Não estamos preparados para o GPT-4 e é hora de falar sobre isso.
O progresso extremamente rápido dos modelos GPT da OpenAI revolucionou, sem dúvida, o mundo da inteligência artificial. No entanto, essa rápida evolução traz consigo um conjunto de preocupações que nós, como sociedade, devemos enfrentar diretamente antes de abraçar totalmente o poderoso potencial do GPT-4.
A primeira preocupação está na falta de preparo da nossa sociedade para adotar uma ferramenta tão poderosa sem antes educar as pessoas sobre como lidar com essa tecnologia revolucionária. Por exemplo, muitas discussões giram em torno dos perigos de fornecer acesso ao GPT-4 a estudantes do ensino médio, que poderiam usá-lo para fazer todas as suas tarefas e trabalhos escolares.
Isso é visto como um perigo, em vez de uma oportunidade para ensinar nossos filhos a importância de estudar temas essenciais e desenvolver um senso crítico, em vez de copiar cegamente respostas de uma ferramenta mágica para cumprir as regras dos sistemas educacionais falhos.
Outra preocupação é que o grande público não entende como os modelos transformadores GPT funcionam e pode ser facilmente enganado pela astúcia dessa tecnologia, acreditando que tudo que sai do modelo é verdadeiro e correto.
A IA pode cometer erros como todos nós, talvez essa seja a característica mais humana presente nela. Todos falhamos, mas a velocidade com que a IA está avançando é tal que seus erros estão ficando muito atrás de seus acertos.
Teoria da mente:
pesquisas recentes mostram que o atual modelo GPT-4 pode acompanhar o estado mental de outras pessoas enquanto avalia a resposta adequada, o que significa que a IA levará em consideração o que ela acha que você pode estar pensando ao fazer a pergunta. Isso é incrível e deve ser reconhecido.
Considerações finais:
Para concluir, gostaria de observar que o problema mais difícil ao disponibilizar modelos GPT para o público sem treinar o grande público é que nós mesmos não temos como definir consciência e, portanto, não temos como testá-la.
Os cientistas não sabem ao certo por que os modelos transformadores funcionam tão bem e, assim, poderíamos estar testemunhando o surgimento de algum tipo de consciência inferior, mas não há como saber, já que não a entendemos.
Isenção de responsabilidade:
Não sou um especialista em IA, sou apenas um desenvolvedor web que vê a situação com olhos preocupados e acredito ser importante falar sobre o assunto em grupo, pois, com esses avanços sendo lançados a cada poucas semanas, talvez não tenhamos muito tempo para reagir e nos adaptar aos novos sistemas em vigor.
Leve em consideração o que escrevi e saiba que posso estar errado. Mesmo assim, espero que você tenha encontrado algum valor 👍🏽
Há outra versão deste artigo em inglês e pode ser encontrado aqui: