Todos os professores são Olímpicos

Esta é a história de uma professora que deixou de ser a típica professora para exercer o magistério na abrangência do trabalho que é lidar com pessoas dependentes químicos e de álcool.

Por que todos os professores são Olímpicos? Se não fossem eles não existiria nenhum Olímpico, nem da forma literal, que é o atleta, quanto metaforicamente, que são os lutadores por vidas e ideais.

Esta é a história da Rosana, contada por ela mesma:

Tenho 54 anos, sou formada em Ciências Sociais, lecionei durante 20 anos as disciplinas de História e Geografia para os ensinos fundamental e médio, em escolas municipais, estaduais e particulares de São José dos Campos — SP, nas quais aprendi muito.

Sempre me dediquei à área de humanas, com a preocupação de desenvolver um trabalho voltado para a construção de cidadãos éticos, comprometidos com a justiça social e com o bem comum, valores que fazem parte da minha vivência pessoal.

Atualmente dedico meu tempo a um trabalho voluntário que gosto muito, por acreditar nele. Sou voluntária de tempo integral, num grupo de apoio a familiares de pessoas dependentes químicos e do álcool, fazendo parte de uma ONG chamada Amor-exigente.

O Amor-exigente desenvolve um programa baseado em princípios éticos e básicos cujo objetivo é trazer qualidade de vida para as pessoas, tanto para o familiar de um dependente químico como para a pessoa que faz uso de substâncias e/ou álcool, que luta para controlar a doença e também aos que buscam prevenção.

Ministro cursos de capacitação na área de Dependência Química, visando a prevenção e a problemas já instalados em escolas e instituições; coordeno a regional de São José dos Campos e Taubaté, faço palestras.

Enquanto cidadãos não podemos nos desiludir quanto ao futuro, diante de tantos problemas sócio-econômicos, temos que trabalhar por uma sociedade melhor, que invista em bons exemplos e valores humanos.

Rosana de Fátima da Silva Nunes

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ao Rio 2016, 16 hist.’s story.