Choque-Rei da trocação, emoção e pouco futebol

Um tenor — isso mesmo — estava no centrou do Allianz Parque. Faltava meia hora para o clássico entre Palmeiras x São Paulo, o público ia chegado os jogadores se aqueciam em volta do tenor e dos violinistas. Em meio a músicas italianas e We Are de Champions, Queen, ele terminou cantando o hino palmeirense, em homenagem ao aniversário de 103 anos alviverde completo no sábado (26), mas não sabia a letra e teve de acompanhar pelo celular — que fase!
Esse era clima antes do clássico Choque-Rei, pelo Campeonato único que restou para as equipes, no ano de 2017 em que os clubes vão guardas poucas boas lembranças e muitas decepções.
E isso porque as equipes não atuam bem, ambas com muito erros técnicos, proporcionados pelo fato de não terem uma equipe bem montada e encaixada. Trocaram de técnico e jogadores na temporada, um por comprar muito (Palmeiras), o outro, por vender muito (São Paulo).
O jogo até foi legal, animado, um 4x2 para os donos da casa, provando outra vez a freguesia dos tricolores no estádio alviverde — assim como o inverso acontece no Morumbi. Houve gols bonitos, vários jogadas de perigo e emoção a quem foi ao Palestra Itália ou ligou a TV.

Na noite do sábado (26), o duelo entre Mayweather x McGregor colocou dos lutadores de características diferentes — ou esportes — frente e frente. Mayweather usou bem a estratégia, esperou o lutador de UFC cansar e matou a luta com o rival cansado. Nocaute no 10º round e 50ª vitória na carreira.
Na tarde do domingo o jogo foi de trocação entre os times. André Rocha costuma dizer que o Santos por vezes planeja jogar assim — as vezes dá certo — , no Allianz o jogo foi levado a essa situação.

No início, o 4–1–4–1 defensivo de Dorival fechava os espaços alviverdes, na diagonal de Marcos Guilherme nas costas da defesa verde — falhando outra vez — abriu o placar .Ainda acertou a trave com Cueva quando era melhor. Pratto levou um choque na cabeça e teve de abandonar o jogo, Gilberto entrou na equipe.
O Palmeiras sofreu, mas achou o gol com Willian em falha de Edimar. Cresceu no jogo e chegou a virada com golaço de Willian, batendo colocado.

Aqui vale um destaque: Willian veio de trocas de outras jogadores com o Cruzeiro, barato, com os dois gols de hoje é o artilheiro da temporada com 15 gols. Enquanto isso, Borja viu o jogo do banco.
Foi aí que o jogo virou trocação, o momento das equipes não é bom e o Tricolor, perigando cair a Série B atacou. Assim como o Palmeiras achou o gol de empate, era dominado, mas Hernandes conseguiu finalizar caindo para empatar.
Nesta trocação Cuca tirou um volante, Bruno Henrique, colocou Keno. O Palmeiras cresceu no ataque, deu espaço para contra-ataques. Aí o jogo virou uma roleta-russa, o Tricolor errou os contra ataques, o Palmeiras chegou aos gols e venceu o jogo.

O primeiro saiu após erro de contra-ataque 3x2 do São Paulo, Keno e Hyoran mataram o jogo em jogadas parecidas. Os lances das pré-assistências — jogadas que clareiam os lances — foram parecidos, com cruzamento no meio para o gol.
“O jogo estava equilibrado. Era importante somar ponto. Víamos a possibilidade de ganhar o jogo. A gente se abriu muito. Desde o começo do primeiro tempo sofremos muitos contra-ataques. Poderíamos ter feito (mais gols), mas poderíamos ter tomado, como tomamos.” Hernanes após o jogo.
O resultado dá uma aclamando no Palmeiras, e aumenta a pressão no São Paulo agora 19º colocado.
Cuca já não goza de tanta alegria da torcida, além do pedido de saída do treinador no meio da semana, a história da calça vinho desapareceu e ele foi ignorado na hora do anuncio da escalação. Cuca busca montar o time dá mesma maneira da temporada passada, mas a defesa erra demais. Além disso o treinador afirmou depois do jogo “ nesse campeonato os times não estão dando espaço como no passado”.
O São Paulo assusta a cada rodada. A defesa erra muito, sofreu 24 finalizações palmeirenses e muda a equação da defesa toda vez que muda os jogadores.
Os dois clubes querem a mesma coisa, um bom 2018. O Palmeias busca encaixar a equipe, o São Paulo permanecer na Série A. Com 15 dias sem jogos o Palmeiras terá paz, o São Paulo não.
E a freguesia dos visitantes no clássico permanece.

