Ana, e como será o seu tratamento?

Ana Paula Nacer Bier
4 min readMar 23, 2016

--

Outra dúvida muito comum é: Ana, mas e aí, como será o seu tratamento? Vai fazer quimioterapia? Vai fazer a cirurgia primeiro? Vai ficar careca mesmo? Hehehe

Primeiro é bom salientar que cada caso é um caso, então o que eu relatar aqui servirá para o meu tratamento, mas não necessariamente para outras mulheres, ok?

Na última consulta com meu querido Dr. Cléverton, eu e o Love já estávamos bem mais relaxados que das últimas vezes, pois já que temos mesmo que enfrentar essa fase, então relaxa e… aproveita! Ah, teve mais uma agulhadinha durante a consulta (Senhor!). Fiz punção dos linfonodos da minha axila, pois estão levemente inchados, e precisamos avaliar se a minha axila também está comprometida. Nada de mais, viu, pois os outros exames já mostraram que está tudo ok com o resto do meu corpitcho.

Depois de suar frio com as agulhadas, fui apresentada à médica oncologista clínica, Dra. Ana Maria, que será responsável pelas minhas quimioterapias. Meu tratamento será desenvolvido assim:

1ª etapa: QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia é um tipo de tratamento para câncer que usa medicamentos para interromper ou retardar o crescimento de células que crescem e se dividem rapidamente. Dentre elas estão as células cancerígenas, mas também estão as células do revestimento da boca e intestino, e as que fazem o cabelo crescer. Esta etapa terá duração de 6 meses, e será dividida em duas partes:

· Quimioterapia “branca”. A branquinha sem limão, açúcar e gelo. Serão 12 sessões semanais desse elixir que promete reduzir bem os meus coleguinhas do peito. Seu principal componente é o Taxol. Dizem as boas línguas que a quimio branca tem menos efeitos colaterais e é mais suave que a quimio vermelha. Vamos torcer.

· Quimioterapia “vermelha”. Tem esse nome por que, adivinhem, ela tem a cor vermelha. Seus principais componente s são a Doxorrubicina e Epirrubicina. Ela é temida pelos efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, dores nas articulações, feridas na boca, constipação ou diarreia, além da alopecia (queda de cabelo),enfim, muito daquilo que vemos na TV. Serão 4 sessões, com intervalos de 21 dias, e eu espero que passem bem rapidinho.

2ª etapa: Cirurgia

Após os 6 meses de quimioterapia, serei submetida a uma cirurgia para a retirada dos tumores, ou do tecido em que eles estavam alojados. Digo isso pois, durante a quimio os tumores tendem a diminuir, e em alguns casos, eles somem! Mesmo assim é necessária a cirurgia para a retirada desse tecido. No mesmo procedimento já é realizada a cirurgia estética, e eu fiquei sabendo que o cirurgião plástico da equipe do Dr. Cléverton é excelente! Vou sair de lá toda thuthuca já!

3ª etapa: Radioterapia

Por último, não menos importante, vem a radioterapia. Não tenho certeza de quantas sessões vou ter que fazer, vai depender das reações do câncer a todo o tratamento anterior. A maioria das pessoas não têm a menor ideia de como é uma sessão de radioterapia. Nem eu. Mas eu e meu esposo temos sido alunos aplicados, e em uma oportunidade específica vou falar tudinho sobre a radioterapia.

E depois disso? Ainda não sei. Vai depender de muitos fatores, um deles é o resultado do Painel Imunohistoquímico, que nos dirá com exatidão as características da minha doença. Vai depender também dos resultados das etapas anteriores.

Resolvi que não quero pensar a longo prazo. Sempre julguei importante o planejamento, e ainda julgo, mas quero viver um dia após o outro, viver com intensidade o presente, somente com a certeza de que o futuro será Brilhante!

Agora, mudando de assunto. Ontem eu resolvi inovar e mudar o visual. Já que a queda de cabelo vai acontecer, porque não já desapegar do cabelão? Para essa empreitada tive a companhia das minhas primas Paty e Cassiê, que foram comigo ao salão do queridíssimo Vinícius Espíndola, e aderiram ao curtíssimo em minha homenagem… fofas né ❤

O meu cabelão se foi, e pra ser sincera eu adorei o resultado. Dá uma olhada:

Gostei muito! O trabalho do Vinícius é excelente.
Olha elasssss! Lindas e parceiras.

Bom, amanhã provavelmente será a minha primeira sessão de quimioterapia. No próximo post vou contar sobre essa experiência. Beijos no coração ❤

--

--