Arrabal AID dá-te as boas-vindas

A partir da Arrabal-AID, gostaríamos de te receber na nossa equipa e desejar-te boa sorte nesta nova etapa profissional. Esperamos que sejas o mais produtivo possível.

O objetivo deste manual é facilitar o máximo da tua incorporação na organização, fornecendo um guia para consultar e resolver dúvidas e preocupações iniciais, como “quem somos” e “o que fazemos”. Além disso, terás informações relevantes que ajudar-te-ão no teu primeiro dia connosco.

Bem-vindo, e esperamos crescer contigo nesta nova etapa que iniciaste.

2014

Documentos e plataformas a visitar:

Website: www.asociacionarrabal.org

Carta da Arrabal AID: http://issuu.com/jdlo/docs/-estatutos_arrabal-aid/1

Relatórios anuais mais documentos interessantes e informação atualizada: http://asociacionarrabal.org/category/memoria

Plano estratégico : http://asociacionarrabal.org/transparencia

Missão

ARRABAL-AID é uma organização social e sem fins lucrativos. A nossa missão é trabalhar pelo pleno emprego e integração social das pessoas, especialmente as mais vulneráveis, apoiando-as através de medidas e ações para impactar o meio social. Devemos cuidar bem de todas as pessoas e cuidar da qualidade que damos nos nossos serviços, fazendo com que a pessoa servida deixe a nossa entidade tendo satisfeito a sua procura.

Visão

A nossa visão e objetivo é estar abertos à aprendizagem ao longo da vida e ser reconhecidos como um referente no campo da incorporação social e trabalhista.

Valores

· Gestão comprometida, ética e transparente.

· Participação ativa / papel das pessoas.

· Profissionalismo: qualidade no trabalho a serviço das pessoas.

· Sustentabilidade: impacto duradouro nas pessoas, território e meio ambiente.

· Dignidade Humana: acredite nas pessoas independentemente da sua condição.

· Justiça social: desigualdade, pobreza, discriminação são anomalias sociais.

· Reflexão crítica: Aprendemos, avançamos, melhoramos.

· Consistência: as nossas ações são prova dos nossos valores.

· Respeito: Não existe um modelo único de cidadania ou família. Nós respeitamos a diversidade.

· A nossa organização é baseada em pessoas consistentes, honestas e comprometidas.

2003

Na Primavera de 1992 dois estudantes da Escola de Trabalho Social em Málaga, José Carlos Montera e Jesus Corrales, começaram o design da ideia “Arrabal-AID” durante o seu estágio académico num centro de tratamento de dependencia de drogas. Esta ideia baseia-se na reflexão de que qualquer ação empreendida na luta contra a exclusão social seria inacabada se não fosse o emprego previsto (inclusão laboral, integração, formação…) como um foco principal de intervenção social quando o seu objetivo é incorporar pessoas para uma cidadania plena em termos de direitos e responsabilidades.

Além dos promotores da ideia, também participaram um grande grupo de pessoas, como Maite Marquez (assistente social), José Luis Aguilera (pedagogo), Mariló Pérez (psicóloga) e Isabel Pérez (aluna de assistência social).

A Associação Arrabal-AID foi fundada a 6 de julho de 1992, embora o registo e a legalização não ocorreram até outubro no mesmo ano.

Como resultado do trabalho realizado e da colaboração em rede com a Associação “La Calle” até o final daquele ano, iniciámos o Centro de Equipamentos Sociais e Trabalhistas “Arrabal” na rua “García Briz”. Apesar disso, não foi até fevereiro de 1994 quando o Centro “Arrabal” foi oficialmente inaugurado.

Meses mais tarde, a Arrabal une-se à rede Araña, rede estadual de orginizações sociais que trabalham pelo objetivo comum de promover inclusão social e trabalhista dos desempregados.

Esta inclusão marca o nosso caminho começando com a abertura das nossas atividades para a população joven desempregada e através da diversificação de serviços: formação de técnicos, intervenção socioeducativa com crianças em risco, serviços de informação e documentação para o emprego…

A rede de instituições colaboradoras também cresceu e temos tido o apoio de instituições como: a Direção Provincial de Trabalho e Assuntos Sociais e a Direção Geral de Jovens e Voluntários do Conselho, a Associação de Trabalhadores / Social Málaga, INEM, Málaga Câmara Municipal através da área Juventude e Bem-Estar Social.

