Semana 1 - O começo da minha jornada de aprender a programar

Deixe-me apresentar.
Oi, meu nome é Ariel Silva e eu tenho 24 anos de idade. Sou do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Acho que é só isso mesmo.

O que estou fazendo aqui?
Meu objetivo é escrever toda semana (em Inglês e em Português) sobre o que eu aprendi e o que eu achei difícil de entender como iniciante. Eu espero que todas as minhas dúvidas e experiências possam te ajudar a passar da fase de iniciante.

Assim como eu estou começando do zero, haverá outras pessoas que irão começar essa jornada e eu quero tornar o caminho um pouco mais fácil.

Onde estou aprendendo?
Eu comecei a aprender a programar semana passada no Free Code Camp. Eu até já brinquei um pouco com Python antes, mas eu não fui muito longe. Mas agora eu decidi aprender a programar usando o FCC como minha plataforma principal de aprendizagem, já que o currículo deles me atraiu.

Como eu estou usando o FCC você provavelmente percebeu que eu estou focando em desenvolvimento web, mas eu ainda não sei se eu quero trabalhar como um Desenvolvedor Back End ou Front End. Acho os dois interessantes.


O que aprendi nessa semana?
Vou começar com o óbvio: se você estiver preso num problema, não se preocupe, alguém já teve o mesmo problema antes de você. No FCC nós aprendemos sobre a metodologia Ler-Pesquisar-Perguntar (Read-Search-Ask).
1 - Leia o que o console está te dizendo sobre o erro;
2 - Pesquise a solução do problema no Google (use Google Operators).
3 - Pergunte a alguém, mas somente se você não achar a resposta sozinho.

Você pode perguntar no Stack Overflow, no chat do FCC ou a um amigo. Mas é importante que você primeiro tente resolver o problema sozinho. Nós programadores devemos aprender a aprender eficientemente.

Ainda bem que eu já havia aceitado esse fato, porque quando eu cheguei no meu primeiro projeto no FCC eu me peguei pesquisando um monte de coisas na internet.
 
O nome do projeto é “Construa uma Página Tributo” (Build a Tribute Page). Tudo que eu tinha que fazer era copiar a página que eles me mostraram. Só isso. Mas quando eu comecei codar, de repente eu esqueci todas as classes do Bootstrap que eu havia aprendido! Foi frustrante. Eu pensei que eu tinha memorizado todas as classes que eles me mostraram, mas eu estava muito errado.

Então eu comecei a pesquisar no Google todas as classes que eu imaginava que iria precisar e comecei a escrever o código. Meus pensamentos foram tipo: “Eu vou criar um div para centralizar a página. Mas eu não quero toda a página centralizada. Então vou criar outro div. Mas eu quero usar um col class diferente na lista. Vou criar outro div para isso então.”

Depois de todos esses divs o código estava uma bagunça! Depois disso eu percebi que é muito difícil organizar o código e mantê-lo limpo.

Minha página de tributo. Ela é feia, mas foi muito divertido fazê-la. Tenho um longo caminha pela frente.

Essas foram as lições que eu aprendi. Eu vou me esforçar para ficar atento ao que estou fazendo e aprendendo.

Eu realmente desejo que esses posts sejam úteis para todos nós.