O início

Álicé Viana F.
Aug 25, 2017 · 2 min read
“A ideia é apenas o início”

A louça está lavada. Ou a pia está cheia, e não há ninguém mais na casa para se importar se há ou não louça suja esperando tomar banho.

Todas aquelas obrigações da semana estão feitas, e após um dia ou dois de procrastinação, de pães e bolos feitos e entregues, não sobra muita coisa a ser feita.

Ah, sim, tem aquelas séries finalizadas que estou assistindo. mas não estou com vontade. Tem também aqueles mais mil e quinhentos (1,636 para ser mais exata) emails do YouTube, com todos os vídeos de canais que amo, tudo atrasado. E não vamos nem mencionar a pilha de livros comprados e não lidos.

Mas nada disso importa; não to com vontade pra nada. O Facebook, tão agitado em dia de semana (quando não deveria ser), está deserto no fim de semana.

Lá fora, os pássaros cantam, as nuvem passam, ou a chuva cai. Aqui dentro, a matilha dorme após o passeio sagrado, se levantando de vez em quando para ver qual foi a “audácia” da vez na rua — se foi o vento, se foi alguém passando na frente de casa ou se foi algum barulho que só eles ouvem, que os fizeram se levantar para latir.

É, só o que me resta é abrir o Medium. Ou o word. Ou qualquer outra plataforma de edição de texto, e escrever aquelas palavras que estão engasgadas há algum tempo.

É melhor quando há um tema, quando há inspiração, quando há raiva, quando há vontade.

É pior quando abro a tela em branco, ou semi preenchida, e de nada adianta porque simplesmente não tá rolando. Quando é assim, não adianta eu me obrigar a escrever nem um paragrafo sequer, nem um determinado numero de palavras. Vai ser um lixo e as chances de um descarte quando o momento ideal aparecer são imensas.

Mas hoje não. Hoje é um dia bom. Talvez não ideal, super inspirado, super fluindo. Mas é um dia bom.

E então, nesse caso, com o medium aberto, já tenho mais de 300 palavras. Sobre “nada”, é claro. Mas já é um inicio. E é isso que importa. Quem sabe, mais tarde, ou amanhã, seja mais um momento bom, e algo a mais saia? Ou então o que foi aberto foi o word, e mais alguns parágrafos daquele projeto estacionado é escrito?

Quando percebemos, fomos além.


Texto escrito para o exercício número 1 do Ninho de Escritores Online. Feedback é legal, fique à vontade. :)

)

Álicé Viana F.

Written by

Cozinheira e padeira de coração, jornalista por formação. E outras coisas. Brisando desde 1990. @All_182 no instagram e twitter. http://all182.tumblr.com/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade