Adventure Time: Stakes

Bem, acho que nem precisa avisar que vão ter spoilers de Adventure Time, né? Quer dizer, acho que eu acabei de avisar.

Não faz muito tempo que Adventure Time lançou uma mini-série chamada Stakes (estacas ou estacações ou alguma coisa do tipo) e eu acabei só vendo agora e me deu vontade de escrever a respeito.

Acho que da pra resumir em uma frase o que essa mini série deixou eu sentindo:

Que saudades que eu estava de Adventure Time!

Mas depois de Stakes eu não sei se eu vou continuar acompanhando os episódios da sétima temporada.


Uma das coisas que sempre me atrai é world building (construção de mundos, mas sei lá, fica mais legal em inglês). Obras que contam uma história intrigante e que criam um mundo complexo para isso mas não o revelam tudo por inteiro e vão te dando pecinhas de um grande quebra-cabeça me cativam facilmente se bem desenvolvidas. É como se o próprio universo aonde a série se passa fosse um personagem que se desenvolve como qualquer outro.

Adventure Time não começou exatamente assim. Seu criador já disse que esse backstory de Ooo (o mundo aonde se passa essa zueira) ser na verdade um mundo pós-apocalíptico não foi pensado na concepção da série, mas que aconteceu depois e eles meio que decidiram seguir com isso. Por causa disso, as vezes tem coisas que não foram muito pensadas a respeito no final das contas. Tem coisas que foram colocadas na série só para serem interessantes, engraçadas, bobas ou qualquer outro motivo e não para desenvolver nada.

Há várias séries que são voltadas para isso. Diversão. Algumas que posso citar aqui são Apenas um Show (Regular Show) e o Mundo de Gunball. É verdade que ambas tem um mundo por trás, mas ele não é o protagonista da série. Seus focos são fazer coisas divertidas e interessantes. Elas contam histórias mas elas são secundárias. A maioria dos episódios podem ser vistos avulsos e em qualquer ordem. A ligação com outros episódios é tão tênue que você perde muito pouco se não entender as referências.

Por causa disso muitas coisas são descompromissadas. Personagens são criados para fazer uma piada em um episódio e depois nunca mais voltam, ou então se voltam, sua aparição anterior não tem muita relevância pra trama. Regras são criadas, desfeitas, recriadas, torcidas, entortadas e desrespeitadas mas não tem problema já que o objetivo não é mesmo seguir elas, mas simplesmente entreter.

Sinceramente, não acho que existe problema nenhum em séries de nenhum dos tipos. Minha série preferida (Steven Universe) é repleta de world building mas eu gosto de séries mais leves e descompromissadas (Apenas um Show) e entendo que elas tem propostas diferentes e portanto seus conteúdos também.


Por que eu não vou mais acompanhar os episódios? Canseira.

Adventure Time parece que não se decide por que caminho vai e isso me cansa. Eu gosto muito do mundo e da história que eles querem contar, mas entre Stakes, o episódio que eles revelam sobre o passado do Rei Gelado e tantas outras coisas incríveis que acontecem, eles decidem ficar brincando e desviando e tantas outras coisas que não progride em nada a história que eu tanto almejo.

Não entenda errado. Não estou dizendo que são necessariamente ruins, há muitos episódios que não desenvolvem praticamente nada e que mesmo assim são muito legais, só que eles não são o motivo pelo qual assisto a série.

Mas essa falta de foco faz com que os dois lados fiquem enfraquecidos. Quando eles tentam contar a história, parece só… vazio ou então quando eles inventam de fazer um episódio divertido, parece que é só enrolação pura mesmo.

Um grande exemplo desse enfraquecimento foi o final da sexta temporada, que eu achei fraco a ponto de eu nem me importar quando a sétima começou (eu só voltei a assistir por que me falaram Bubbline e ai eu precisei ir atrás).


Stakes é realmente incrível. Muita coisa do passado da Marceline é revelado (finalmente sei como ela virou a rainha dos vampiros), personagens são desenvolvidos (inclusive alguns que aparecem só ali mesmo), laços são fortalecidos, reinos são reconquistados e tanta coisa e… Depois eles voltam a fazer episódios sobre parques aquáticos, personagens secundários que eram pra ter morrido mas reviveram e tão se metendo em altas confusões e um monte de outras coisas tão desinteressantes que eu não tenho nenhuma vontade de continuar assistindo.