Argentina usa ideia de Bielsa e impõe primeira derrota na era Tite

Doentesporfutebol.com

Agora sem a Rede Globo a transmissão da partida ficou a mando da CBF. O jogo passou pela CBF TV na internet e pelos canais estatuais Cultura e TV Brasil na televisão.

Não sou fã do monopólio da Globo com a seleção, mas a obviedade dos comentários de Pelé e Denilson, aliados ao pachequismo da transmissão não foram bons. Senti falta de Galvão Bueno — ou talvez não — , de qualquer maneira, foi ruim.

Além disso a CBF TV não deu muita sorte a seleção, que chegou a criar jogadas, mas parou na trave duas vezes no mesmo lance, o melhor do Brasil na partida e perdeu a partida em Melbourne por 1x0.

O ótimo lançamento de Fernandinho para Gabriel Jesus acabou com acerto na trave após drible no goleiro. Willian fechou o lance acertando a outra trave.

A CBF realizou a semana Somos Futebol em sua sede no Rio. No primeiro dia Tite falou sobre esquemas, Capello sobre a carreira dele e Bielsa explicou táticas com a seleção de Tite de exemplo — meio que mostrou como se deve enfrentar o Brasil. Sampaoli, pupilo de Bielsa, pode até não ter visto, mas fez exatamente o que o mestre falou que faria, usou o esquema de encaixe.

Bielsa começa a falar sobre isso neste vídeo a partir de 1h13min
Os esquemas de encaixe de Bielsa

Com o Brasil no 4–1–4–1 (ou 4–3–3-) Bielsa usou o 4–2–3–1. Dessa maneira os meias do Brasil criaram pouco, as melhores jogadas brasileiras fora com tabelas pelas laterais e individuais. Tite até mudou o esquema no segundo tempo trazendo Coutinho para o centro e Douglas Costa na esquerda. Sampaoli seguiu e colocou a equipe no 4–3–3.

Os meias da Argentina estão de frente aos dos Brasil: encaixe. Em alguns momento o time Argentino ficava com três zagueiros, Mercado fazia a função. Então formava o 3–4–3.

Só isso já mostrou uma Argentina mais organizada do que vinha com Bauza. Messi nem foi destaque, teve poucos lances durante os noventa minutos. A melhores jogadas dos aretinos foram pela esquerda, com Di Maria em cima de Fagner, que não atuou bem, e teve pouco ajuda de Coutinho no setor — até por isso Willian foi para a direita no segundo tempo.

O gol da seleção argentina foi marcado por Mercado, após pegar o rebote da trave em cabeçada de Dybala. Jogada ensaiada em escanteio, Di Maria cruzando, Gil descolando de Dybala e rebote aberto para Mercado.

Matéria de 2009

No final do jogo Taison entrou no lugar de Gabriel Jesus, pela primeira vez Messi e Taison frente a frente. Mas como só o tempo dirá, foi muito poucos os acrésimo na Austrália. Quem sabe na Copa do Mundo?


O Brasil estava invicto em amistosos desde 2013, 23 jogos, com Tite eram nove vitórias seguidas. Perdeu agora, quando podia perder e por causa de alguns erros, que formam vistos e devem ser corrigidos. Além, claro, da falta que fizeram os titulares: Marcelo, Dani Alves, Miranda, Marquinhos, Casemiro e Neymar.

A Argentina estreia com vitória, Sampaoli pode ser o Tite argentino.

Like what you read? Give Rodrigo Seixas a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.