Saiba o que é a sustentabilidade empresarial

Você já ouviu falar em sustentabilidade empresarial? O assunto não é muito falado, e muitas empresas dizem apenas da boca para fora que praticam a sustentabilidade em seus locais de trabalho, como se isso fosse garantir a proximidade de consumidores preocupados com o meio ambiente.

Algumas empresas utilizam de algumas de suas práticas sustentáveis para ser o diferencial que possuem para oferecer aos consumidores e/ou clientes seus produtos. Porém são poucas as empresas que realmente se preocupam com essa questão. Abaixo, confira algumas informações sobre a sustentabilidade empresarial.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um composto de ações que uma empresa decide tomar, a fim de visar o respeito com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da sociedade na qual a empresa está inserida.

Para ser considerada uma empresa sustentável tanto ambientalmente como socialmente, a empresa precisa assumir e defender atitudes éticas, atividades que visem seu crescimento econômico sem causar ainda mais danos ao meio ambiente, além de assumir e defender formas de contribuições para o desenvolvimento da sociedade na qual ela está inserida.

Por que a sustentabilidade empresarial é importante?

A sustentabilidade empresarial é importante, porque além de visar o cuidado com o meio ambiente, a prática da sustentabilidade empresarial também possui a habilidade de transformar positivamente a imagem dessa empresa perante os seus clientes e/ou consumidores.

Essa transformação da imagem empresarial é importante porque cada vez mais a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente são assuntos importantes para a sociedade. Logo, se a empresa não possuir uma postura similar com a da sociedade na qual ela está inserida, ela corre o risco de ficar para trás.

E é justamente por isso que algumas empresas ficam para trás, porque acabam escolhendo “maquiar” a sua sustentabilidade com a prática de atitudes superficiais que acabam visando apenas o marketing. Para que a empresa seja considerada sustentável, a sustentabilidade empresarial dela deve mostrar resultados práticos, significativos e reais para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Além da transformação positiva da empresa perante seus clientes e/ou consumidores, outros benefícios da sustentabilidade empresarial são:

  • Economia: uma empresa que, por exemplo, faz reciclagem, faz reutilização de água, faz reaproveitamento de sobras de matéria-prima da produção, entre outros, consegue ver uma economia com a redução de gastos e de custos de produção.
  • Melhoramento nas condições ambientais globais: pensar em como uma empresa pode ajudar nos impactos ambientais é garantir que os netos e bisnetos desses empresários tenham um lugar para se viver.
  • Satisfação de funcionários, parceiros e colaboradores: uma empresa que se compromete à sustentabilidade empresarial se transforma num lugar onde as pessoas se sintam bem e satisfeitas de se trabalhar.
  • Valorização das ações na bolsa de valores: empresas que praticam a sustentabilidade empresarial possuem ações financeiras mais valorizadas, pois cada vez mais há indivíduos que se preocupam em investir em empresas engajadas socialmente e ambientalmente.

Essas são alguns dos benefícios que a sustentabilidade empresarial pode trazer para uma empresa. Vale ressaltar que os benefícios podem variar, e até mesmo podem ser outros, dependendo de empresa para empresa.

Quais são as práticas da sustentabilidade empresarial?

Cada empresa pode definir uma prática que melhor combina com ela, porém existem algumas práticas que são amplamente conhecidas e que fazem a diferença. Confira algumas:

  • Utilização de sistemas de reaproveitamento e de tratamento de água;
  • Uso consciente da água e de energia;
  • Reciclagem de lixo;
  • Reutilização das sobras de matéria-prima da produção;
  • Elaboração de projetos educacionais voltados para o meio ambiente;
  • Adesão de projetos que visam o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade onde a empresa se encontra;
  • Uso de material reciclado para a confecção de seus produtos, de suas embalagens, dos uniformes de seus funcionários, etc.;
  • Uso de filtros que retém resíduos poluentes;
  • Descarte correto de seu esgoto, de seus resíduos e sobras químicas e de qualquer outro produto poluente;
  • Não utilizar mão-de-obra escrava, nem infantil.

Além de dez exemplos de práticas sustentáveis que uma empresa deve realizar, existem diversas outras.

Além dessas práticas que ajudam a definir se uma empresa pratica ou não a sustentabilidade empresarial, aqui no Brasil existe o Índice de Sustentabilidade Empresarial, criado pela Bovespa, e é excelente para os consumidores analisarem as empresas.

A Wesco também oferece sustentabilidade

E a Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessária sustentabilidade. Veja mais informações no site: wesco.com.br

Com informações de: Sua pesquisa


Originally published at wesco.com.br on August 16, 2016.
Texto feito para o blog da empresa Wesco.