Image for post
Image for post

Você conhece o real time marketing? O termo, utilizado como ação de marketing para conquistar a massa digital, começou a ser pesquisado no Google em 2008, mas a consulta se tornou mais frequente em 2013 e só em julho de 2014, durante a Copa do Mundo, diversas marcas criaram equipes para atuar em tempo real.

O real time marketing define um tipo de intervenção que as empresas promovem em grandes pontos de encontro na internet, onde milhares de consumidores estão reunidos. O objetivo dessas intervenções, na maioria dos casos, tem um caráter institucional que visa estabelecer cumplicidade e fidelidade entre a empresa e a massa que habita as redes sociais, utilizando-se de vários tons de mensagens para instigar e cativar as pessoas com vozes de solidariedade, indignação, ironia, ou humor, por exemplo. …


Image for post
Image for post

Na semana passada já falamos aqui no blog sobre endomarketing e como a junção do RH com Marketing pode melhorar o dia a dia dos funcionários e trazer benefícios pra empresa.

Hoje vamos um pouco além, explicar sobre cultura organizacional e como isso pode trazer resultados reais para o relacionamento com os clientes e faturamento da empresa.

Identidade e Cultura

Afinal, o que é a cultura organizacional? O site da Endeavor Brasil define como a “responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa”, ou seja, como é o dia a dia da sua empresa e a relação donos-funcionários-clientes-stakeholders em geral. …


Quando pensamos nos stakeholders, qual público vem na sua cabeça? Possivelmente o clientes, não é? Apesar de serem eles que geram receita para a marca, não podemos esquecer de quem está diretamente ligado aos clientes, o público interno da empresa.

Pensar nos colaboradores da empresa é ir além do RH e da comunicação interna. Lançar mão de ações de marketing, para além de informá-los, seduzi-los.

A mágica acontece quando os departamentos de comunicação e recursos humanos se juntam para criar um ciclo virtuoso que envolve ouvir atentamente os diversos níveis da corporação, planejamento a partir disso ações de marketing que empurrem e puxem informações. …


Image for post
Image for post

Imagine a seguinte situação, você tem que pensar uma campanha que irá durar 1 mês e deve ter ações online e offline. Além de pensar o criativo da campanha, você e sua equipe devem pensar logística, resultados, orçamento, público, ações…

Pensar tudo isso, mesmo que feito por uma equipe grande, pode acabar confuso não é? Claro que cada área terá uma organização própria para funcionar, como tabelas ou planilhas, mas na hora do brainstorm um mapa mental irá ajudar você e sua equipe e organizar melhor as ideias.

Criar um mapa mental é a melhor forma de ter uma visão clara do que está sendo pensado. Isso pode ser feito diretamente no papel, mas também com a ajuda de alguns softwares gratuitos que encontramos na internet. …


Image for post
Image for post

Possivelmente sua marca está em vários lugares neste momento. Nas redes sociais, no outdoor, no uniforme dos funcionários, no flyer, no site e tantos outros. Mas você já parou para pensar se todos estes canais refletem a mesma mensagem sobre a sua marca?

Utilizar diversas possibilidades de alcançar seu público é importante, mas ter unidade no que está sendo comunicado também. Não apenas durante campanhas, no dia a dia sua marca deve pensar em como estas áreas podem estar interligadas e serem tão independentes ao mesmo tempo. Estratégias que integrem tais esforços fortalecem cada iniciativa de contato com seu consumidor.

Garantir experiências omnichannel para seus clientes é uma forma de fazer esta integração. Lançar produtos ou serviços a partir de uma história é comum, mas já imaginou isso como uma linha de raciocínio? Uma história que começa no Face, segue para o Instagram, tem dados extras em uma revista, novos desdobramentos no outdoor e finaliza no site da marca. …


Image for post
Image for post

Quando o assunto é a gestão de tempo, sempre é posto em pauta a clássica discussão entre quantidade x qualidade. O que significa ser produtivo em sua função? Entregar muito? Ou muito bem?

Se tratando de criatividade, a gestão do tempo está voltada na maioria das vezes para uma entrega com qualidade acima da quantidade. O que não significa abandonar boas práticas que otimizam o tempo da melhor forma possível para alcançar este resultado.

É preciso descobrir formas de fazer o seu tempo render explorando os seus momentos de maior produtividade.

· Planeje mais antes de executar

Quando visualizamos todas as nossas tarefas a serem executadas, somos capazes de estabelecer uma ordem linear que implica em economia de tempo na hora de pôr a mão na massa. Faça listas! Tudo gira em torno delas quando se trata de organização. …


Image for post
Image for post

Ao pensarmos em comunicação digital, redes sociais e ações de marketing é fácil vir à cabeça o que a Netflix faz. Seja pelo Twitter, Facebook, Instagram ou YouTube, eles conseguem transmitir a mensagem que desejam e atingir o público específico que mais se engaja em cada rede social.

Utilizando uma forma de transmídia, ao gerar diferentes conteúdos pra diferentes meios de transmissão, a Netflix consegue criar cases que sempre são lembrados em palestras sobre redes sociais e marketing digital.

Uma estratégia adotada desde o ano passado é usar as celebridades que fazem sucesso na internet para convidar o público a assistir novas séries ou temporadas que estão sendo lançadas. …


Image for post
Image for post

Você sabe qual a métrica mais importante para a sua marca nas redes sociais? Já parou para pensar se vale mais a pena ter likes, reconhecimento, gerar vendas ou conseguir leads?

Refletir sobre isso é um trabalho difícil, já que tudo parece importante, mas de nada vale tentar abraçar o mundo. A regra de ouro é: foco! Descubra o que realmente vale para a sua marca e foque em conseguir isso. Seja durante uma campanha específica ou para a presença geral dela nas redes sociais, ter um objetivo específico vai direcionar suas ações.

Objetivos claros geram ações objetivas

Depois de ter definido o objetivo é importante saber qual ou quais métricas vão mostrar se ele está sendo cumprido. Não adianta nada saber onde você quer chegar sem saber se o caminho que está percorrendo funciona. …


Image for post
Image for post

Naturalmente o ser humano não é aberto a mudanças. À primeira vista tentamos manter tudo como está, mas algumas vezes mudar é mais do que necessário. Quando falamos de marcas a mudança deve ser algo estratégico e muito bem pensado.

Mudar um slogan, o garoto propaganda ou a embalagem de um produto já é algo que impacta os consumidores, agora imagina quando a mudança é em toda a identidade visual.

Recentemente a Taco Bell decidiu apostar nisso, desde 1995 eles mantinham a mesma logo e viram a necessidade de um redesign. As mudanças foram desde o sino, símbolo da marca, até as cores e fonte utilizadas. …


Image for post
Image for post

Muitos acham que esse pode ser o início do apocalipse zumbi no planeta, mas com Pokémon’s ao invés de mortos-vivos. E como estamos na era da velocidade e da internet, já tem muita marca se aproveitando dessa onda…

O Pokémon GO virou uma febre mundial desde que foi lançado na semana passada, mesmo que ele ainda não esteja oficialmente aqui no Brasil, temos que ficar ligados nas possibilidades desse jogo para as marcas.

A própria Nintendo informou que serão vendidos espaços patrocinados dentro do jogo e parece que o Mc Donalds já saiu na frente. Mas e as marcas menores, que não podem fazer uma parceria ou anúncio desse porte ($$$)? …

About

BN54 Interativa

Uma agência interativa que combina tecnologia, estratégia e criatividade para desenvolver projetos capazes de gerar relacionamento entre marcas e clientes

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store