Do Grêmio ao Maldito Futebol Clube ; como e quando poupar jogadores?

O Real Madrid foi campeão do Campeonato Espanhol usando os reservas nos jogos fora de casa, na fase final. Venceu a maioria deles e teve o time inteiro para bater campeão na Champions League.
Esse é o melhor exemplo recente de como trabalhar bem o elenco — ajuda também o fato de ser um elenco grande e bom.
A derrota corintiana no final de semana não afetou tanto o Campeonato pois o Grêmio empatou em casa com os reservas. Renato Gaúcho priorizou a Copa do Brasil, mesmo sendo o torneio que o clube venceu na temporada passada, e jogando na Arena do Grêmio onde não haveria viagem aos titulares.
O Grêmio poupou jogadores em todos os jogos antes de confrontos pela Libertadores e pela Copa do Brasil. Segue nas duas competições, mas desperdiçou pontos importantes no Campeonato Brasileiro, deixando o Corinthians abrir boa vantagem.
Na temporada passada, o Manchester City foi eliminado pelo Manchester United na Copa da Liga, o City usou os reservas neste jogo e o rival foi campeão depois. O United usou reservas na Liga Europa no inicio e, depois que viu o Campeonato Inglês distante, priorizou a Europa. Ganhou também.
Há o caso do Santos em 2015, que perdeu a vaga na Libertadores pelo BR por usar reservas e ainda perdeu a final da Copa do Brasil para o Palmeiras. Ficou de mãos abanando.
No filme Maldito Futebol Clube há um momento que ilustra quando Brian Clough, técnico do Derby County, usou os titulares no duelo contra o rival Leeds United. Ele teve jogadores machucados naquele jogo e perdeu na semifinal da Europa — A Champions da época — para a Juventus. É possível ver a cena a partir do minuto 39 no vídeo abaixo.
Esses são muitos exemplos de como planejar o descanso dos jogadores na temporada. O futebol não é matéria exata, mais o planejamento, bem feito, sempre faz diferença.
Esquemas novos dos paulistas
Na derrota para a Chapecoense no domingo, o Palmeiras usou pela primeira vez Guerra e Moisés juntos no meio de campo. Não funcionou bem, mas não dá para botar na conta da utilização dos meias junto. Há erros muito maiores neste Palmeiras que ainda não encaixou com Cuca.

No São Paulo Dorival Júnior acredita no crescimento da equipe e em tirar o time da zona de rebaixamento. Usou o time no 4–1–4–1 e Petros foi a base do meio de campo com Hernanes e Jucilei a frente contra o Avaí. Assim o time tem uma mobilidade maior e os meias, a frente do primeiro volante, são uma opção a mais de ataque.

