Califórnia quer mandar à prisão quem usar pronomes transgêneros errados

Um ano de cadeia pode ser a penalidade aos que se enquadrarem na nova lei

Julio Gonzaga
Aug 28, 2017 · 1 min read

Segundo o The Daily Wire, uma legislação está para ser votada esta semana no estado americano da Califórnia. A previsão legal pode punir em até um ano de prisão as pessoas que usarem pronomes errados ao se dirigirem aos transgêneros.

A medida é mais uma com fundamento na “antidiscriminação” às pessoas que se identificam não pertencentes ao sexo masculino ou feminino (este fenômeno é conhecido como “não binário”).

“Intitulada a ‘Lei de Direitos e Cuidados de Longo Prazo para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros’, a nova lei permitirá que indivíduos transgêneros que vivem em instalações de cuidados, como lares de idosos, usem banheiros de acordo com seu gênero preferido (não necessariamente seus gêneros biológicos) e punirá qualquer cuidador que ‘conscientemente’ use o pronome de gênero errado para se referir a um de seus pacientes”, escreveu o Daily Wire.

Além de um ano na prisão, o infrator poderá pagar ainda $ 1.000,00 (mil dólares de multa).

Instituições religiosas e que promovem a liberdade de expressão não estão contentes com a possível aprovação da nova lei.

“Como você pode acreditar na liberdade de expressão, ao mesmo tempo que o governo pode obrigar as pessoas a usar certos pronomes quando falam com os outros?”, um representante do Conselho da Família da Califórnia testemunhou para a assembléia legislativa na semana passada.

O senador Scott Weiner, que é o relator da lei, disse que “religião não tem lugar na vida em espaço público.”

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade