O interfone

Fonte: http://eixoalternativo.blogspot.com.br/2015/10/12-coisas-que-toda-crianca-brasiliense-ja-fez.html

Poucas coisas são mais irritantes do que o toque de um interfone. Nem o telefone celular, nosso fiel companheiro, consegue interromper a rotina com tanta eficácia.

Quem nunca acordou de manhã cedo assustado, com o interfone disparando, só para descobrir que era alguém pedindo doação? Ou testemunhas de Jeová trazendo a boa nova? Tirar alguém da cama no domingo de manhã para oferecer uma boa notícia é como chutar a canela do sujeito para lembrá-lo de quem tem perna.

E sempre tem chance de ser um engano. “Pronto?” “Alô, é da casa da dona Odete?” “Não.” “Hein?” “Não tem essa pessoa aqui, não.” “Desculpa aí, foi engano.” Que bom, se não fosse a explicação eu jamais saberia.

Ou um trote — quem nunca apertou todos os botões do interfone e saiu correndo? Você lá, perguntando quem é, e o autor longe dali, rindo à beça. Não importa se você estava apertado para ir ao banheiro, ou se tinha acabado de começar a dar banho no cachorro.

Aliás, já reparou como o interfone tem uma estranha mania de tocar quando você acaba de fechar a porta do banheiro? Os mais calculistas esperam você tirar a roupa, abrir a torneira do chuveiro e molhar a pontinha do pé na água gelada. Outro dia li um estudo provando que em um condomínio suficientemente grande, o interfone tem três vezes mais chance de tocar no apartamento dos casais que preferem transar de dia.

Mas o pior mesmo é o interfone não deixar você chamar alguém na rua. Devia ter um jeito de você tocar de dentro da sua casa e soar lá embaixo, na portaria, para chamar quem estivesse passando lá fora. Já pensou? “Alô?” “Oi, você é o entregador de pizza?” “Quê? Não, só estava passando e tocou aqui o interfone.” “Ah, tá. Beleza, foi engano.” E você rindo lá em cima, do alto do seu apartamento, saboreando sua vingança.

Pelo menos o mundo seria mais justo assim.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade