Entendimento dos outros

Henrique Weizenmann
Sep 2, 2018 · 3 min read

Existe um problema muito comum nos relacionamentos interpessoais consiste em as pessoas buscarem não entender os outros, mas reduzi-los ao que elas entendem.

Isto acontece porque só conseguimos pensar em termos que entendemos. Então, é mais fácil reduzir o que os outros nos dizem aos termos que são já compreendidos.

Contudo, na prática, se as pessoas sempre fizerem isso, significa que serão incapazes de aprender.

Assim, o primeiro ponto pelo qual aprende-se é pela percepção. Os sentidos de forma direta são a primeira fonte de aprendizado, captam informações que são processadas pela mente humana.

A segunda forma principal de aprender é por analogia.

Basta lembrar que o início da aprendizagem dos elementos da matemática começa com questões concretas, e muitas vezes refere-se a ela para aprender questões mais abstratas.

Um pouco absurdo, mas é possível afirmar com uma precisão básica que todo o pensamento matemático parte do controle de quantas maçãs ainda estão disponíveis para serem comidas.

Assim, ainda que todo o pensamento precise ser reduzido, num nível inicial a algo que é compreendido, ainda que por ser autoevidente, as suas deduções e evoluções precisam ser bem trabalhadas.

Uma pessoa

Toda pessoa é um conjunto de elementos que a compõem. A capacidade intelectual, aqui no sentido amplo de compreender outras coisas e pessoas, é uma parte de cada pessoa.

Por esta razão, é impossível para cada pessoa ser capaz de apreender a totalidade de outra pessoa.

O que implica que toda forma de comunicação, de colocar algo em comum, precisa de uma codificação que seja capaz de 1) reduzir a um conceito ou 2) dividir o todo em partes ou porções.

Por isso que discussões também precisam ser trabalhadas colocando-se o que se quer dizer e o que não se quer dizer. Com o que é comparável e com o que não é comparável.

O erro

Neste contexto, o erro é deduzir que tudo que é afirmado ou apreendido só é possível, racional, sensato, na medida em que é redutível ao que já se compreende.

Em suma, o erro é acreditar que não existem coisas que são desconhecidas.

Na proporção em que alguém compreende que existe algo desconhecido, compreende que precisa buscar uma base, ou seja, fazer uma redução, em algo conhecido.

Porém, a partir deste algo conhecido, é preciso acessar aquele desconhecido através de relações de analogias.

Quando isto não é possível, pode-se afirmar que existe um princípio de paralaxe cognitiva. Alguém que é capaz de compreender o mundo, é capaz de compreender os outros. Ainda que compreenda que o outro está errado.

O acerto

Acertar é mais fácil do que parece. O difícil é ter humildade necessária para reconhecer o erro e, assim, poder acertar.

Humildade para ouvir, consiste em ter humildade para compreender o outro nos termos do outro, e nas suas relações de significado. Estas relações de significado possuem algum vínculo com a realidade.

Ainda que o vínculo com a realidade seja a total briga com o que é real e autoevidente.

A simples dissociação com tudo o que existe é um princípio forte e poderoso, e capaz de levar a muitas compreensões. Compreender como alguém pode pensar assim pode ser um trabalho mais exigente.

Este trabalho, contudo, é o princípio básico para uma acolhida. É preciso acolher o outro como tendo uma existência boa, ainda que um pensamento ruim por ser errado.

E mesmo alguém que pensa errado, acredita que pensa corretamente. Entender como ele pode acreditar nisto é um passo fundamental para dissuadi-lo do erro.

Contudo, é primeiro necessário acolher a pessoa, que porta um erro, para depois manter a pessoa e se desfazer do erro. E a acolhida requer a humildade de pensar na possibilidade de que o outro pode estar mais certo.

E também a humildade de raciocinar e fazer um esforço mental para descobrir, de fato, quem está certo.

Se as pessoas partem de um ponto em comum, é natural que cheguem a pontos comuns. Ou não existirá comunidade.

Henrique Weizenmann
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade