural de pomodoro) você pode vir a se deparar com interrupções internas e externas. As internas são aquelas que parte de você, como por exemplo, se lembrar de alguma coisa que precisa fazer. Deixe-as para depois, e anote na sua lista de “afazeres não planejados” marcando esse item de alguma forma, para você poder contabilizar as vezes que você se distraiu durante os seus pomodori.

Já as interrupções externas são aquelas que partem do seu ambiente, como por exemplo, seus cachorros latindo. Seja qual for a interrupção externa, você também deve ignora-las ao máximo possível. Só não ignore se for alguma emergência. Você também pode contabilizar quantas vezes você foi interrompido, ao adicionar na sua lista de afazeres com alguma marcação. Se a interrupção não foi algum pedido de alguma coisa, apenas marque a tarefa atual.

Se alguma interrupção, interna ou externa, for alguma tarefa não planejada, você deve realiza-la da mesma forma, com um pomodoro ou quantos forem necessários.

Algumas regras importantes da Técnica Pomodoro:

  • Uma tarefa para cada bloco de tempo;
  • Um pomodoro precisa ter 25 minutos, se você terminar antes, revise o trabalho feito até o timer apitar;
  • Um pomodoro não pode ter mais que 25 minutos, mesmo que você sinta a necessidade disso;
  • Se houver uma interrupção que não pode ser ignorada, reinicie o pomodoro interrompido.

É importante frisar que dependendo da sua tarefa, você poderá terminar muito antes dos 25 minutos e a revisão pode ser um tanto quanto uma perda de tempo. Caberá a você a seguir em frente na sua lista ou não.

Quais os resultados da Técnica Pomodoro?

Ao anotar os seus afazeres diários, você consegue se organizar melhor e melhorar as suas metas diárias no trabalho (ou na vida pessoal) e consegue acompanhar melhor os seus resultados e avanços.

Com alguns dias utilizando essa técnica você começará a perceber alguns benefícios, como:

  • Saber quanto tempo você demora em determinada tarefa;
  • Saber o que te distrai rotineiramente;
  • Saber quais são as suas interrupções mais comuns.

Com informações de: Ramon Kaio; Exame.


Originally published at wesco.com.br on May 17, 2016.
Texto feito para o blog da empresa Wesco.