Sistema Aprova Digital é apresentado em Foz do Iguaçu

Aprova Digital
Aug 25, 2017 · 2 min read
Reunião do Comitê de Desburocratização realizada pelo Sinduscon/Paraná-Oeste, em parceria com a Amop e com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel. O comitê trabalha na melhoria e agilidade de serviços públicos

Foz do Iguaçu iniciou o processo para desburocratizar o serviço público. E uma das etapas é poder emitir Alvarás de Construção e Certidão de Projeto de forma digital. Para isso, foi apresentado o sistema Aprova Digital, durante reunião com o Secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elsídio Emílio Cavalcante.

Através da ferramenta, engenheiros e arquitetos podem obter os documentos em um prazo máximo de 15 dias sem precisar se deslocar até a Prefeitura. Desenvolvido pela startup de Cascavel, Nextgov, o sistema foi apresentado por seus idealizadores e sócios proprietários da empresa, Marco Antonio Zanatta e Luiz Felipe Cervi, na terça-feira, 22.

Cascavel é a primeira cidade que já está experimentando os benefícios que a ferramenta proporciona. Desde maio deste ano, profissionais da construção civil fazem todo o processo de liberação de obra pelo sistema, que é disponibilizado através do site da Prefeitura.

Após a implantação da ferramenta, o município já conseguiu zerar as filas de processos que estavam há meses parados. “O Aprova Digital chega para ajudar o Brasil a ser mais simples”, diz Marco.

FOZ DO IGUAÇU

Atualmente, em Foz do Iguaçu todos os processos são feitos de forma manual, com a impressão das plantas e envio das vias físicas para a Prefeitura, levando em média 3 meses para que o empreendimento a ser construído tenha a documentação necessária para ser iniciado.

Mas, com o Aprova Digital engenheiros e arquitetos civil poderão ter todos os documentos em um prazo de até 15 dias. “O profissional irá acessar o sistema, via internet, protocolar sua solicitação, preenchendo todas as informações necessárias para análise do pedido que será feita pelo analista da Prefeitura e anexar o projeto, tudo de forma digital “, explica Marco.

ECONOMIA E AGILIDADE

Com o Aprova Digital é possível economizar duas toneladas de papel, 7.500 quilômetros em deslocamento e aumentar em 30% a produtividade administrativa do serviço público.

O sistema também é uma importante ferramenta para a redução de custos de uma obra, uma vez que os processos burocráticos representam cerca de 12% dos custos de um empreendimento.

Conheça mais sobre o Aprova Digital acessando o site: www.aprovadigital.com.br

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade