by: Filipe Frossard Papini
Via
C’est le Foot

Há pouco tempo, escrevia aqui sobre a supremacia que o PSG já construiu no Campeonato Francês antes mesmo de acabar o primeiro turno. No relato, apontava o Lyon, então vice-líder, como o time que “faz uma temporada completamente irregular”. E agora, apenas 12 dias depois, é muito mais palpável a situação de alerta que o time heptacampeão francês vive. Já perdeu a colocação confortável de segundo colocado e vem em franca queda. …


… de um clube e de um atleta extremamente promissor

by: Filipe Frossard Papini

Nabil Fekir mal sabia que sua temporada já havia praticamente acabado no momento da foto — Photo: AFP | Goal.com

O Lyon investiu… e investiu pesado nessa última janela de transferências. Não vou entrar em pormenores sobre essa questão pois pretendo falar especificamente sobre isso mais pra frente. O que a gente precisa entender agora é que, depois de passar algumas boas temporadas investindo em material das categorias de base, o presidente Jean-Michel Aulas decidiu ir às compras — muito em função do time estar na fase de grupos da Liga dos Campeões — e montar um time competitivo. …


by: Antoine Osanna (Le Progrès)

“[…] Os efeitos da guerra ainda são claros. Meus filhos ficaram chocados”.

Hoje, o jornal Le Progrès publicou uma entrevista com a última contratação do Lyon, o zagueiro Mapou Yanga-M’Biwa. Revelado na base do Montpellier e campeão em 2012, o jogador passou pelo Newcastle-ING e Roma-ITA antes de desembarcar de novo na França e atuar pelo Lyon.

Nascido em Bangui, capital da República Centro-Africana, em um local devastado pela guerra, ele chegou na França com a idade de 8 anos. Contudo, Mapou Yanga-M’Biwa construiu uma nova vida, mas…


by: Caio Brandão (Futebol Portenho)

Lisandro López, hoje no Internacional: único que a Argentina convocou do Lyon — FutebolPortenho.com.br

Última potência francesa sem bilionários por trás, o Olympique Lyonnais não deve exatamente a hermanos seus momentos áureos, concentrados no heptacampeonato na década passada. Nantes (Ángel Bargas, Oscar Müller, Enzo Trossero, Víctor Trossero, Jorge Burruchaga, Néstor Fabbri) e Monaco (Delio Onnis, Carlos Bianchi, Ramón Díaz, David Trezeguet, Marcelo Gallardo, Lucas Bernardi) seriam clubes da Ligue 1 melhor associados a sucesso argentino. O que não torna a contribuição alviceleste nula no Lyon, que deveu muito aos portenhos antes de se converter em potência no novo século. Dois deles até jogaram pela seleção da França.

O OL…


by: Filipe Frossard Papini

RTL

É… talvez as férias não tenham surtido um efeito tão bom ao elenco do Lyon. Aquele time que encantou na última temporada, deixando os portentosos Marseille, de Bielsa, e Monaco, de Rybolovlev, comendo poeira com um orçamento limitadíssimo, parece ter esquecido alguma coisa pra trás durante esse período sabático. O OL se manteve na liderança da última temporada por um bom tempo e foi ultrapassado pelo PSG na reta final. O time de Paris se sagrou campeão, mas teve os garotos de Hubert Fournier na cola até a penúltima rodada.

Acontece que a pré-temporada para a…


by: Filipe Frossard Papini

nuvendigital.com

No dia 10 de dezembro de 2008, após passar dois anos informando e acompanhando notícias do Lyon pela extinta comunidade do Lyon no falecido Orkut, resolvi, baseado no pedido de outros torcedores, lançar o blog BrasiLyonnais. Na época, eu não sei muito bem o que eu queria… se é que eu queria algo. O primeiro post foi algo completamente chupado do Wikipédia. Não havia planejamento, o texto era defasado e até mesmo o conhecimento sobre o time era escasso.

O tempo foi se passando e eu fui compreendendo melhor o que o meu público gostaria de…

O blog do Lyon no Brasil

BrasiLyonnais :: Publicador do blog brasileiro do Lyon, clube heptacampeão francês. Pioneiro em blogs de clubes europeus. Sob o comando de @FilipeDidi

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store