A louca dos aplicativos

- Calma, perdi o começo do filme, como é isso?
- Ah, a menina é tipo tu: a louca dos aplicativos…
(diálogo com minha irmã há alguns meses)

Que eu amo tecnologia não é muito segredo — a pessoa cursou Ciência da computação, pelamor. Tenho uma queda declarada por plataformas sociais. Tenho perfil em n redes sociais/sites de compartilhamento de conteúdo. No about.me tem algumas listadas, mas são por volta de 13 ~15 ativas (Twitter sempre o favorito ♥), tenho mil apps instalados no smartphone e procurar e testar ferramentas novas é praticamente um hobby.

Sou aquela que no meio de uma conversa sobre qualquer coisa, solto: Mas tem um app/um site/uma extensão que trata justamente disso! #alok Confesso que tenho uma quedinha especial por ferramentas de produtividade — já viu onde mora o ponto fraco da pessoa né?

Então vamos usar esse poder para o bem! Vou começar a recomendar aqui algumas das ferramentas que já testei, uso e gosto — ou que tenho boas recomendações,mas ainda não testei por, por exemplo, serem de um nicho diferente (iOS, por exemplo).

Começo por um dos meus vícios, se é que podemos chamar assim: extensões para navegador. Extensões, explicando de um jeito bem superficial, são tipo funções extras que você pode instalar no seu navegador. Meu navegador padrão é o amado-porém-assassino-de-memória-RAM, Chrome. A maioria das extensões aqui só foram testadas nele, mas algumas estão disponíveis para outros navegadores também.

Atualmente tenho 25 instaladas aqui! Não falarei de todas agora, mas vamos à algumas das favoritas e mais usadas:

  • Newsfeed erradicator— ah, essa é muito amor! Sabe quando você cansa de todo o mimimi da sua linha do tempo no Facebook? Ou quando percebe que você gastou a última meia hora do seu dia rolando a timeline vendo besteira? Essa extensão te ajuda ocultando o feed de notícias e substituindo por citações sobre gerenciamento de tempo (aka frases motivacionais haha).
  • Momentum — suspiros mil de amor por essa. O Momentum tem uma única missão: mudar sua página de Nova guia. A cada vez que você abre, ele mostra uma tela com o horário, temperatura, uma frase inspiradora e o melhor: uma imagem diferente de algum lugar do mundo. Dá também para configurar links fixos nele e incorporar sua to-do list.
    Por que gosto? Foram incontáveis as vezes em que bastou abrir uma nova guia para acalmar meu estresse e me lembrar que o mundo tem coisas lindas ♥
Exemplo do Momentum.
  • StayFocusd — como uma procrastinadora de carteirinha, essa não poderia faltar. Funciona assim: liste nela os sites que mais te consomem tempo e determine um tempo máximo que pode gastar neles. Uma vez que você atinge esse tempo, ele bloqueia o acesso a esses sites.
    A extensão tem mensagens super divertidas nas configurações e até opções extremas, como a opção Nuclear (bloqueia TODOS os sites por um determinado período de tempo — nunca precisei dessa não, mas vai que…).
  • Bit.ly — o Bit.ly é um famoso encurtador de links e possui uma extensão pra Chrome super útil na hora de mandar aquele link IMENSO pros amigos. Além de tudo, você pode personalizar os links — em vez de mandar o link de um formulário do Google docs, por exemplo, gera um bit.ly/meuFormulario.
  • Lembrador Méliuz — coisa que todo mundo gosta é cupom de desconto. Mas o Méliuz ainda tem mais: em alguns sites, com o cadastro no Méliuz, você recebe uma porcentagem do valor da compra de volta! Pode ser 1%, 2% ou até 5%. Okay, para compras pequenas não é muito… Mas compras maiores rendem um dinheirinho bom! A extensão te avisa sempre que você está em um site vinculado.

Paro por aqui por hora. São várias extensões, fora apps e serviços web. Mas tem tempo =) Qualquer dúvida, só dizer!

Ah, e se quiser sugerir alguma, terei o maior prazer em testar (sério!) =)

Like what you read? Give Amanda Barbosa a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.