Porque larguei a igreja.

Amiel modesto Vieira
5 min readJan 7, 2016

--

Boa noite. Acho que este é um dos textos mais importantes pra mim em vida. Como alguns de vocês já sabem, Eu tenho uma mania, expor o que sinto. Às vezes isso é bom, outras não. Tudo na vida tem um preço, tem recompensas e tem dilemas, Eu tenho os meus e vocês os de vocês.

Nasci num lar praticamente cristão, meus pais católicos se converteram quando eu tinha 2 anos. A igreja era aquela dos anos 80 sabe? Não pode isso, não pode aquilo e nem aquilo outro. Acho que me decidi por Cristo aos 7 anos e vivi bons tempos em meio a igreja. Foram quase 20 anos de Assembléia de Deus e mais uns anos em outras igrejas.

A minha relação com a igreja nunca foi das melhores , sempre fui cheia de dúvidas e sempre procurei respostas. Ouvia que na igreja não se podia duvidar, questionar a autoridade e a palavra durante um boooom tempo. O meio pentecostal te pega peças e você passa a viver em uma dimensão sensível demais, longe da realidade , longe da humanidade. ( Essa é a minha visão)

A questão é que sempre ouvi: cuidado com o “mundo” e eu me questionava sobre que mundo era esse. O sistema mundo como eu ouvia , separava os da luz com os das trevas. Os que viam as coisas pelo olhar da bíblia e os que estavam bem longe disso. Ouvia também que eu deveria buscar converter os outros, mostrar a luz do meu lado para que eles fossem iluminados.

O engraçado de tudo é que este ensinamento não me descia. Eu me perguntava, mas como é possível estar no mundo e não viver nele? Aquelas frases feitas sabe ? Não sou daqui, tô emprestado. Meu lugar é o céu, coisas assim. Já lamentei muito ter iniciado no meio pentecostal por causa disso, mas essas questões foram interessantes porque acabaram permitindo outras chegar e prevalecer.O bichinho da dúvida começou a provocar suas mudanças nos idos de 2012.

Não vou descrever todo o caminho até aqui, porque é longo e cheio de pedregulhos, mas vou facilitar a sua leitura. O que questiono, o que pondero e o que levou a tomar essa decisão? Primeira coisa, questiono o lugar do feminino. A igreja pelos ensinos paulinos e depois um pouco apropriadas por agostinho, apoiou a visão judaica e sempre “culpou” a mulher pelo destino da humanidade e a sua posição na sociedade sempre foi de opressão como culpa pelo pecado original. Ela deve ficar calada, não ensinar, não abençoar,pois o maior abençoa o menor. Engraçado que o catolicismo e o protestantismo adquiriram e apoiaram, ainda apoiam essa ideia até hoje. O que me fascina no catolicismo é a posição de Maria como intercessora, quase que a versão feminina de Deus, mas sempre na posição secundária.

Em segundo lugar o que ponho em cheque é a falência da Igreja como projeto. Ela esqueceu do evangelho, do Cristo, produziu uma máquina , um marketing e uma aparência que não condizem com o Cristo como pessoa e como Deus. A igreja evangélica vive belicosamente, prega o amor do seu jeito, mas não sabe amar. Ou me aceita como Sou ou se prepare para um fim de dor, sofrimento e pânico: Inferno, Geena, Hades. Fala-se da igreja católica, mas observe o projeto neopentecostal, gerindo espaços, ampliando tendas com o objetivo do poder pelo poder como num jogo de xadrez, onde o bispo e o rei são peças chaves. A belicosidade também se refere ao diferente, não ao humano por ser humano, mas ao humano que está fora do padrão, o homossexual é um exemplo claro, algo que sempre existiu desde a época mais remota registrada na bíblia. E Jesus disse que nesses tempos o amor de muitos se esfriaria, sim esfriou dentro do seu próprio terreno, da casa que diz o adorar.

Em terceiro lugar e acho que soma do primeiro e resultado do segundo, vive e prega os dualismos- Deus — Diabo, Pecado-Salvação, céu- inferno — esquece as contingências do cotidiano e perde-se em meio a contemporaneidade. Numa sociedade a procura de respostas, a igreja vive uma estrutura feudal, cléricalismo exaltado sem se reformar, sem refletir , sem reler a bíblia com os olhos do hoje, sem pedir perdão, sem estender a mão e chamar pra chorar e se repensar.Não, Não. Está tudo certo em jerusalém, a jerusalém do celeste porvir , essa resolverá tudo, fique tranquilo, seja bom menino e Jesus estará te esperando com a frase : Servo fiel, foste fiel no pouco, no muito te colocarei. Hum…..

Pergunta: Larguei a igreja. Sim, Larguei. Desisti de Deus, não. Sigo desencaixada no momento, procurando fazer como o Cristo que sentava a mesa com os chamados pecadores, pobres, desamparados pela sociedade religiosa e que não os queria nela, se não cantassem todos a sua música. Um cristo que não condenou a prostituta e tranquilamente acho que não condenaria o homossexual ou o cara que acreditasse em outro Deus ou praticasse outra forma de chegar a transcendência. Ah Ana, Deus é amor, mas também é justiça, se essa justiça está fora do amor a ele( mesmo do nosso jeito tosco de ser) e ao próximo, desculpe isso não será justiça. Aprendo mais de amor e de evangelho com o mendigo, o homossexual, o amante, a moça tida como adúltera ou o rapaz drogado do que nos suntuosos templos em que se fala de “Jesus”.

Ah, mas você está sem emprego, tem depressão e etc….e daí? Ironicamente, fecho com as palavras do mais machista dos apóstolos , o baixinho e talvez primeiro celibatário do cristianismo (fruto do seu tempo e seu nascedouro no judaísmo farisaico): Paulo. Leia com as suas palavras no século XXI e na sua contingência pessoal. Gl. 3;28 Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus — e também- Gl 5:6 -Porquanto em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm qualquer valor; mas sim a fé que opera pelo amor.

Beijos e obrigada por ter lido até aqui. Comente se achar necessário.

--

--