O novo coronavírus e a saúde mental de empreendedores e equipe

Artemisia
Artemisia
Mar 18 · 3 min read

O momento de incertezas sobre o que virá, somado ao isolamento social — parte importante do combate à expansão do novo coronavírus –, pode desencadear quadros de estresse e ansiedade nos empreendedores, empreendedoras e no time de profissionais do negócio. Conteúdo do Fórum Econômico Mundial alerta para o fato de que a conexão entre as pessoas está estreitamente ligada à qualidade da saúde mental — algo que está em jogo diante da atual pandemia.

Entre as recomendações trazidas pela organização para mitigar os efeitos, destaco manter-se conectado com redes de contatos e familiares com ferramentas online; manter as rotinas diárias que sejam possíveis (leituras profissionais e pessoais, por exemplo); fazer exercícios regularmente; desenvolver hábitos que resultem no relaxamento (como meditação); e integrar práticas voltadas ao autoconhecimento. Manter-se informado, por meio de fontes confiáveis, também está na lista de recomendações. Isso porque fatos concretos e medidas práticas minimizam a sensação de medo em cenários tão novos como este que vivemos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também disseminou recomendações valiosas para preservar o bem-estar nesse momento de pandemia. Entre as recomendações: ser empático com os que foram afetados e não cair na armadilha de culpar uma etnia ou nacionalidade; evitar consumir notícias que tragam angústia ou ansiedade, as informações devem somar e ter o propósito de colaborar com esclarecimento e bem-estar; proteja-se, mas seja solidário; encontre formas de somar a vozes positivas; cuide das necessidades básicas físicas e mentais; use formas online para se manter conectado, mas trocando informações que costumava abordar antes da pandemia.

Olhar com empatia para a própria equipe é uma dica que ressalto. Em momentos como o que estamos vivendo, a ênfase é dada à saúde física — sobretudo em grupos vulneráveis. Entretanto, a saúde da mente não pode ser deixada de lado.

Indo além da disseminação das boas práticas para orientar o time sobre como ajudar no controle da epidemia e da adoção do home office, uma conversa franca do empreendedor com a equipe pode gerar soluções construídas — e de forma colaborativa — sobre como lidar com as emoções nesse período tão tenso. A falta de diálogo sobre alternativas para lidar com os sentimentos em equipe — pensando em questões como o isolamento e a entrega profissional — torna a superação um desafio maior.

Negócios de impacto social como Vittude e TNH Health podem auxiliar e dar suporte aos empreendedores e suas equipes nessa fase — e depois dela. A proposta da Vittude Corporate — que democratiza o acesso à terapia no ambiente corporativo — é permitir que as empresas protejam o capital intelectual ao investir em promoção à saúde mental por meio de tratamento especializado e preventivo.

A TNH Health, por sua vez, conta com a Vitalk — que com a assistente virtual Viki, fala com os usuários sobre depressão, ansiedade, burnout e sono. Além da versão gratuita — disponível via Facebook Messenger e aplicativos –, a TNH Health oferece chatbots para empresas que queiram apoiar a saúde mental dos colaboradores. A solução permite que as companhias disponibilizem um check-up de saúde mental para os funcionários, realizado totalmente por meios digitais.

Para concluir, desejo a todos os empreendedores e empreendedoras muita força e empatia. Que possamos tirar aprendizados valiosos desse momento turbulento que estamos passando; que possamos nos unir como sociedade, apurar o nosso olhar humano sobre os fatos; desacelerar e refletir. E, acima de tudo, focar no que realmente importa dentro dos negócios: as pessoas.

Maure Pessanha é empreendedora e diretora-executiva da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.

Você é empreendedor(a) de um negócio que gera impacto positivo?

Estamos sempre em busca de novos(as) empreendedores(as) — de todo o Brasil — que queiram gerar impacto positivo em nossa sociedade. Compartilhe mais sobre você e seu negócio AQUI. Se sua solução tiver fit com um dos nossos programas de aceleração, entraremos em contato.

E pensando nos desafios que os(as) empreendedores(as) enfrentam para mensurar o impacto de suas soluções, nós da Artemisia nos juntamos à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito AQUI.

Written by

Artemisia

Trabalhamos para identificar e potencializar negócios de impacto social. www.artemisia.org.br/

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade