Meios eletrônicos de pagamento aumentam a eficiência do sistema financeiro
Atualmente, os meios eletrônicos de pagamento são os preferidos por 32,6% das famílias brasileiras na hora de efetuar suas compras. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no 1º trimestre de 2018, foram mais de R$ 355 bilhões em compras realizadas com cartão de crédito, débito e pré-pago, um crescimento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa da Abecs, no médio prazo, é elevar a utilização dos cartões de crédito e débito para 60% das famílias. Além de diminuir os prejuízos para os setores de comércio e serviços com cheques devolvidos, roubados, falsificados etc., a utilização das máquinas de cartão aumenta a eficiência do sistema, ao reduzir o fluxo de dinheiro nas lojas e incentivar a inclusão financeira das famílias e a formalização da economia. Somente em 2017, houve um aumento de 7,3% na arrecadação federal relacionada às compras com cartão.
Por outro lado, embora a estrutura de aceitação no Brasil esteja no nível dos países desenvolvidos (24,7 POS/mil habitantes), apenas 39% das micro e pequenas empresas usam máquinas de cartão, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Ainda de acordo com a pesquisa, 52% das empresas não possuem maquininhas por considerarem altas as taxas de desconto e antecipação de recebíveis e 35% por acharem o prazo para recebimento das vendas muito longo.
Diante dessa perspectiva de expansão, é essencial que os estabelecimentos estejam preparados para atender às expectativas dos seus consumidores. Para isso, empresas fornecedoras desse serviço estão ampliando o seu portfólio de produtos e soluções para atender ao micro e pequeno empresário, que vão da gratuidade do aluguel à posse da maquininha.
No Banco do Brasil, as micro e pequenas empresas podem contar com duas modalidades de serviço. A Maquininha BB aceita as principais bandeiras do mercado, inclusive cartões de benefícios, e é gratuita para os clientes que possuem o Pacote de Serviços Recebíveis. Já a Maquininha Stelo não tem aluguel ou taxa de adesão e o valor das vendas a débito é creditado em até dois dias. É mais facilidade para quem compra e benefícios para quem vende. Para mais informações, acesse bb.com.br/mpe.
