O panelaço e o povo

Uma só panela serve uma família. Milhares talvez possam servir uma nação. As penelas fazem ecoar pelo brasil a insatisfação com o atual governo. Pode-se questionar a efetividade de tais protestos, mas eles no mínimo plantam mensagens no imaginário coletivo que podem sim influenciar nosso comportamento futuro. Eu gostaria tanto que além das panelas nós Brasileiros tivéssemos algo maior em que acreditar.

”Um povo é um conjunto de pessoas racionais unidas pelo mesmo sonho” — Santo Agostinho

Partindo de tal definição sinto dizer que sequer temos um povo! Na terra do Tio Sam, que eventuais preconceitos nos impedem de reconhecer os méritos do seu povo, fala-se no “Sonho americano”.

”… uma variedade de ideais de liberdade inclui a oportunidade para o sucesso e prosperidade, maior mobilidades social para as famílias e crianças, alcançada através de TRABALHO DURO em uma sociedade sem barreiras” — Wikipedia

Que bela missão para um país inteiro não? Que máquina não é um estado onde todos pensam desta forma? Que máquina não é uma nação com tal liberdade e com o mesmo norte? Você pode não gostar deles, mas avalie seus resultados.

"O mundo é feito de histórias e não de átomos" já dizia a poeta Muriel Rukeyser. As pessoas são unidas em torno de um ideal. Seja na sociedade, seja numa empresa, seja no casamento, seja numa nação.

Qual seria a lema do nosso povo? Carnaval e futebol? A pátria de chuteiras? Pão e circo? O jeitinho brasileiro? Espero apenas estar aqui para ver um líder emergir plantando a semente da mudança… que talvez dê frutos uns cem anos adiante. Por que no curto prazo, não acredito em super heróis.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Beck Novaes’s story.