Câncer infantojuvenil: diagnóstico precoce salva vidas

Infância e Vida é uma ação do Banco do Brasil e parceiros que estimula a educação do diagnóstico precoce da doença, o engajamento de voluntários e a doação de recursos

A informação é capaz de salvar vidas — ainda mais quando se trata do câncer infantojuvenil. Isso porque quanto antes os sinais e sintomas da doença forem identificados maiores são as chances de cura da doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, quando o mal é diagnosticado precocemente, o tratamento é mais efetivo em 70% dos casos.

Conscientizar sobre a importância da descoberta da doença desde o início é o foco da ação Infância e Vida. A campanha, em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer (CONIACC), está em sua terceira edição e também visa estimular o voluntariado e arrecadar doações para mais de 50 casas de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil.

Para se ter uma ideia, estima-se que, este ano, 12.600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes surjam no país. Leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas são os tipos de câncer mais comuns que acometem crianças e adolescentes, segundo o INCA. A diferença entre a doença entre crianças e adultos é o tipo de tumor, sua evolução e a localização. Nos pequenos, o mal atinge, principalmente, as células do sistema sanguíneo, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação. Já nos mais velhos, as células que recobrem os órgãos são mais atingidas.

Perda de peso sem motivo, manchas roxas, sangramentos sem machucado aparente, vômitos, dores de cabeça, perda de equilíbrio, diminuição da visão e palidez inexplicada são alguns sinais indicativos da doença. Caso note esses sintomas, procure, imediatamente, orientação médica.

Participação ativa

Em relação ao voluntariado, o Banco do Brasil já possui uma rede sólida formada por mais de 26 mil funcionários, que atuam em mais de 20 mil ações voluntárias em instituições e hospitais pediátricos em todo o território nacional, apoiando e assistindo pacientes e seus familiares. Saiba como participar no Portal do Voluntariado: https://goo.gl/FnsXrk.

Quanto às doações, servidores, correntistas e comunidades são convidados a doar, além de valores monetários, Pontos pra Você, Pontos pra sua Empresa, Livelo e Dotz. Para estimular o engajamento, a Dotz doará 10 mil pontos para sorteio a cada um milhão de pontos doados, enquanto a Smiles fará uma promoção entre 25 e 29 de setembro, na qual quem trocar pontos Livelo por Smiles receberá bônus de 60%, e o equivalente a 10% das doações serão repassados para a CONIACC.

O BB ainda firmou parceria com a Cassi (Caixa de Assistência aos Funcionários do Banco do Brasil) para divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e prestar orientações aos médicos credenciados sobre os sinais e sintomas da doença.

Para mais informações do Infância e Vida, acesse: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/acao-infancia-e-vida#/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.