Não, isso não é uma dieta. É uma estratégia nutricional low carb muito mara.

Ana Barella
4 min readSep 26, 2017

--

“ É uma estilo de vida saudável, amiga!”

Hoje eu estava olhando o feed do Instagram de b o b e i r a, como sempre, e me deparei com um post sobre uma tal de “estratégia nutricional low carb”.

Pois é, queridas. A vida é cheia de surpresas e o ser humano ta sempre se superando: agora gourmetizaram até a dieta. Opa, dieta não, “estratégia nutricional”.

Para as pessoas que passaram os anos 2010 em uma caverna sem wi-fi eu explico o que é “low carb”: “low” é pouco e “carb” é carboidrato. Tudo em inglês, porque em inglês é mais chique. Juntos, esses termos caracterizam uma dieta que não permite carboidratos de nenhum tipo, logo, esqueça macarrão, arroz com feijão, pão na chapa com requeijão na saída e outras maravilhas gastronômicas da padoca paulistana.

Aaaah mas como sou bobinha. Me esqueci que você não precisa se privar de nada. Sempre dá para substituir:

Substitua seu arroz soltinho por ARROZ DE COUVE FLOR.

Sua macarronada com molho à bolonhesa por …. MACARRÃO DE ABOBRINHA. Afinal de contas, fica igualzinho!

E esquece o pão na chapa com requeijão na saída. Não tem nada que chegue nem perto disso no mundo low carb. Mas se bem que você pode fazer uma lobotomia para esquecer que já comeu um. Isso mesmo. Substitua o pão na chapa requeijão saída por uma lobotomia que é sucesso!!! Mara!!

Aaa mas se bem que pode carboidrato no dia “lixo”, como fui me esquecer? Uma vez por semana você pode engolir um Big Mac e um Quarteirão duplo com batata frita gigantesca sem nem mastigar e ainda aplicar glicose na veia! Tudo sem culpa.

Uau! Que saudável essa estratégia nutricional que não é uma dieta!

Agora que contextualizei, acho que já deu para entender um pouco melhor a minha surpresa ao ler o termo, não é? Já a minha reação à estratégia nutricional low carb foi meio vestigial. Quando me dei conta, estava dando uma de hater de portal e perguntando sem ironia nenhuma à autora da postagem:“ você quis dizer dieta sem carboidratos?”.

Obviamente eu fui escrotizada nos comentários por ídolas do Dr. Dukan, o cara que inventou essa maravilhosa “estrategia nutricional”. (Detalhe que até o Dr. Dukan chama a Dieta Dukan (trade mark) de dieta. Por sinal, só de eu digitar esse termo, antes mesmo de postar, chegou um boleto aqui em casa.)

Ninguém nos comentários do famigerado post quis admitir que está de dieta pro resto da vida e que isso não é saudável. Pelo menos não para a sanidade mental. É um estilo de vida saudável, muito mara, lacrador, digitaram as fanzocas do Dunkan enquanto comiam um pão de farinha de aveia e preparavam um brigadeiro feito de beterraba.

Eu questiono esta terminologia porque estar de dieta sem data de expiração é distópico, causa estranheza, mas aplicar uma estratégia nutricional low carb normaliza uma parada que dura até você ter uma crise de ansiedade por conta da neurose que desenvolveu no caminho. Afinal de contas, quem não fica doido comendo abobrinha enquanto finge que está mandando bala em uma macarronada cheia de queijo parmesão?

E se você não ficar doente ou desenvolver um distúrbio alimentar camarada, vai acabar desistindo e engordando (ó não, isso seria o fim do mundo!). Ou até morrendo mesmo, existem relatos de pessoas que literalmente morreram por causa dessa piração do “santo” Dr. Dukan.

Mas as fanzocas seguem postando, tuitando e fazendo snaps:

Pra você ser magra não pode colocar um grão de arroz na boca nunca mais e não, isso não é uma dieta, amigaaa! É uma estratégia nutricional, que bobinha, não entende nada ela.

Fica então uma reflexão ai embaixo:

Para você o que importa mais? Ter saúde mental e uma relação boa e lúcida com o que você come ou ficar magra e esfomeada de uma maneira “saudável”, provavelmente por um curto período de tempo e ainda desejar o mesmo pra sua amiga?

Ps1: já fiz essa dieta e desenvolvi a neurose. *ironia* Super saudável recomendo super lacre demais amiga fiquei magraaaaaa nossa muito top ser magra. *ironia*

Ps2: se o seu nutricionista te passar uma “estratégia nutricional low carb” pergunta há quanto tempo ele não come um pão na chapa requeijão saída. E se ele falar “nunca comi” indique a padaria mais perto e torça para que siga seu conselho e seja finalmente feliz.

Ps3: Não estou falando para todo mundo se entupir de pão na chapa requeijão saída, viu? Não sou uma menina que banaliza o extraordinário. Só estou questionando práticas pseudo saudáveis e suas respectivas banalizações e divulgações por meio de nomenclaturas equivocadas e posts hipócritas.

E fica aí uma reflexão final para vocês:

Manteiga é ou não é um carboidrato?

É isso aí galerinha, durmam com esse barulho. Vlw, Flw!

--

--

Ana Barella

Padoqueira profissional desde 1990 e jornalista. Nunca terminou a última temporada de Lost e não consegue parar de falar, nem por cinco minutos.