PORRA CRUYFF

Em memória a um dos maiores nomes do esporte mundial


Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Eu era pivete, mas aparecia na TV a camisa #14 da Holanda e eu pregava meus olhos na tela. Meu pai contava o quanto ele tinha sido elegante e o quanto o carrossel que ele comandava encantou o mundo. A internet nos aproximou e eu viajei diversas vezes para a década de 70 numa alucinante busca de entender aquilo que eu via. Queria ter visto in loco, no estádio, de uma arquibancada laranja ou grená. Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Entre Violas, Donizetes, Ronaldos, Tupanzinhos e Marcelinhos, às vezes surgiam Johans! Eu jamais consegui imitar, seila, eu nunca tive a mesma paciência, eu nunca consegui conduzir tranquilo um jogo, eu sempre pensei mais com as pernas do que com a cabeça. Numa tentativa fútil de imitar, eu adotei a #13 como minha! Passei anos jogando com ela, talvez uns 15. Foi a forma de eu chegar perto de ser como tu em campo, foi em respeito a sua #14, foi numa crença maluca de um dia fazermos uma dupla. Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Que tu não foi o melhor da história dentro dos campos, eu nem discuto. Teve um tal de Edson ai que ofuscou todo mundo! Mas tu chegou longe, mais pra uns, menos para outros. Pra mim você ta lá, entre os 5, brigando pra não sair fora da lista! Talvez se tivesse ganhado uma Copa do Mundo, talvez se não tivesse ido aos EUA tão cedo, talvez… mas Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Eu virei ainda mais seu fã em 2005, depois do título do Barça — atuação impecável do Bruxo (R.Gaucho) — e a percepção de que sua era começava a dar frutos ali. Rijkaard, Laporta, Xavi, Iniesta, Lionel e alguns outros. Pensava, como é que esse cara consegue ser técnico e preparar tanta gente para tantas funções. Era algo que eu queria ter te perguntado um dia. Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Sem Cruyff — sem La Masia, sem Guardiola, sem Messi, sem Iniesta e etc.

Uns anos depois conheci seu Instituto de ensino, sua metologia de gestão esportiva — não só de futebol, mas um mix inteligente entre os esportes — e sua questão em estar presencialmente em todas as formaturas dos alunos, cumprimentando um a um. Eu me programei para ir, em 2014 decidi que iria e nada me faria parar, mas a vida mudou, oportunidades vieram e eu não fui. Não me arrependo e até penso em estudar lá em breve, mas a formatura terá que mudar sua formalidade. Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

O Brasil leva 7x1, o cartel FIFA vai preso, o cartel CBF começa a desmoronar e agente fica sonhando com utopias! Já pensou Guardiola de técnico da canária, Cruyff, Leonardo, Alex, Raí e mais alguns envolvidos no comando do futebol? Pode chamar a Alemanha de novo, dessa vez a gente ainda joga no Maracanã e eu quero ver pra quem seria o 7x1. (rs) Porra Cruyff, você não podia ter esperado?

Um ídolo dentro dos campos e um gênio fora dele!

Porra Cruyff, você não podia ter esperado?
Show your support

Clapping shows how much you appreciated André Varanda’s story.