Ao mesmo tempo, colaborações e ações desenvolvidas com o governo local e regional foram consolidadas. Essa consolidação reflete — se no momento das nossas ações de formação para técnicos, desempregados, com programas como orientação profissional, trabalho autónomo, gestão de associações, inserção de pessoas que anteriormente foram dependentes de drogas, entre outros.

Arrabal-AID Chiclana de la Frontera (Cádiz)

Ao longo dos anos, a formação consolidou-se como um dos nossos principais serviços, por isso o objectivo de atingir mais população fez-nos inaugurar uma nova sede em “Chiclana de la Frontera (Cádiz)”, em 2010. Ao longo dos anos A organização evoluiu para trabalhar com todos os grupos com dificuldades de inserção social e laboral.

Desde Agosto de 2013, a “Arrabal-AID” Association realiza o seu trabalho no Centro Plaza Montano, um espaço patrocionado pela cidade de Málaga através da iniciativa urbanística “Arrabales and Carreterias” que se localiza na rua “Dos Aceras.

Nós encorajamos — te para leres um artigo escrito por um dos membros fundadores, Jesus Corrales, que podes encontrar no nosso website. Este artigo analisa como o trabalho social tem sido adaptado à profissionalização do terceiro setor e a evolução das políticas sociais nos últimos anos e nos remete aos princípios fundamentais da orientação profissional. Os mesmos princípios pelos quais a Associação Arrabal-AID está a lutar.

A nossa estrutura

A operação da Arrabal AID como entidade social e democrática é desenvolvida de acordo com a Lei Orgânica 1/2002 que regulamenta o Direito de Associação e os Artigos da entidade.

Nestes estatutos, os órgãos de governo, a Assembleia de Parceiros e o Conselho são coletados.

O corpo diretivo é a Assembleia de membros e parceiros. Os membros e parceiros da Assembleia reúnem-se pelo menos uma vez por ano em sessão ordinária, e pelo menos mais uma vez com caráter extraordinário.

No entanto, o estatuto da empresa inclui a possibilidade e o procedimento para a assembléia se reunir em casos excepcionais, quando uma situação particular assim o exigir. A assembleia é composta por 40 membros e parceiros.

Por outro lado, a diretoria é composta por 6 membros que administram a entidade durante o ano.

A Arrabal AID consiste numa equipa multidisciplinar composta por pessoas de diferentes áreas de formação. Juntamente com parceiros, trabalhadores, temos a sorte de compartilhar nossa experiência diária com voluntários, estagiários, funcionários de serviços comunitários, voluntários europeus, etc.

O que fazemos?

Arrabal AID Asociacion oferece uma série de serviços permanentemente designados para cobrir de forma abrangente todas as necessidades de formação, emprego e programas de revitalização social.

Em resumo, essas ações podem ser brevemente resumidas como:

· Informação: sobre emprego e recursos sociais disponíveis em Málaga, mercado de trabalho, ofertas de emprego, informação emancipação juvenil (habitação), formação, bolsas de estudo, recursos, trabalho autónomo, voluntariado e ação social através de painéis informativos, dossiers, imprensa, etc…

· Ponto de emprego local: O Serviço de Emprego da Andaluzia tem um Ponto de Emprego Local à disposição da população para procedimentos relacionados com o SAE (Serviços de Emprego da Andaluzia). Estes incluirão a renovação da procura de mão-de-obra, consulta de dados pessoais e empregos. Tudo isso através de um computador instalado com um identificador de impressão digital.

· Orientação Laboral: Isto é oferecido através de sessões individuais e workshops. Tudo o que é necessário para efetivamente buscar emprego é dado por meio dessas ações: planeamento vocacional e profissional, recursos e conhecimento do mercado, habilidades de pesquisa pré-emprego e social, motivação, aspetos de desenvolvimento de ferramentas etc. Fornecemos orientação e suporte durante todo o processo de procura de emprego e manutenção de atividade de trabalho para aqueles que precisam de mais atenção.

· Aconselhamento para o trabalho por conta própria: um dos objetivos da Arrabal-AID é promover esta opção como alternativa ao contrato de trabalho. Favorece a implementação de projetos de negócios e motiva empreendedores que nos apresentam sua ideia de negócio. Apoiar no desenvolvimento de planos de negócios e responder a consultas sobre subsídios, planos de viabilidade, formulários legais, procedimentos financeiros, fiscais e outros procedimentos de inicialização. Além de paralelamente incentivar o empreendedorismo social e criar metodologias inovadoras para trabalhar com grupos vulneráveis.

· Área de auto-orientação: onde qualquer pessoa, gratuitamente, tem acesso a um computador com ligação à Internet para tudo relacionado com a procura de emprego ou recursos sociais, portais como o acesso ao emprego, desenvolvimento de ferramentas de pesquisa, consulta documental, etc.

· Serviço de Relações com Empresas: promove a contratação de pessoas em risco de exclusão social e oferece os nossos serviços, fazendo a pré-seleção do pessoal para o negócio. Desde 2013, a “AID Arrabal” possui uma agência de colocação que facilita o processo de seleção para pessoas de negócios.

· Promoção de associações: Isso dá especial importância à participação social a partir do compromisso com projetos e coletivos relacionados com associações. Está empenhada em juntar esforços e recursos, fornecendo informações e ferramentas de gestão.

· Recursos de Informação de Mobilidade Internacional: Todas as bases fornecem informações sobre bolsas de estudo e cursos de línguas, ofertas de emprego e estágios, programas voluntários e europeus.

· Formação em emprego: Este programa visa a empregabilidade dos candidatos a emprego através da formação, melhorando e adaptando as suas capacidades. Tem a aprovação do governo da Andaluzia para fornecer treinamento vocacional para o emprego.

· Formação em Novas Tecnologias de Comunicação (ITC Classroom): Para promover o acesso de pessoas à exclusão, o uso tecnológico de novas tecnologias de comunicação.

· Formação profissional para emprego: “Arrabal” tornou-se, por sua experiÊncia neste campo desde 1999, uma face de referência e online para compartilhar experiências e metodologia.

· Treino associativo, com uma ampla gama de treinamentos voltados para a esfera social, e particularmente para membros de associações. Entre as matérias lecionadas estão todas relacionadas à gestão de parcerias e planejamento estratégico, desenho e avaliação, novas tecnologias aplicadas a associações, etc…

· Mediação intercultural, atividades para trazer recursos preventivos aos imigrantes.

· Atividades de desenvolvimento social, por meio do Departamento de Dinamismo Social, são lançadas com atividades voluntárias, como oficinas e alfabetização, espanhol para imigrantes e outras que têm a ver com a melhoria social do nosso meio ambiente.

. AIDEI, Empresas de Inserção, Pretendia ser um meio eficaz de promover a integração social e o emprego de pessoas em risco de exclusão. Tudo isso através de processos que os ajudam a aceder a recursos, emprego, treino, novas tecnologias e promoção da autonomia pessoal.

AIDEI, empresa cujo património de 100% pertence à “Arrabal AID” e compromisso de abrir novas linhas de trabalho em que as oportunidades são realizadas para os usuários dos nossos programas. www.aidei.es

· Inovação social. A partir da “Arrabal AID” existe o compromisso de experimentar e criar novos modelos de trabalho para facilitar, melhorar e fornecer soluções para problemas sociais.

Alguns dos nossos programas

A Arrabal AID desenvolve, em média, 50 programas por ano, em matéria de emprego, formação e dinamismo social.

Entre os quais somos:

REINCORPORA de ¨la Caixa¨: facilita a integração laboral das pessoas em risco de exclusão.

Mais informações sobre o programa: https://obrasocial.lacaixa.es/ambitos/reincorpora/reincorpora_es.html

Andalucía Orienta + Acompañamiento a la Inserción: Programa de Serviço de Emprego da Andaluzia criado para melhorar a empregabilidade de pessoas desempregadas com foco no currículo, contatando empresas, habilidades sociais ou entrevistas de emprego.

Banco de Tempo: reflete o interesse do público em compartilhar os seus conhecimentos, habilidades e experiência.

É um projeto único, usado o tempo como troca de moeda, igualdade de prática — uma hora é a mesma para todos — e todas as atividades são valorizadas da mesma maneira. É uma forma de voluntariado recíproco que é valorizado da mesma forma que o dar e o receber. Isso significa que pessoas que normalmente são consideradas recetoras passivas de cuidados tornam-se membros ativos e valorizados da comunidade.

Junta-te ao projeto Banco do Tempo: www.facebook.com/bdt.bailenmiraflores

Caixa Proinfancia: Com o apoio da “la Caixa” e do seu programa CaixaProinfancia, isto visa quebrar o ciclo de transmissão da pobreza de pais para filhos, garantindo o acesso a oportunidades educacionais de qualidade.

CaixaProinfancia: Por meio do programa, realizamos uma intervenção abrangente que oferece às crianças e às suas famílias, serviços de apoio escolar, aconselhamento, educação não formal e lazer — em centros abertos, acampamentos ou bairros urbanos — além de ajuda alimentar e higiene, óculos e aparelhos auditivos.

Segue todas as atividades CaixaProinfancia www.facebook.com/arrabalaid.caixaproinfancia/

Servicio de Acompañamiento Laboral (SAL): dirigida a pessoas presas e parciais para promover seu acesso ao mercado de trabalho e integração social.

Informação sobre o projeto: http://oatpfe.es/seccion=1179&idioma=es_ES

Quem é destinado às nossas atividades?

•Público geral;

•Jovem;

• Desempregados de longa duração.

• Mulheres com pouco acesso ao emprego.

•Sem casa.

• Imigrantes com dificuldades em encontrar trabalho.

• Jovens em risco de exclusão e provenientes de insucesso escolar.

• Pessoas privadas de liberdade.

  • Famílias com rendimento mínimo e crianças com menos de 16 anos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSE)

A entidade está comprometida em desenvolver a RSE em todos os seus objetivos, também internamente.

Além disso, podemos contar com outras medidas, incluindo a Gestão de Energia, Promover a reciclagem, a igualdade ou a gestão eficaz do tempo de trabalho, que foram desenvolvidos em nossa empresa no âmbito do nosso Plano Estratégico contido em documento específico.

Instalações da Arrabal AID

Em Málaga, localizado no calle Dos Aceras nº 23–25, 29012, (Málaga) 952 300 500 arrabal@arrabalempleo.org

Em Cadiz, localizado na Avenida la Vid, edifício Espinel nº1, 11130, Chiclana de la Frontera, 956 100 015 chiclana@arrabalempleo.org

As nossas instalações estão abertas a todos os cidadãos para atividades relacionadas à nossa missão, desde que haja disponibilidade. Estes devem candidatar-se através do nosso site. Se uma pessoa ativa que fizer uma reserva tiver que fazer isso por meio do site e do servidor, consulte Classrooms Calendar View in the Central folder.

Quando as instalações são fornecidas, haverá sempre uma pessoa responsável, derivando ou procurando a pessoa responsável pela abertura / fecho e bom uso das instalações.

Também desenvolvemos nossas atividades em outros locais fornecidos pelo governo, organizações sociais, empresas, etc.

Todos e cada um dos membros da Arrabal-AID devem fazer uso apropriado e respeitoso das instalações físicas e equipamentos da organização para evitar causar ferimentos ou danos. Além disso, estamos comprometidos com o meio ambiente, economizando energia e outros recursos que são essenciais.

Os nossos sites:

Twitter: Arrabal-AID

Facebook: www.facebook.com/arrabalaid/

Youtube: https://www.youtube.com/user/Arrabalaid

Youth: www.yoben.es
 International: www.poreuropa-malaga.es

Insertion company: www.aidei.es
 Jobs: http://arrabalempleo.agenciascolocacion.com/
 www.asociacionarrabal.org

Esperamos que este manual tenha servido para responder às tuas perguntas iniciais como boa motivação nesta nova parte da tua carreira profissional.

BEM-VINDO, nós comemoramos por tu estares aqui :)