Desabafo sobre o dia em que o Museu Nacional morreu

Negligência, descaso, omissão: o incêndio do maior museu da América Latina, 5.º maior museu do Mundo, o Museu Nacional, e a destruição de 20 milhões de itens de acervo.

O resultado do descaso e do fracasso do GOVERNO BRASILEIRO de DÉCADAS. É uma profunda tristeza isso… É intangível essa perda… Começando a ler as notícias hoje de manhã me bateu um pesar tão grande ao me dar conta de que eu nunca vou poder conhecer esse Museu e as coisas que ele guardava, o que o Museu era… nunca mais na vida!

Eu já pensei em diversas situações mas nunca tinha realmente sentido e nem verbalizado isso antes mas, hoje eu senti e fico tão triste em dizer que eu sinto vergonha de ser brasileira. Eu senti isso quando li a frase no último parágrafo dessa matéria onde diz que o último Presidente do país a por os pés no Museu Nacional foi o Juscelino Kubitschek, na década de 50!

O diretor lembrou também que o último presidente a visitar o museu foi Juscelino Kubitschek (1956–1961). “O Brasil não sabe da grandeza, da riqueza disso aqui. Se soubesse, não deixaria chegar neste estado”, disse Kellner, em maio.

É inconsolável esse incêndio… É tão triste… 😢

Mas, eu duvido de que a maioria das pessoas que souberem dessa notícia terá a verdadeira noção do que isso significa. É provável que muitos nem prestem atenção e a tratem com desimportância (pois o governo é reflexo do povo).

É uma perda gigantesca, intangível, inestimável e irreparável para toda a Humanidade… e é tudo culpa dos Governos de décadas e das pessoas que insistem em não prestar atenção, achar que não dá nada, e votam em qualquer um.

O Egito, a Grécia, a América Latina, o Brasil, o MUNDO TODO foi ferido e humilhado com esse incêndio.

Eu sou só uma formiguinha, uma pessoa que deveria apenas passar pela história desse lugar em uma visita turística, um lugar que deveria ser visto íntegro daqui 1000 anos. A minha vidinha cotidiana não é nada, eu não sou nada comparada à amplitude da importância desse Museu, de lugares como esse, Museus e Bibliotecas centenárias que contêm a História da Humanidade e do Universo. O que aconteceu é profundamente triste!

O palacete imperial não tinha sistema de prevenção de incêndio.

O fóssil de dinossauro que havia no museu tinha 80 MILHÕES de anos de idade; o crânio da Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, tinha cerca de 12.500 a 13.000 MIL anos; as múmias… não sei… mas eram MÚMIAS, nem preciso falar da idade. Fato é que resistiram todo esse tempo no mundo… Mas não resistiram a algumas décadas em um prédio administrado polos Governos do nosso país, por causa da NEGLIGÊNCIA, do DESCASO e OMISSÃO das pessoas (às vezes esquecemos que Governos e Órgãos da Administração são formados por pessoas), que não valorizam a história, a cultura, o patrimônio cultural, a ciência, a arte.

Não foi 1 governo. Foi a sucessão de governoS. O problema é sistêmico e, ironicamente, histórico.

Importante lembrar: quem coloca os representantes no poder? Que valor temos nós como povo que não valoriza sua história? Qual é a nossa responsabilidade?

O que fica para refletir e tirar como aprendizado?

Esses questionamentos vou deixar para você, leitor, refletir. Comente abaixo se quiser.

Este dia triste está acabando, são 23:25 h, de 03/09/2018. Encerro por aqui porque ainda não me caiu a ficha.

Ps.: É por causa dessas perguntas acima que coloquei este post na categoria Filosofia, pois precisamos questionar e refletir sobre isso.

Veja as notícias:

E não foi a primeira vez que algo assim aconteceu!

Museu Nacional: Em 10 anos, fogo dizima ao menos 8 prédios com tesouros culturais e científicos do país

Incêndio de grandes proporções atingem o Museu Nacional

Incêndio que destruiu Museu Nacional, no Rio, durou mais de seis horas

Luzia faz parte das primeiras populações humanas que entraram no continente americano

Conversa com o diretor do Museu Nacional

Professor salva parte do acervo do Museu Nacional durante incêndio

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/reitor-da-ufrj-diz-que-faltou-capacidade-aos-bombeiros-para-combater-incendio-no-museu-nacional


Originally published at floreioseborroesblog.wordpress.com on September 4, 2018.