Criando um blog no R

Meio texto, meio script

Criar um blog é algo muito legal para quem gosta muito de escrever (como eu!), e existem plataformas online muito eficientes para isso: Blogger, WordPress, e o próprio Medium. Eu já usei um pouco de cada, mas, no final das contas, o Medium atendeu mais às minhas necessidades devido à sua interface minimalista. Recentemente, eu soube que o Sr. R-Faz-Tudo agora possibilita também criar blogs, e isso graças a um novo pacote chamado blogdown! Isso mesmo; e se você quiser saber como criar um blog no R — que é algo muito simples — , é só acompanhar o passo-a-passo a seguir.

(Ah, e lembre-se que usar o RStudio será mais simples para criar o blog, e principalmente para usá-lo mais tarde por meio de outro pacote, o rmarkdown).

1. Criar uma pasta

A primeira coisa fundamental antes de se fazer um blog no R é criar uma pastinha no computador, onde o R armazenará os arquivos necessários para as configurações do blog.

2. Instalar o pacote

Agora, lá no RStudio, no painel do lado inferior direito, clique na aba Packages, e selecione Install. Na janela que surgir digite blogdown, e clique em Install. O R levará alguns segundos para instalar o pacote. Se não tiver o rmarkdown, lembre-se de instalá-lo também, ok?

3. Carregando o pacote e escolhendo a pasta

Uma vez que o pacote foi instalado com sucesso, carregue o pacote com a função library().

> library(blogdown)

Depois disso, selecione a pasta que você criou com a função setwd(choose.dir()).

> setwd(choose.dir())
#Ao executar esta função, uma nova janela surgirá,
#permitindo que você selecione a pasta que criou.

Você também poderá escolher a pasta indo lá no painel do lado inferior direito, na aba Files.

4. Criando o blog!

Por fim, para criar o blog, é só digitar a função a seguir:

> new_site()
#Com esta função, o R baixará arquivos úteis para as configurações #do seu blog. Estes arquivos serão armazenados na pasta que
#você criou :).

Depois que o R instalar os arquivos necessários na sua pasta, seu blog será gerado (é possível conferir o endereço na tela do console). Lembre-se de deixar a aba Viewer selecionada, pois nela você verá a página inicial do seu blog.

5. Escrevendo um texto

Depois de criar o seu blog no R, você pode querer criar um texto, e isso também é muito simples: basta ir lá na barra de ferramentas, na parte superior do RStudio, e ir em Tools>Addins>New Post. Surgirá uma nova aba, com um script do R Markdown, pronto para ser utilizado: nele, você poderá escrever um texto, que será gerado em formato HTML. E caso você se interesse para personalizar e configurar o seu novo blog, é só acompanhar as dicas da página oficial do projeto clicando aqui.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.