Boas práticas na criação de pet projects

Para quem não sabe um pet project para desenvolvedor é um projeto que você desenvolve fora do horário de trabalho. Normalmente, é algum projeto ou idéia inovadora que você deseja desenvolver, mas no momento não há espaço na empresa. É um desafio grande e tenho algumas dicas para ajudar a começar o seu.

Encare seu projeto como um filho

Porque ele começará como um bebê e você não saberá muito bem como lidar. Ele poderá demandar muita atenção e cuidados. Conforme ele cresce ao seu lado ele pode se tornar um cara muito difícil de lidar ou um cara parceiro que tornará tudo mais fácil quando você envelhecer.

Estabeleça as prioridades

É sempre importante em qualquer projeto, sendo pet project ou não. Ter a noção de tempo e esforço que será despendido no processo. Em um pet project você tem que ter a noção de que seu tempo será reduzido e que o esforço também então estabeleça as prioridades com calma para não haver frustração. Uma boa dica é trabalhar nos mesmos moldes das sprints do scrum.

Alimente-o sempre que possível

Esse ponto é fundamental, ainda mais em pet projects grandes. Em um projeto grande assim como na leitura de um livro é fundamental executar algum incremento todo dia. Tente executar um commit ao dia, mesmo que seja de uma linha. É importante que o projeto não fique parado para não acabar com a motivação dele.

Troque a palha por madeira ao fazer o fogo

É normal que ao iniciar um projeto nós tenhamos aquela motivação gigantesca para começar. Mas conforme o tempo vai passando aquela motivação inicial vai sumindo. Por isso é fundamental alimentarmos esse fogo todos os dias.

Essas foram as dicas que pensei, quer contribuir com alguma dica?

Escreva abaixo nos comentários :)