Análise: Papers Please
Olá, Geeks. Estavam com saudades do 8-Geeks? Pois, podem ficar tranquilos, estamos de volta e em ótimo estilo. Hoje, venho pra apresentar-lhes o jogo “Papers Please”. Neste jogo de gameplay, essencialmente simples, mas bastante difícil você é um homem que vive em Arstotzka. Você conseguiu seu emprego através de uma loteria do governo, você é designado para trabalhar em um posto de imigração e sua função é verificar a documentação de todos que desejam entrar em Arstotzka.
A primeira vista, o jogo aparenta ser muito simples e não passar de um joguinho pra passar o tempo. Mas, isso é apenas uma primeira impressão, que passa rapidamente. Papers Please possui uma história profunda e cheia de escolhas morais. Durante o passar dos dias, no jogo, o jogador vai compreendendo a situação em que se encontram os países da região. O jogo não nos mostra a história dos países antes ou depois do mês em que o gameplay do jogo se desenvolve, mas durante as conversas com as pessoas que estão tentando entrar no país você pode notar algumas coisas. Arstotzka provavelmente fazia parte de algum outro país maior, semelhante a URSS e apenas recentemente conseguiu se tornar livre, Arstotzka ainda é um país socialista, após a separação da antiga república a relação entre os países da região é bastante tensa.
Durante o passar dos dias, o jogador precisará aprovar pessoas para que receba um salário diário e com esse dinheiro possa pagar o aluguel do apartamento em que o protagonista vive com a família, além de comprar comida para todos os membros da casa (o protagonista, a sua esposa, filho, tio e sogra), remédio quando um deles adoecer, pagar pelo aquecimento do apartamento e assim impedir que algum deles acabe falecendo. Se o jogador conseguir progredir no jogo, com o passar dos dias, o personagem principal recebe a notícia que sua irmã foi sequestrada e que ele pode optar por adotar, ou não sua sobrinha.
Dentre as pessoas que podemos optar por deixarmos ou não passar, iremos encontrar algumas muito interessantes e com histórias que nos deixarão em dúvida quanto ao que fazer. Um desses e o que mais gostei, durante o decorrer do jogo, é JorjiCostava, você o conhece no terceiro dia do jogo, quando ele tenta entrar com um passaporte falso desenhado com giz de cera. No dia seguinte, ele retorna e novamente está com a documentação errada, mostrando claramente que ele não irá nos apresentar sua real documentação e que não deve ser alguém de bem. No terceiro encontro, Jorji nos apresenta uma documentação que está correta, fazendo o jogador ter de decidir se irá aprovar a entrada daquele homem, que claramente é um falsário, e perder dinheiro, ou aprová-lo e permitir a entrada de um possível criminoso no país.
Papers Please é um excelente jogo de visual simples e com uma história cativante. O jogo possui vinte finais diferentes para entreter os jogadores, além de vários achievements possíveis. Jogue Papers Please e veja como se comporta a sua moral em uma situação de extrema pressão. Caso já tenha jogado, deixe sua opinião aqui nos comentários.
Nota: 4/5