Atenção Viajantes do Cabe na Mala: Nova intimação!

Ana Paula Lessa
Jul 13, 2019 · 3 min read

Viajantes, seguimos na luta! A Receita Federal voltou a nos enviar intimações, desta vez solicitando as notas fiscais dos produtos trazidos. Eles pedem também as datas de entrada dos produtos no Brasil e se ainda estamos na posse dos mesmos. E como podemos responder? Abaixo segue uma sugestão de como vocês podem responder a intimação:

“Prezada (o) [Nome da(o) Auditora(o)],

As Notas Fiscais dos produtos trazidos ficavam disponíveis no site do Cabe na Mala para consultarmos quando quiséssemos, e para não ultrapassarmos a cota dos 500 dólares estabelecida pela alfândega. Porém o site não existe mais e infelizmente não consigo consultar para poder cooperar com a ação da Receita Federal.

Note que a cota dos 500 dólares estabelecida pela alfândega, ainda que pessoal e intransferível, nos permite trazer produtos para outrém. A informação constava nos Termos de Uso do site do Cabe na Mala junto ao PDF do Guia do Viajante Internacional da Receita Federal.

Afim de ajudar, busquei ainda pela fundadora do site, a Ana Paula Lessa Tojal Vale, a qual também não tem mais a informação, justamente por que o site não existe mais desde o ano 2016, quando receberam a primeira notificação da Receita Federal de não concordância com as atividades da empresa. Porém ela foi super solícita e disponibilizou os dados de contato para que vocês possam contatá-la diretamente para quaisquer esclarecimentos. [Favor solicitar os meus dados no privado!]

Quanto a informação sobre a data de entrada dos produtos no Brasil, se deram na data de volta da(s) minha(s) viagens, informação já passada tanto pelas fundadoras do site, quanto por mim, em intimações anteriores.

Sobre os produtos, os mesmos estão na posse de seus devidos compradores.

Fico a disposição para quaisquer esclarecimentos visando sempre a cooperar com a Receita Federal.

Atensiosamente, [seu nome]”

É isso, viajantes, fico no aguardo do contato de vocês para pegarem os meus dados. Vocês podem me encontrar no Linkedin ou no Instagram (aptojalvale). Facebook não é um bom canal, pois novos contatos ficam de forma muito discreta e pode ser que eu não perceba e demore a responder.

No mais, quero aproveitar para dizer que nós somos muito FODAS mesmo! Para quem conhece a história do Cabe na Mala, sabem o quanto lutamos por esta disrupção, que proporcionou muita gente que não tinha como fazer uma viagem internacional, comprar um produto que não vende aqui no Brasil, ou um produto com um preço mais justo.

Com muito pouco, nós fizemos muito! Começamos fazendo investimento do nosso próprio bolso, transformei a casa dos meus Pais em uma “república” para pagar as contas e a minha Faculdade. Depois, com o apoio do Sebrae RJ com o famoso PC (Paulo Cezar), que nos levou para o Tech Crunch Disrupt em San Francisco, em Setembro de 2013, conseguimos investimento do próprio Governo, em Minas Gerais com o André Barrence. Em seguida recebemos investimento anjo do Fábio Póvoa em Campinas. E por fim recebemos investimento da editora Abril em São Paulo com o Guilherme Massa, Daniel Grossi e Rogerio Tamassia e da Plug and Play na California com a Yael.

Quando vimos já estávamos fazendo entregas no Brasil inteiro, prontas para expandirmos as operações para outros países e nos internaciolizarmos, até recebermos a intimação da RF e descobrirmos o Processo com fins Criminais (acusação de crime de descaminho e contrabando). Nesse momento, preferimos encerrar as atividades, pois éramos muito novas para corrermos o risco de uma Ficha Criminal ou até mesmo sermos presas.

Quero deixar aqui a minha eterna gratidão a todos aqueles que acreditaram e acreditam na gente. Muito obrigada Fábio, Seed/Governo de Minas/Andre Barrence, Abril/Gui Massa, Rogerio e Daniel. Espero um dia poder retribuir tudo o que vocês fizeram pela gente!

Obrigada Mãe, obrigada Pai ❤

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade