#5 Dicas para mandar bem nas inscrições para programas de aceleração

Artemisia
Artemisia
Apr 25, 2018 · 2 min read

Desde 2004, analisamos negócios para nossos programas de apoio a empreendedores(as). Anualmente olhamos para mais de 1.000 negócios por aqui. Com tantas análises nessa trajetória, sistematizamos quais são as informações essenciais para um bom formulário de inscrição e queremos compartilhar com todos(as).

Sabemos que não é fácil colocar em palavras tudo que os(as) empreendedores(as) estão realizando — é uma tarefa que requer tempo e dedicação! Então, para você que é empreendedor(a) de impacto e tem vontade de fazer parte de um processo de aceleração, aqui vai uma mãozinha nossa para mandar uma super inscrição:

#1 SEJA CLARO(A)

Ofereça informações baseadas em fatos reais, de forma objetiva, na essência do que seu produto ou serviço vai realmente oferecer. É importante que você consiga mostrar quem é você e o que você está fazendo de forma clara às pessoas que irão avaliar sua solução. Uma dica é ler sua resposta para uma pessoa totalmente diferente e checar se ela entendeu o que você quis dizer.

#2 MOSTRE QUE O PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO À SUA SOLUÇÃO

Na descrição do problema da sociedade que seu produto/serviço propõe resolver, seja específico(a). Não foque apenas em mostrar o tamanho do problema, lembre também de mostrar o impacto em seus usuários potenciais. Forneça informações e argumentos que realmente dialogam com sua solução. E se você embasar suas respostas com dados, lembre-se de citar as fontes dessa informação.

#3 SEJA ESPECÍFICO(A)

É muito comum os(as) candidatos(as) utilizarem frases muito genéricas para falar do potencial de sua solução. No entanto, discursos ou falas muito amplas podem não jogar a favor. Para que os avaliadores possam entender melhor todos os aspectos do seu negócio, seja específico(a).

#4 MOSTRE QUEM É VOCÊ

Queremos conhecer quem são as pessoas por trás das empresas. Se tiver algo interessante sobre sua história de vida, conte pra a gente! Também é muito importante, ao lado do(a) empreendedor(a), existir uma equipe consistente, que mostre que tem as competências e a paixão para executar o que está propondo. Lembre-se: mais importante do que uma boa ideia é um ótimo time.

#5 SEJA VERDADEIRO(A)

Se ao longo da inscrição tiver algo que você não saiba, não se preocupe! É preferível dizer que você não sabe, que inventar ou desistir de participar do processo seletivo. Buscamos pessoas transparentes e autenticas. Não existe resposta certa, existe a resposta que melhor apresente você e o que você está fazendo.

Você é empreendedor(a) de uma startup de impacto? Estamos sempre em busca de novos(as) empreendedores(as) — de todo o Brasil — que queiram gerar impacto positivo em nossa sociedade. Compartilhe mais sobre você e seu negócio AQUI. Se sua solução tiver fit com um dos nossos programas de aceleração, entraremos em contato. :)

Artemisia

Written by

Artemisia

Trabalhamos para identificar e potencializar negócios de impacto social. www.artemisia.org.br/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade